24/01/2023
Para quem não sabe, e-mail significa electronic mail — ou seja, correio eletrônico, e o e-mail como conhecemos hoje foi inventado por Ray Tomlinson, um programador dos Estados Unidos, em 1971.
De lá para cá, muita coisa mudou. E, diferentemente do que muita gente pode pensar, o e-mail não caiu em desuso. Na verdade, os números são impressionantes. O Brasil ocupa a oitava posição no ranking de países que mais enviam e-mails: 8 bilhões são enviados todos os dias. É isso que diz um levantamento da Statisa realizado em outubro de 2021.
O e-mail marketing é uma das estratégias digitais com mais sucesso para empresas em todo o mundo. Afinal, é um contato direto com o consumidor e, desde que não seja marcado como spam pelo servidor de e-mails, ele irá chegar na caixa de entrada do usuário.
Você tem dúvidas sobre como é o engajamento no e-mail marketing? Uma pesquisa feita pela HubSpot aponta que ele ainda tem um grande potencial: 77% das empresas entrevistadas afirmaram que viram um aumento nos níveis de engajamento de seus clientes via e-mail durante a pandemia.
Nesse artigo, você irá entender mais sobre as estratégias de e-mail marketing e quais os principais benefícios para sua empresa. Continue lendo e saiba mais!
O e-mail marketing é uma estratégia de Marketing Digital que usa o envio de mensagens segmentadas e personalizadas para se comunicar com o consumidor.
Como você viu, ele representa um contato direto entre marca e consumidor e, por isso, é uma das estratégias mais eficientes para se aproximar das pessoas. É possível utilizar vários recursos de segmentação, personalização e automação, que tornam a comunicação mais efetiva.
Diferente do spam, uma estratégia de e-mail marketing tem o objetivo de atingir o público interessado através de informação, serviço ou produto que se deseja oferecer. Assim, você pode enviar mensagens que estejam de acordo com o estágio de cada lead no funil de vendas.
Quase todo usuário de internet tem um e-mail. Aliás, conforme o Statista, plataforma on-line especializada em dados de mercado e consumidores, são mais de 4 bilhões de usuários de e-mail no mundo. Provavelmente, seus clientes e potenciais clientes também estão entre essas pessoas, e você pode se conectar com eles para ampliar o alcance da sua comunicação.
O e-mail marketing é uma das estratégias digitais com maior retorno sobre investimento (ROI), afinal, não é preciso investir muito. Basta ter uma ferramenta, um domínio e o apoio de um profissional ou agência especializada.
Nas redes sociais, você nunca sabe ao certo quem vai receber suas postagens, afinal, elas têm reduzido o alcance das publicações. Mas no e-mail marketing, você trabalha com uma base de contatos própria e tem previsibilidade de quem recebe as suas mensagens.
Pense no e-mail marketing como uma tela em branco onde você pode inserir o que quiser. É possível adicionar links, imagens e até GIFs, com o layout que você preferir para a sua marca. Além disso, um e-mail pode ser feito com templates e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto.
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