21/03/2023
O Custo de Aquisição por Cliente costuma ter um valor bem mais alto do que o custo para reter ou reconquistar um cliente. Mas, provavelmente, você já sabe disso. E agora, como reconquistar um cliente inativo?
Independentemente do tipo de negócio que você tenha, é bastante comum que leads, oportunidades de vendas e até mesmo clientes parem de se relacionar com a sua marca. Talvez o lead pare de abrir seus e-mails, ou o cliente pare de comprar em sua loja. Porém, esses contatos são extremamente valiosos, tanto para a equipe de vendas quanto para o marketing.
Se o cliente já conhece a sua marca e o seu produto – e, além de tudo – ainda está em sua base de contatos, é chegada a hora de se aproximar e reforçar a presença da sua marca.
As campanhas de e-mail marketing são ótimas alternativas para fazer isso, pois são um tipo de comunicação mais próxima e direta com o usuário. Ou seja, com o e-mail marketing, é possível manter uma proximidade com o cliente e desenvolver o relacionamento com ele.
Neste artigo, você irá entender como usar o e-mail marketing para reconquistar os clientes inativos. Continue lendo e saiba mais!
Antes de mais nada, é importante buscar entender por que o cliente parou de abrir seus e-mails ou de comprar seus produtos.
No caso de serviços que apresentam uma cobrança recorrente, como as assinaturas e contratos das agências de comunicação, descobrir o motivo do desligamento do cliente é fácil. Quando o cliente solicita o cancelamento, envie um breve formulário no qual ele pode explicar o motivo. A partir disso, além de tentar resgatar os clientes inativos, observe o motivo que leva os usuários a entrar nessa lista.
Agora, é o momento de segmentar os clientes. Se você já sabe por que o cliente se tornou inativo, é hora de trabalhar com essa vantagem ao seu favor. Identifique quais são as principais razões presentes na sua lista e divida-a, de acordo com cada cliente.
Por exemplo, se uma pessoa deixa de abrir seus e-mails porque a frequência é excessiva, e outra pessoa explica que o motivo foi por considerar os preços dos produtos ou serviços altos, a estratégia de abordagem precisará ser bem diferente. Caso seja possível, tenha diferentes personas para cada motivo de cancelamento de contrato, oferecendo uma experiência mais coerente para esses leads.
O assunto do e-mail (aquela frase curta que aparece ao lado do nome do remetente, no caso, sua empresa) é a primeira coisa que o usuário irá ver, antes mesmo de abrir seu e-mail. Portanto, é interessante que o assunto seja atrativo e cause curiosidade no usuário.
Então, use técnicas de persuasão para a criação das chamadas, como a inserção de números. Também é importante que o assunto seja claro, objetivo e não prometa algo que o e-mail não esteja falando.
Ah, evite que o assunto ultrapasse os 41 caracteres, contando os espaços. Do contrário, o texto pode ficar cortado em smartphones.
Além disso, uma boa forma de chamar a atenção do usuário é adicionar o nome dele no assunto, quando possível. Personalizar o e-mail com outros dados pessoais do lead também é uma estratégia.
Se o cliente se tornou inativo, pode ser que ele tenha se decepcionado com sua empresa, tenha escolhido a concorrência, entre outros motivos. Para reconquistá-lo, portanto, por que não oferecer vantagens exclusivas, como um código de desconto exclusivo, frete grátis, serviços adicionais, maior agilidade na entrega ou produção?
Após receber o e-mail, o cliente pode entrar em contato com a empresa para entender melhor sobre a vantagem. E lembre-se de oferecer vantagens alinhadas com o motivo de desligamento do cliente, certo?
Como você viu, o disparo de e-mail marketing é uma estratégia indicada para manter uma comunicação com os clientes inativos e reconquistá-los.
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