23/02/2023
Talvez você já conheça o termo persona e tenha definido ao menos uma para a sua empresa. Afinal, por que é tão importante ter uma persona?
Criar uma persona é essencial para que o seu negócio tenha uma estratégia com um foco bem definido: o seu cliente! Uma persona é uma representação bastante específica e detalhada do seu cliente ideal, por isso, é diferente do conceito de público-alvo, que é uma ideia mais abrangente do consumidor.
Portanto, antes de pensar nas estratégias de 2023, definir a persona é um passo muito importante a ser seguido. Sabe por quê? Porque todas as ações e estratégias que serão executadas durante o ano serão direcionadas para ela. Ter uma persona também ajuda a definir a linguagem a ser utilizada nas estratégias de marketing digital, bem como identificar o tipo de conteúdo relevante a ser produzido.
Se você já tem uma persona, ótimo: agora é a hora perfeita para atualizá-la. Afinal, mais um ano começou e, como você sabe, o comportamento do consumidor muda o tempo todo, assim como a sociedade. Por isso, é fundamental revisar sua persona de tempos em tempos.
Mas, se você ainda não tem uma persona, não tem problema. Neste artigo você irá conferir algumas dicas imperdíveis para criar a sua e garantir muito sucesso em suas ações de 2023.
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Por isso, temos algumas sugestões. O melhor lugar para conseguir informações do seu público é dentro da sua própria empresa, então, ferramentas como Google Analytics, Facebook Ads e Data Studio são muito indicadas para criar uma persona.
Se você achar que não possui dados o suficiente, dê uma olhada na concorrência. O SimilarWeb, por exemplo, é uma plataforma onde você pode entender melhor esse mercado. Os planos são pagos, mas o site oferece um período de teste gratuito.
Por isso, uma média que recomendamos é manter de 2 a 4 personas para sua marca. No entanto, você só saberá quantas precisa de verdade no momento da pesquisa. Ao classificar seus clientes por interesses, dores e objetivos em comum, por exemplo, as possibilidades vão começar a se desenhar com mais nitidez.
Assim, não basta criar seu cliente ideal: é preciso que, ao menos uma vez ao ano – ou com uma frequência até maior se achar necessário –, que você volte a conferir seus dados para ter certeza de que ela continua confiável.
Você já tem uma persona?
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