01/05/2023
Quando você busca o marketing digital, o que está procurando? Retorno financeiro, mais consumidores, melhoria na imagem da marca, ampliação do relacionamento com os atuais clientes? Pode ser um pouco de todas essas frentes.
Mas, e se você pensar em contratar uma agência de Inbound Marketing? O que você procura? Para essa pergunta, existe uma resposta: busca se aproximar de um possível cliente e atraí-lo para o seu negócio, garantindo um melhor relacionamento e uma conversão. A partir disso, o Inbound vai garantir os outros resultados que são essenciais no seu negócio.
Mas é preciso explicar um pouco mais sobre esta estratégia do marketing digital antes de verificar como o seu objetivo pode ser conquistado.
Nos próximos parágrafos, o nosso time de especialistas da CRP Mango vai apresentar o Inbound Marketing e mostrar como é possível alcançar o sucesso para a sua marca.
Inbound Marketing é uma das principais estratégias do setor no momento. Composto por formas de atrair o cliente de forma subjetiva, como o marketing de conteúdo, ele demonstra mais sobre problemas, soluções, produtos e sobre a sua marca, sem ser direto ou dar ordens.
Isto é, ele chama o possível consumidor – chamado de lead nesse caso – e oferece uma perspectiva, conscientizando sobre uma questão, trazendo uma resolução e apresentando a marca. Este seria um resumo bem simples de como o Inbound Marketing se comporta na Jornada de Compra.
Mas por que apostar neles?
Pelos seus resultados! Segundo dados da Rock Content, a adoção de Marketing de Conteúdo gera 4x mais visitas e 5x mais leads para as empresas, em média. E isso vai muito além desse dado.
Quer saber mais dados que te ajudem a decidir pelo Inbound Marketing? Visite agora mesmo o nosso blog com as 25 principais estatísticas sobre Inbound Marketing.
Você se decidiu pelo Inbound e quer aplicá-lo, mas possui um objetivo primordial muito claro e não sabe o que fazer. Calma! Nós podemos explicar melhor sobre como esta estratégia traz resultados para os objetivos mais comuns de uma empresa, como otimização do investimento e aumento do brand awareness.
Veja abaixo:
Talvez um dos principais objetivos do Inbound seja qualificar um lead para repassá-lo à equipe de vendas ou mesmo fazê-lo tomar a decisão de compra por si só. E isso acontece de forma costumeira, desde que o conteúdo seja assertivo e chegue pelo meio certo.
Para garantir isso, é preciso uma frequência ideal de conteúdo para cada canal e segmentação para que o conteúdo certo chegue para a pessoa certa, especialmente para canais mais diretos como o e-mail. Assim, o lead vai confiando na marca até o ponto de decidir comprar ou assinar um serviço.
Aliás, também é preciso pensar na persona da sua marca. Saiba mais sobre isso no nosso artigo.
ROI é a sigla para Return on Investment, o que, na tradução, seria Retorno sobre o Investimento. Literalmente, é o quanto você consegue extrair de cada valor investido no marketing da sua empresa. A fórmula-base para isso é ganho obtido menos o valor investido, tudo isso dividido pelo valor investido e multiplicado por 100. O valor resultante antes da multiplicação é o valor em real para cada real investido, enquanto após a multiplicação será o crescimento percentual.
Dentro do Inbound, o ROI nos ajuda a saber se a nossa comunicação está funcionando e se está convertendo. Ou seja, um ROI muito baixo pode mostrar a falta de otimização. Mas, com estratégias de Inbound Marketing é possível melhorá-lo, garantindo mais resultados.
Por exemplo, segundo pesquisa, as empresas de tecnologia geram 13x mais visitas e 5x mais leads quando adotam o Marketing de Conteúdo. Isso com certeza melhora o ROI, né?
Brand Awareness é a métrica que mede o reconhecimento de marca por parte do consumidor, também chamada de consciência de marca. Ou seja, é o que mede se um visitante ou consumidor realmente conhece você.
E o Inbound atua diretamente nisso! Ele se propõe a explicar mais sobre questões para o público, conscientizando sobre um tema e depois apresentando a marca, quando chegar até o fundo do funil de compras.
Somado ao marketing tradicional, o Inbound permite atrair mais pessoas e começar a convertê-las. Pense, por exemplo, num anúncio no Instagram que captura a atenção de um usuário: ele passa a seguir a marca e começa a receber postagens, sendo aos poucos educado sobre um tema e o que pode ser feito sobre ele, até a marca divulgar o seu produto de forma mais direta como uma solução. Uma boa estratégia, né?
Um grande problema para marcas menores é manter uma constância no trabalho de lidar com o público. Em um mundo muito dinâmico, ficar sem aparecer para um cliente pode levá-lo a esquecer por um tempo a sua marca, o que reduz as chances de compra, concorda?
O Inbound Marketing tem um papel fundamental em evitar que isso aconteça, ao continuar mantendo um relacionamento, seja por meio de e-mails, notificações push ou posts em rede sociais. E esse conteúdo nem precisa ser voltado para a venda necessariamente, ele pode ser um convite à interação e ao engajamento.
Ao mesmo tempo, ele permite que o cliente veja ali uma possibilidade de ser ouvido, caso precise. Principalmente em casos de produtos com defeitos ou algum problema em entrega/atendimento.
Ter o apoio de especialistas na hora de planejar, executar e analisar um plano de marketing digital é a garantia de ter resultados melhores, além de evitar erros comuns. Uma agência de Inbound Marketing, como nós da CRP Mango, pode estar ao seu lado desde o início do plano até a expansão e otimização.
Entre em contato conosco e tire suas dúvidas. Estamos à disposição para bater um papo sem compromisso.