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E-commerce – dicas de ferramentas de marketing digital para lojas online

15/10/2021

Tem um e-commerce? Acompanhe nossas dicas de ferramentas para sua loja virtual ser encontrada e vender ainda mais

 

As lojas virtuais, também conhecidas como e-commerce, tiveram crescimento exponencial durante o ano de 2020. O setor, que já vinha avançando, ganhou novos adeptos durante a pandemia, que não deixou escolha para muitos comércios físicos que precisaram fechar as portas. Nesse caso, a única alternativa foi dar continuidade com as vendas online.

 

Ao mesmo tempo em que as lojas físicas fecharam, os consumidores que precisavam de produtos também tiveram que se adaptar a rotina das compras virtuais

 

Diante dessa necessidade, notou-se um novo comportamento dos clientes. Aquelas pessoas que nunca tinham comprado online, passaram a comprar. Atualmente, mesmo com as lojas físicas de portas abertas, as vendas online continuam crescendo.

 

O primeiro trimestre de 2021 teve alta de 57,4% de compras online em comparação ao mesmo período de 2020, segundo a Neotrust, principal fonte de pesquisas para quem trabalha com mercado digital.

 

 

Como podemos perceber, apostar em um e-commerce pode ser muito promissor. Então, se você já tem ou pretende abrir um e-commerce, vamos te ajudar com algumas dicas de ferramentas essenciais para sua loja virtual ser encontrada e você aproveitar o aquecimento nas vendas.

 

5 ferramentas de marketing digital essenciais para e-commerce

Antes de falar das ferramentas, é preciso atenção no desenvolvimento do seu site. Mesmo depois que a sua loja virtual estiver no ar, é muito importante mantê-la atualizada, com uma equipe de manutenção preparada para solucionar possíveis intercorrências e evitar interromper as vendas.

 

Tenha em mente que no mundo digital seu comércio deve funcionar 24h e sem falhas. Agora aproveite para conferir as dicas de ferramentas e ter sucesso nas vendas:

  • 1. Plataformas – Antes de abrir uma loja virtual, você vai precisar de estrutura e inteligência tecnológica para fazer a gestão de estoque, entregas, ou seja, a estrutura da loja vai contribuir muito para o sucesso dela.
  • 2. Gestão – É essencial definir uma plataforma que esteja aderente ao seu negócio. Alguns exemplos são: Loja Integrada, Magazord, Adobe Magento, Moovin, Nuvemshop, Oracle CX Commerce, Prestashop, Shopify, Tray Commerce e VTEX.
  • 3. Pagamento – Ao definir a plataforma em que estará a sua loja, é hora de viabilizar as formas de pagamento. Lembrando que quanto mais formas a sua loja oferecer melhor será para concretizar a venda.

Hoje é muito comum oferecer opções de pagamento por meio de boleto, cartão de crédito, cartão de débito e até Pix. É importante priorizar a segurança do pagamento e dos dados dos seus clientes, seguindo as normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nunca se esqueça disso.

 

Algumas plataformas estão disponíveis para fazer a intermediação desses pagamentos entre o consumidor e a sua loja. Algumas delas são: Vindi, Paypal, Cielo, Pag Seguro, Mercado Pago e Picpay Pro.
 

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que monitora o tráfego das páginas da sua loja virtual. O ideal é cadastrar todas as suas páginas, tanto da loja virtual quanto do seu blog, para observar o comportamento de acessos de todos os pontos de contato com o seu possível cliente.

 

O interessante é que a plataforma traz informações primordiais para guiar suas ações de marketing e até identificar algum problema.

 

Entre os dados disponibilizados no Google Analytics estão: dia, horário e tipo de dispositivo que os usuários mais entram em seu site, além de gênero, idade, localização, entre outras informações.

 

Além da Analytics, outras ferramentas do Google podem contribuir para analisar e organizar sua loja virtual, como a Google Search Console e Google Keyword Planner e a Google Tag Maneger. Esta última é uma ferramenta de soluções para inserir scripts em sites, possui recursos que monitoram as métricas e rastreia os resultados do Analytics.
 

Plataformas de Personalização de navegação

A vitrine da loja virtual faz parte de um dos itens mais importantes de personalização de navegação do seu site. Existem ferramentas que podem te ajudar na missão de expor e ofertar os seus produtos.

 

Uma delas é a Smarthint, que oferece uma vitrine virtual automática e personalizada com o comportamento do seu visitante em seu site. Ela reúne informações da jornada de compra e assim disponibiliza sugestões personalizadas aos seus clientes.

 

Outra opção é a Shopback, uma plataforma Saas capaz de realizar estratégias para resgatar um possível comprador que abandonou o seu site. Ela atua como uma maneira de ativar e potencializar a conversão do seu e-commerce. Entre as funcionalidades para fazer isso estão:

  • Recapturar carrinho abandonado
  • Envio de e-mails sobre produtos que reduziram o preço
  • Link com recomendação de produtos similares
  • E-mails segmentados
  • Pop-ups de alertas promocionais, e mais.

 

Plataformas de CRM

As plataformas de CRM, sigla para Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, são essenciais para registrar histórico e organizar a interação entre vendedor e cliente.

 

Por meio dessas ferramentas, você consegue criar automação de marketing, com réguas de relacionamento e garantir uma comunicação eficaz para fidelizar, reter e vender mais.

 

Um exemplo de ferramenta de CRM é a RD Station. Ela integra o CRM com outras ações de marketing, como o envio de e-maills de conteúdo, promocionais, landing pages com formulários para captação de leads, entre outras funcionalidades.

 

A plataforma também possibilita realizar análises de página para SEO, sigla para Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Buscas — atividade importante para as ações de marketing de qualquer loja virtual. Além de disponibilizar mecânica para programação de posts nas redes sociais.

 

Quer saber mais sobre SEO? Clique e leia o post: A importância do SEO para o marketing digital.

 

Plataformas de atendimento

Soluções para Vender são necessárias e para prestar um atendimento de qualidade também. O seu e-commerce precisa estar preparado para que suas operações funcionem de maneira integrada.

 

Apostar em soluções de atendimento por meio de chatbot, com interações por whatsapp, mídias sociais e no próprio site é uma tendência necessária.

 

Em 2019 foram realizadas cerca de 1 bilhão de interações por mensagens em chatbots, por mês. Já em 2020, o número mais que dobrou, sendo 2,2 bilhões de mensagens trocadas por mês. Os dados são do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2020, feito pelo MobileTime.

 

No mercado há inúmeras opções de ferramentas disponíveis para fazer essa integração com a sua loja virtual. Alguns exemplos são: ManyChat, ChattyPeople, além das nacionais Bluelab e Blip.

 

Na prática, as ferramentas são um software que gerencia a troca de mensagens em plataformas online de maneira personalizada. Existem versões mais simples com respostas automáticas e outras mais complexas, que utilizam a inteligência artificial para interpretar ações do cliente e responder de forma personalizada.

 

Como você pôde perceber, no e-commerce existem inúmeras possibilidades e estratégias para alavancar suas vendas com ajuda do marketing digital. Quer saber mais? Venha conhecer a CRP Mango e confira todos os nossos serviços para aumentar as suas vendas online.

 

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