E-commerce

Black Friday – 10 Dicas para otimizar os resultados do seu e-commerce

16/11/2021

Na Black Friday, principal data de ofertas do comércio eletrônico, o seu e-commerce de produtos ou serviços deve apostar tudo para alavancar as vendas. Um dos objetivos da data, além de vender, é limpar o estoque e se preparar com novidades para a próxima temporada de vendas: o Natal.

 

Diante da busca pela audiência, quando todos querem vender ao mesmo tempo, é que entra a dificuldade. Afinal, como é possível conseguir destaque e otimizar os resultados do seu e-commerce em meio a tantas opções de ofertas disponíveis?

 

Em novembro o foco do e-commerce é a BlackFriday;

 

Para te ajudar nessa missão, quase impossível, separamos algumas dicas importantes para você sair na frente. Confira:

 

10 Dicas para otimizar os resultados do seu e-commerce durante a Black Friday

1. 💥Comece antes – A primeira dica para fugir da alta concorrência da famosa Black Friday, é fazer pré-campanhas. Comece com uma “Pré Black Friday” semanas antes da data efetiva. Aproveite para usar o gancho até a data exata. Desta forma você consegue prender a atenção do seu público e fazê-lo se aproximar da sua empresa, marca e produtos.

 

2.Ofereça descontos progressivos – Durante a sua Pré Black Friday, faça descontos progressivos. Inicie com descontos menores e vá aumentando de acordo com a aproximação da data. Nessa dinâmica você pode escolher produtos diferentes, deixando a “cereja do bolo”, ou seja, os produtos e os descontos mais atraentes somente para a data da Black Friday.

 

3. 👏Crie ganchos que engajem sua audiência com antecedência – Manter seu público engajado deve fazer parte das suas ações prévias para a Black Friday. Além de aumentar o tráfego do seu site, também é uma forma de ganhar curtidas e novos seguidores para suas redes sociais. Uma maneira de cumprir essa tarefa é criar ações como “descubra a oferta do dia”.

 

Essa estratégia não revela antes o que vai estar em promoção, mas gera expectativa para que a sua audiência continue acompanhando seus posts, e-mails e visite sua loja virtual no dia da Black Friday.

 

4. 🎯 Desenhe sua jornada de compra – Para conseguir destaque durante a Black Friday é mais do que necessário mapear todos os pontos de contato do consumidor. Atingir o seu público de acordo com as expectativas e comportamento dele pode aumentar as chances de conversão para seu e-commerce.

 

5. Aposte nas estratégias de venda para mobile – Durante a Black Friday o consumidor fica ainda mais antenado e ativo nas pesquisas de preços. É por isso que você deve focar esforços e aliar a estratégias para aumentar as vendas físicas com ações específicas para smartphones.

 

Segundo pesquisa Google/ Ipsos 72% das pessoas no Brasil esperam conseguir realizar compras diretamente pelo aparelho, seja por um site ou por um app de marca.

 

Além disso, as buscas mobile por produtos com melhor custo/benefício cresceram 60%.

 

6.Alinhe a comunicação em todos os canais – “Vista” seu site e todas as suas formas de contato com o seu consumidor com uma única temática, aderente a sua identidade visual. Seu público deve bater o olho e reconhecer que todas as comunicações fazem parte da sua loja virtual.

 

O seu site, e-mail marketing, posts nas redes sociais e anúncios de mídia paga precisam estar com uma única linguagem visual e textual. O objetivo deve ser de cercar o maior público rumo a efetivação da compra/venda em seu site. Não crie peças e artes diferentes entre os meios de contato disponíveis.

 

7.Prepare seu estoque – Não tem nada mais desanimador do que tentar comprar um produto e não estar mais disponível após o pagamento.

 

É imprescindível que seu estoque esteja preparado e atualizado no site durante toda a sua campanha, desde as ações de “esquenta” até a data. Evite situações de descontentamento com o seu público. Cliente descontente dificilmente volta para fazer novas compras.

 

8. 🔇 Desligue as mídias pagas no dia da Black Friday – A estratégia de tráfego pago é fundamental nas ações de Black Friday, mas nos momentos que antecedem a data. No dia mesmo, o custo de impressões e cliques são altíssimos. A menos que você seja um gigante com muita verba disponível, não vale a pena entrar nessa briga. A relação custo X benefício acaba caindo bastante. A lógica é de que, no dia da Black Friday, o tráfego vai aumentar naturalmente. Por isso, invista sua verba de tráfego pago nos momentos certos.

 

9. 🤖Ofereça um bom atendimento – Pode até ser difícil conquistar um elogio, mas reclamações nas redes sociais é o que mais aparecem relacionadas a Black Friday.

 

Evite fazer parte dos comentários negativos nas Redes Sociais. Prepare e reforce sua equipe de atendimento e relacionamento com o consumidor. Podem acontecer imprevistos diante da alta demanda de solicitações no site e você precisa estar preparado para solucionar e responder seus clientes o mais rápido possível.

 

10. 🔊Aproveite a Cyber Monday – Aproveite o momento pós Black Friday para encerrar o mês de novembro batendo recorde de vendas.

 

Estenda suas promoções para a segunda-feira, a famosa Cyber Monday de promoções, e aproveite para atingir o público das pessoas que se arrependeram e perderam ofertas que gostariam de ter aproveitado.

 

Gostou dessas dicas? Aqui na CRP Mango temos uma equipe multidisciplinar completa e especializada para otimizar as vendas do seu e-commerce e garantir estabilidade em seu site durante a Black Friday. Venha nos conhecer? Clique aqui!

Veja também