05/10/2022
A BF é uma das principais datas para o comércio físico e digital. Se você está ansioso e quer saber quando é a Black Friday em 2023, saiba que a Black Friday cai no dia 24 de novembro. O consumidor fica de olho para aproveitar as diversas promoções que encontra e o comerciante, ansioso para vender boa parte de seu estoque com preços justos e bater recordes de vendas.
Além dessa expectativa e ansiedade para a data, é preciso preparar muito bem suas estratégias, estoque e, principalmente, o seu site para não te atrapalhar durante a última sexta-feira de novembro.
O seu site está preparado, tecnicamente, para receber um aumento de visitas e vendas durante a campanha de Black Friday?
Se sua resposta for sim, ótimo! Se for não, fique tranquilo, continue a leitura para saber o que fazer para se preparar para o grande dia.
Parece que está longe, mas um mês passa muito rápido. O consumidor já começa a pesquisar tempos antes, por isso, com uma estratégia bem definida, comece a impactar seus visitantes para que se mantenham engajados até a última sexta-feira de novembro. Siga o checklist abaixo para garantir que seu site estará pronto para receber os visitantes.
Existem ferramentas que fazem uma varredura nas suas páginas para encontrar erros durante todo o processo de venda. Corrija-os assim que encontrar, pois muitos consumidores desistem da compra quando encontram algum problema. Passe confiança para os visitantes mostrando que seu site é seguro.
Revise tudo: textos, metas descriptions, preços, tempo de carregamento, imagens, entre outros pontos importantes para o seu site funcionar bem.
Como dissemos, um mês passa rápido, então além desse checklist, liste todos os principais pontos que precisam estar ok em seu site. Reveja os preços, a logística de entrega, campanhas, descrição dos produtos, imagens, configurações de pagamentos, entre outros. Não espere a semana chegar para verificar todos esses pontos.
Imagine todos os cenários possíveis, bons e ruins, e realize testes em seu site simulando compras. Veja o que acontece, se tudo sai como planejado e corrija possível erros e melhore possíveis fluxos. Testar seu site e sua ferramenta diminui os problemas que podem ocorrer no dia.
Não corra risco de subir algum preço errado ou sem promoção assim que o relógio bater 00h. Comece a atualização dos preços com no mínimo quatro horas antes da Black Friday para evitar erros. Leve em conta a quantidade de produtos/categorias e o tamanho de sua equipe.
Para não ter dúvidas e evitar mal entendimentos caso a etapa acima não tenha sido realizada com sucesso, deixe o preço da promoção em evidência, principalmente no checkout. O consumidor precisa sentir-se seguro no momento da compra e ninguém quer pagar mais do que foi anunciado, não é?
Seu site está seguro? Esse ponto é bem sério para a segurança do usuário e de sua loja. Verifique todos os certificados de segurança e peça o login de dupla verificação ao usuário para garantir que a compra seja protegida e satisfatória.
Com tantas ofertas ocorrendo ao mesmo tempo, a taxa de carrinho abandonado é bem alta durante esse dia. Configure bem sua estratégia para resgatar esse visitante que deixou o produto lá no carrinho do site.
Pode ser a hora de ir em busca de antigos clientes. Saiba como o e-mail marketing para clientes inativos funciona.
Não perca vendas por não pensar no mobile. Os smartphones já conquistaram seu espaço e se tornou obrigatório ter um site responsivo. Pense nos fluxos de vendas para o mobile e garanta uma boa experiência para o usuário.
Ofereça uma experiência otimizada para os seus clientes
Acompanhe a evolução dos dados durante o período das promoções, analise e monitore para conseguir entender e antecipar melhorias.
Fique alinhado com ferramentas parceiras durante esse monitoramento, como a plataforma do seu site e o Google Analytics.
Mesmo que seu site tenha as informações claras e objetivas, dúvidas podem surgir. Portanto, esteja atento aos canais de comunicação, como e-mail, chats e redes sociais, para atender e solucionar dúvidas e possíveis problemas durante a data.
Com um bom planejamento, uma equipe alinhada e foco durante a execução das tarefas, sua Black Friday será um sucesso!
Para facilitar sua preparação antes de novembro, siga o nosso checklist de acordo com o que leu acima:
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