E-commerce

E-commerce e as redes sociais – Como ativar o Instagram Shopping

08/11/2021

O que você acha de ter duas horas e meia por dia de atenção do seu público para impactá-lo com conteúdo e produtos do seu e-commerce nas redes sociais?!

 

Esse é o tempo médio que as pessoas ficaram conectadas às redes sociais em 2021, segundo a Nova Edição Do Global Digital Report.

 

O relatório, publicado anualmente pela Hootsuite em parceria com a We Are Social, aponta, ainda, que o tempo de permanência das pessoas na internet já beira 7 horas diárias. Aumento de 4% em relação ao ano passado.

 

Um outro dado relevante para o e-commerce é que em 2020 as compras realizadas por intermédio das redes sociais saltaram de 22% para 34%. Esses números são do estudo realizado pela Nuvemshop.

 

O Instagram representa 87% das vendas, sendo que 57% dos empreendedores afirmam utilizar a ferramenta Instagram Shopping.

 

Além disso, 96% dos entrevistados utilizam o Instagram para divulgar a marca. O Facebook vem em segundo lugar, sendo utilizado por 80% dos entrevistados. O WhatsApp representa 71% de utilização pelos empreendedores e o Tiktok aparece pela primeira vez na pesquisa, com utilização de apenas 15% dos lojistas virtuais.

 

Esses números, por si só, já demonstram a importância de marcar presença nas mídias sociais para impulsionar as vendas do e-commerce. Independentemente do tamanho do seu negócio, as mídias sociais acumulam vantagens.

 

 

5 Vantagens das Redes Sociais para o E-commerce

Além de vender, as redes sociais somam outras vantagens para as lojas virtuais, são elas:

  1. Ampliar a aproximação com o seu público e cliente;
  2. Baixo custo de divulgação dos produtos;
  3. Aumentar autoridade e visibilidade para a marca;
  4. Utilizar dados para estudar o comportamento do seu público;
  5. Aproveitar os recursos interativos para programar promoções personalizadas;

Mesmo com inúmeros pontos positivos, um dado curioso levantado no estudo da Nuvemshop é que 21,5% dos comerciantes entrevistados afirmaram que ainda não utilizam nenhum outro canal além da própria loja virtual para vender.

 

Então, se você faz parte desse número que não usa as redes sociais para ampliar as vendas do seu e-commerce, nós vamos te ajudar a iniciar nessa jornada. Que tal começar pelo Instagram?

 

Como ativar o Instagram Shopping?

Primeiramente, você sabe o que é o Instagram Shopping? Pois bem, é uma opção do Instagram que possibilita a exibição de produtos em formato de vitrine.

 

Com essa facilidade você consegue ofertar e vender os produtos da sua loja virtual dentro da mídia social. É isso mesmo, seu cliente pode comprar os produtos que aparecem na vitrine sem sair do Instagram.

 

Mas vale lembrar que para ativar o Instagram Shopping é preciso que você também tenha uma conta no Facebook, afinal o Instagram é uma Rede Social By Facebook e as integrações estão relacionadas

 

Entre os principais recursos do Instagram Shopping estão:

  • Criar a sua loja online dentro da rede social, cadastrando os produtos para serem exibidos aos seguidores.
  • Ativar o mecanismo de busca de marcas ou produtos, a partir de um botão no perfil da marca ou mesmo através da aba “Loja”
  • Criar uma seleção de itens em formato de “álbum” com diversos produtos da sua loja virtual.
  • Usar etiquetas de preços nos posts do feed ou anúncios no Instagram.
  • Obter uma página de detalhamento do produto, com exibição da descrição do produto, tamanhos, informações de frete e devolução, fotos, vídeos, além de botão para efetuar a compra.
  • Vender ao vivo durante uma live, o produto pode ser adicionado no carrinho no momento da live por meio de um link disponível acima dos comentários.

6 passos para começar a vender pelo Instagram Shopping

Passo 1 – Certifique-se da elegibilidade da sua conta – Confira os seguintes itens:

Passo 2 – Associe a página do Instagram com a página do Facebook

  •  Acesse o perfil da sua empresa no Instagram
  • Selecione Editar Perfil.
  •  Na seção Informações comerciais públicas, selecione o item Página.
  •  Escolha a Página do Facebook que deseja conectar.
  •  Se você não tem uma Página no Facebook, selecione Criar uma nova Página no Facebook.

Observação: não é necessário ter uma Loja da Página do Facebook, apenas uma Página do Facebook.

 

Passo 3 – Carregue um catálogo de produto

Você pode fazer essa conexão por conta própria, por meio do Gerenciador de Negócios do Facebook.

 

Passo 4: Solicite a análise da conta

  •  Depois de conectar um catálogo à sua conta do Instagram e cadastrar produtos, siga as etapas para enviar sua conta para análise. Normalmente, as análises de conta levam alguns dias, mas às vezes podem demorar mais.
  •  Acesse o perfil da sua empresa no Instagram.
  • Selecione “Configurações”
  • Cadastre-se para o recurso Compras.
  •  Siga as etapas para enviar sua conta para análise.
  •  A qualquer momento, acesse Compras nas Configurações para verificar o status.

Algumas empresas podem ser notificadas sobre a necessidade de adicionar informações. Isso é solicitado para provar a propriedade do domínio do site. Se você receber essa notificação, siga as etapas solicitadas para concluir o processo de verificação de domínio e enviar sua conta para análise.

 

Passo 5: Ative o recurso compras

  • Depois que sua conta for aprovada, você poderá ativar o recurso Compras.
  •  Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e selecione “Configurações
  •  Vá em “Empresas” e na sequência clique no link “Compras”
  •  Selecione o “Catálogo de produtos” que você deseja conectar à sua conta.
  • Clique em “Concluir”

Importante! Caso não veja a opção Compras em Configurações, significa que a sua conta provavelmente ainda está em análise ou não foi aprovada para usar o recurso Compras no Instagram.

 

Passo 6: Pronto! Inicie a Marcação dos produtos

Pronto! Assim que você ativa o recurso Compras já pode usar as etiquetas de produto para destacá-los nas fotos e vídeos postados no Feed e no Stories.

(Fonte: business.instagram.com)

 

Agora que você já sabe que as mídias sociais são importantes ferramentas para ampliar as vendas do seu e-commerce, se precisar de ajuda para colocar as ações de marketing digital em prática é só falar com a CRP Mango. Estamos te esperando!

 

💬 Clique aqui e comece uma conversa pelo WhatsApp

Veja também