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7 tendências de comportamento do consumidor digital, segundo termos mais buscados no google

03/01/2022

Pesquisa Google aponta as tendências de comportamento do consumidor digital que marcaram o ano de 2021. Insights podem contribuir para as estratégias de marketing digital de 2022.

 

Nos últimos dois anos, vivemos transformações promissoras para o marketing digital que foram motivadas pela pandemia. Muitas tendências futuras se consolidaram de maneira mais rápida do que imaginávamos.

 

Para 2022, a expectativa é de que novas formas de conexão com o público diversifiquem o marketing digital, a produção de conteúdos e as maneiras de vender online.

 

Para guiar profissionais do marketing digital a explorar assuntos relevantes, o Google divulgou uma pesquisa com as tendências do comportamento do consumidor digital, vivido em 2021 e que prometem continuar em 2022.

 

🔔Dica: leia até o fim, pois a última tendência é animadora! 😉

 

Pesquisa Google 2021 mostra comportamento do consumidor digital

 

7 tendências do comportamento do consumidor digital

A Pesquisa Google 2021 oferece insights sobre as mudanças nas prioridades, interesses culturais e hábitos do consumidor digital, que provavelmente seguirão no ano de 2022. São elas:

 

1. Experiências sociais presenciais e à distância

A ideia de voltar ao normal o mais rápido possível ganhou um novo normal, amplamente vivido mundialmente. O que marcou esse movimento foram as interações digitais em busca de soluções para os eventos presenciais, como dicas de restaurantes, maquiagem e roupas de festas. Veja os termos que mais cresceram:

  • Namoro online – A busca por namoro online aumentou 200% no período de agosto de 2019 a agosto de 2021.
  • Restaurantes bons próximos a mim – As buscas por bons restaurantes estiveram em alta nesse período. Segundo a pesquisa o aumento na procura foi de 100%.
  • Maquiador perto de mim – Com a volta dos eventos presenciais, as pessoas passaram a buscar mais maquiadores para esses eventos. O aumento na busca pelo termo foi de 100% também.
  • Lojas de vestidos de noiva – Os casamentos voltaram com tudo e o termo vestidos de noiva também cresceram 50%.
  • Roupa de casamento para mulher perto de mim – pesquisas relacionadas a roupa de casamento para mulher aumentaram 200%.

Mesmo com a possibilidade de reunir-se presencialmente, o consumidor continuou usufruindo das atividades online, em grupo. Nesse sentido, os termos em alta são:

  • Jogos online com amigos – Pesquisas por jogos online para jogar com outras pessoas tiveram 70% mais buscas em 2021.
  • Jogos multiplayers – Outra variação para as buscas relacionadas a jogos foi para jogos multiplayers, que também sugere que as pessoas queriam interagir com outras pessoas enquanto jogavam, com 100% de aumento.
  • Como marcar uma reunião – Esse termo registrou aumento de 80% no início de 2021.
  • Watchparty, em português assistir juntos – O termo demonstrou alto interesse do público com aumento de 90% nas pesquisas. É uma maneira de assistir a filmes junto com um grupo de pessoas à distância, todas online.

2. Entretenimento com interações do público

É o que já imaginávamos. Em outros momentos vimos essa tendência bem presente e o Google confirmou. As formas de interagir com o público por meio de conteúdo de entretenimento é tendência confirmada de 2021 e que certamente permanecerá em 2022.

 

Em 2021 a busca por eventos como “festivais”, por exemplo, apontou aumento de 500% entre agosto e outubro de 2021. Outro termo em alta foi “nos cinemas agora”, com crescimento de 500% no mesmo período.

 

Com isso, grandes marcas aproveitam esses momentos para convidar suas audiências a interagirem virtualmente. Um exemplo é a L’Oréal, que lançou o Essie On Hand, uma plataforma que permite aos usuários experimentar virtualmente a linha de esmaltes da Essie.

 

Aqui no Brasil, a marca utilizou um merchandising no BBB21, um dos mais famosos reality shows, para convidar o público a testar a cor do cabelo, em tempo real no site.

 

Por meio de uma QR Code disponível na tela da televisão, os telespectadores apontavam a câmera do celular e eram redirecionados para o site, onde podiam fazer o teste da cor no mesmo momento em que assistiam o programa. O teste continua disponível. Clique aqui para ver!

 

3. Cuidados com a saúde

Em 2021 as pessoas começaram a se cuidar ainda mais. O tempo que viveram dentro de casa foi motivado pela atenção com o corpo, a estética e a saúde.

 

Ao mesmo tempo que alguns serviços precisaram fechar as portas, como academias e salões de beleza, as pessoas começaram a aprender a realizar esses cuidados por conta própria.

 

Essa percepção foi apontada devido às buscas por hábitos mais saudáveis e de cuidados pessoais. O Google apontou crescimentos para os termos:

  • Protetor solar para rosto (+ 100%)
  • Melhor hora para tomar vitamina (+40%)
  • Cuidados com a pele (+40%)
  • Esteira para vender (+50%)
  • Aplicativos Fitness (+40%)

Nesse cenário, é perceptível que as pessoas buscam alcançar objetivos pessoais. Uma lacuna que as marcas podem contribuir virtualmente para atingir os consumidores digitais.

 

4. Uma casa confortável para viver e trabalhar X um trabalho confortável para viver e trabalhar

O home office trouxe mudanças no comportamento do consumidor digital. A facilidade e liberdade que o trabalho remoto proporcionou às pessoas motivou a descoberta de melhorar o seu espaço dentro de casa.

 

Muitos adeptos a esse estilo de vida passaram a investir em móveis, design de interiores e melhorias para sua casa, contemplando um espaço de trabalho dentro dela.

 

Os termos em alta para esse segmento foram:

  • Paisagismo para quintal (+100)
  • Loja de móveis (+100%)
  • Ideias para banheiro (+400%)

E então, como a sua empresa pode contribuir com esse comportamento dos consumidores digitais que buscam melhorar seus espaços em casa? Que tal oferecer dicas detalhadas em um blog, dicas rápidas nas redes sociais e ainda e-mails com dicas e ofertas de produtos?!

 

Outro comportamento foi o de trabalhar onde bem quiser. As pessoas se tornaram mais responsáveis por suas escolhas e foram atrás de seus próprios objetivos. As empresas precisaram se adaptar e os mercados aproveitaram esse comportamento. As buscas sobre carreira aumentaram 300% de setembro de 2019 a agosto de 2021.

 

5. Terceirização de tarefas e preços baixos

Após longos e intermináveis dias dentro de casa durante a quarentena, atualmente o tempo parece ter ficado mais restrito. O tempo que falta agora está sendo terceirizado. As buscas por serviços cresceram, confira as necessidades em alta:

  • Serviços de limpeza doméstica (+100%)
  • Serviços de instalações (+100%)
  • Faz-tudo (+100%)

Outra tendência de comportamento digital são os relacionados a baixos investimentos. As pessoas querem economizar e buscam soluções para isso. Um exemplo é a busca do termo “orçamento baixo/preços baixos”, que aumentou 100% no período de 2019 para 2021.

 

Artesanato / faça você mesmo – Também focado em soluções de baixo custo estão os presentes criados pelas próprias pessoas, como os artesanais. O termo relacionado a ideias para criar presentes sozinho de última hora, como “Faça você mesmo presentes de última hora”, teve um aumento de 300% nas buscas.

 

6. Sustentabilidade, correntes do bem e a busca pela igualdade social

Outro comportamento que despertou as pessoas no último ano foi em relação a sustentabilidade. Reaproveitar materiais, reciclar utensílios usados, doar ou comprar produtos usados foram mais comuns durante a pandemia.

 

Segundo a pesquisa do Google, 80% das pessoas dizem que a sustentabilidade é mais importante agora do que antes da pandemia. Nesse sentido, as marcas podem aproveitar para passar sugestões sustentáveis de maneira a garantir credibilidade sobre o produto ou serviço que oferecem.

 

Veja o que os consumidores digitais buscam:

  • Lojas de segunda mão / Lojas de usados (+80%)
  • Ambiente (+70%)
  • Ambiente sustentável (+30%)
  • Carregamento de veículo elétrico (+ 100%)

Frentes sustentáveis e de terceiro setor tem sido visto com bons olhos pelos consumidores digitais do mundo todo. Inclusive foi uma tendência de corrente de colaboração entre pessoas físicas e empresas para ajuda com alimentos, apoio emocional, além de assuntos relacionados a busca pela igualdade social.

 

7. Reviravoltas e um novo modo de ver e viver a vida: Viagens em alta

De acordo com as análises da Pesquisa Google 2021, algumas tendências se mostraram fortes o suficiente para continuarem. As marcas começaram a contribuir com as pessoas passando informações úteis, além de vender o produto apenas.

 

Hoje o comportamento do consumidor digital demonstra estar mais conectado com as marcas que se concentram em oferecer credibilidade, segurança e que as ajudam a tomar decisões informadas.

 

Vamos viajar? Uma luz bem forte brilha para o segmento de turismo. As viagens voltaram a crescer no interesse do consumidor digital, que busca por informações para colocar o pé na estrada e alçar voos. Confira:

  • Restrições de fronteira (+600%)
  • Viagem Internacional (+300%)
  • Hotel booking (+100%)
  • Escapadas de fim de semana próximos a mim (+100%)

As marcas devem ser transparentes e munir seus públicos de informações reais. Se há riscos, mostre quais são eles, se existem benefícios, coloque-os à prova.

 

O público está confiante e quer voltar a acreditar que é possível realizar sonhos. Contribua para essas realizações.

 

E então?! Interessante esses dados, não é mesmo? Conseguiu pensar em ações para seu nicho de mercado? Continue acompanhando as dicas da CRP Mango, aqui no Blog. Fique de olho nas novidades do marketing digital.

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