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5 motivos para os consumidores não comprarem na sua loja

17/07/2023

Sua loja não vem tendo os resultados esperados? Normalmente, as razões para esse fato estão dentro de 5 motivos para os consumidores não comprarem na sua loja. Eles podem aparecer mesmo com uma equipe de marketing e gestão comercial, causando uma preocupação com a estagnação e o baixo retorno do dinheiro investido. 

 

Antes de mais nada, é preciso entender quais são os objetivos da sua empresa e o que está acontecendo, afinal, não adianta pensar que as coisas não estão caminhando se você sequer sabe o que está analisando.  

 

Por exemplo, quando falamos de uma estratégia de marketing de conteúdo, é bem comum que algumas empresas se foquem em métricas como curtidas, considerada uma métrica de baixo valor, pois ela pode não significar nada. Afinal, uma curtida significa mais um seguidor ou mais um lead? Muitas vezes, não! 

 

Pensando nisso, nossa equipe de especialistas em marketing e e-commerce trouxeram uma lista para você identificar os problemas que podem estar acontecendo no seu negócio. Veja abaixo. 

 

Cliente decepcionado com um site 

Será que os seus consumidores olham o seu site e desistem de comprar?

 

5 motivos para os consumidores não comprarem na sua loja 

Existem inúmeros motivos que afastam um cliente da sua loja e, infelizmente, isso pode ocorrer em qualquer um dos estágios da compra. Mesmo quando o cliente já colocou produtos no carrinho, ele ainda pode desistir de comprar. Podemos ver isso na taxa de abandono de carrinho, que pode ficar entre 60 e 80%, dependendo dos dados coletados. 

 

Por isso, é preciso evitar cometer erros em todas as partes da empresa para reduzir a chance de desistência. 

 

Veja abaixo os 5 principais motivos para o cliente não comprar na sua loja: 

 

1 – A marca não se comunica com a persona certa 

Sempre falamos de persona por aqui e parece um assunto batido, porém, é bem comum que a comunicação de diversas marcas não saiba com quem está falando. Isso propicia conteúdos que não usam a linguagem adequada, não chamam a atenção e sequer utilizam canais em que o seu público realmente está inserido. 

 

Antes de qualquer estratégia, lembre-se que uma marca precisa de uma (ou mais) personas! 

 

2 – A parte visual tem baixa qualidade 

Como vender produtos em uma loja online sem fotos de boa qualidade? Ou o que fazer com artes que estão com baixa definição e acabam se tornando pixeladas ao serem colocadas nas redes sociais ou no site? São coisas que afastam o consumidor, pois geram desconfiança sobre o que está sendo anunciado. 

 

Quando falamos sobre comércio eletrônico, é comum o consumidor “julgar o livro pela capa”. Por isso, tenha uma equipe de designers e sempre utilize fotos em alta qualidade, seguindo as orientações para o SEO também. 

 

3 – Muitos feedbacks ruins 

Um dos sites mais acessados pela internet brasileira é o Reclame Aqui, e isso se deve ao brasileiro buscar mais informações sobre as empresas e também buscar soluções para os seus problemas. Mas as reclamações não aparecem somente lá! As redes sociais e o Google podem mostrar uma realidade preocupante para o seu cliente, especialmente em reclamações sobre atrasos e baixa qualidade em peças. 

 

Para evitar esse problema, tente sempre solucionar a questão com o seu cliente antes de ele buscar outros meios, oferecendo trocas e respostas rápidas. 

 

4 – Sua loja não oferece os meios de pagamento desejados 

É difícil imaginar uma loja que não tenha PIX, cartão de crédito e boleto, os meios de pagamento mais procurados pelos brasileiros, porém, elas ainda existem! E, infelizmente, acabam afastando o consumidor bem na hora de fechar a compra, o que aumenta a taxa de carrinhos abandonados. 

 

Neste ponto, também é preciso incluir o parcelamento. Isto é, existem lojas que não oferecem o parcelamento, sendo que é uma condição de compra muito procurada pelos brasileiros, especialmente para eletroeletrônicos de maior valor. 

 

Procure oferecer condições facilitadas e deixe elas claras desde o início da visita ao seu site. 

 

Consumidores com raiva não compram 

Um consumidor confuso e surpreso negativamente prejudica a sua marca

 

5 – O atendimento da sua marca é ruim 

Se você demora para responder, responde de forma incompleta e os seus clientes não têm as suas dúvidas atendidas, a sua empresa não está prestando um bom atendimento e isso vai impactar na opinião dos seus consumidores. Tanto os que já estão com você quanto os que estão chegando à sua loja agora. 

 

Para evitar esse tipo de problema, tenha uma equipe que faça esse atendimento, incluindo respostas em rede social e em sites de reclamações. 

 

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