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Descubra o que é a Jornada de Compras do Cliente

03/05/2023

O termo Jornada de Compra ganhou notoriedade nas últimas décadas com a expansão do conhecimento sobre marketing, especialmente no setor do marketing digital. Mas por que esse nome tão aventureiro? O que é a jornada de compra e por que ela importa no marketing digital? 

 

Bom, a Jornada de Compra é o caminho percorrido por um visitante ou possível cliente até que ele decida por adquirir um produto ou assinar um serviço. Essa pessoa vai passar por diversas etapas até ter a decisão de compra e ser convertida para dentro da empresa. 

 

Mas é claro que o caminho não é uma linha reta, nem todos os clientes já são pessoas que sabem o que querem e vão comprar de qualquer forma em uma empresa. É preciso esforço, planejamento e estratégia para colher resultados que façam valer a pena a aposta em marketing. 

 

Neste artigo, a nossa equipe de marketing digital vai falar mais sobre a jornada de compra. Leia os próximos parágrafos!

 

O termo Jornada de Compra ganhou notoriedade nas últimas décadas com a expansão do conhecimento sobre marketing, especialmente no setor do marketing digital. Mas por que esse nome tão aventureiro? O que é a jornada de compra e por que ela importa no marketing digital? Bom, a Jornada de Compra é o caminho percorrido por um visitante ou possível cliente até que ele decida por adquirir um produto ou assinar um serviço. Essa pessoa vai passar por diversas etapas até ter a decisão de compra e ser convertida para dentro da empresa. 
Mas é claro que o caminho não é uma linha reta, nem todos os clientes já são pessoas que sabem o que querem e vão comprar de qualquer forma em uma empresa. É preciso esforço, planejamento e estratégia para colher resultados que façam valer a pena a aposta em marketing. 
Neste artigo, a nossa equipe de marketing digital vai falar mais sobre a jornada de compra. Leia os próximos parágrafos!

Conheça a jornada de compra do seu cliente

 

O que é Jornada de Compra? 

Como falamos acima, a Jornada de Compras é toda a trajetória pela qual o cliente passa, um caminho composto por diversas etapas. E é claro que nem sempre o cliente sabe que está passando por ele. Isto é, muitas vezes ele está se movendo ao encontro da sua empresa e não tem ideia disso. 

 

Isso é feito usando, principalmente, o Marketing de Conteúdo e demais estratégias do Inbound Marketing. 

 

Dentro do marketing digital, essa jornada pode ser dividida em pontos principais da trajetória para o entendimento da equipe que está trabalhando na empresa: 

 

Descoberta e aprendizado

Nesta primeira etapa, o cliente começa a ter acesso ao que você produz, mas ele não sabe nada sobre um eventual problema que ele tenha. Ou melhor, pode até saber, mas não é algo que se destaca. Imagine uma pessoa que tem interesse em caminhada e começa a receber conteúdos leves sobre benefícios de caminhar. 

 

Percepção de um problema

O visitante se tornou um lead pouco qualificado da sua empresa. Ele recebe materiais leves, mas recebe também um pequeno texto que fala sobre o problema de pessoas que correm com sapatos errados, o que pode gerar lesões. Ele, agora, tem ciência sobre um problema. Será que a sua empresa pode ajudá-lo a resolver? 

 

Hora de considerar a solução

Se você planejou de maneira adequada o seu marketing digital, você apresentou um problema e tem uma solução engatilhada: a sua empresa fabrica sapatos ideais para a caminhada, confortáveis e seguros. Então você envia a esta pessoa um e-mail marketing com a oferta de um tênis adequado, usando gatilhos mentais de escassez e oferta. 

 

Momento de decisão de compra

Agora, o seu lead já está mais do que qualificado. O que falta? Ele decidir pela compra. Esse é um gargalo que precisa ser muito bem pensado, afinal, a oferta precisa chegar no momento certo, com as condições certas e com atrativos. Não podemos nos esquecer que a personalização é um fator muito presente no momento.  

 

Essa é a Jornada de Compras do Cliente. Já tinha pensado nela? 

 

Além dessas, ainda podemos citar uma etapa extra da Jornada de Compras: o pós-venda! Essa é a hora certa de mostrar o seu atendimento, o seu cuidado com os clientes e trabalhar novas ofertas, complementares ou totalmente diferentes. Lembre-se que é muito mais fácil converter novamente este cliente do que conquistar um novo, como na famosa frase de Philip Kotler, o pai do marketing. 

 

Jornada de Compras é igual a Funil de Vendas? 

Essa é uma dúvida muito comum e a resposta é: não! Os dois conceitos são bastante semelhantes, mas tem uma ótica diversa. Enquanto o Funil de Vendas está na perspectiva de quem está fornecendo um serviço ou vendendo um produto, a Jornada de Compras é do próprio cliente. 

 

É claro que é importante que uma agência de Inbound Marketing use os dois conceitos para formular uma estratégia completa e que forneça resultados. Contudo, é necessário manter uma separação entre os dois para evitar confusões na hora de pôr ações em prática.
 

Não hesite em apostar no Inbound Marketing

Empresas que apostam no Inbound têm resultados maiores e mais concretos com o passar do tempo. E isso não é mais segredo para ninguém. Assim sendo, contar com uma agência de marketing digital em São Paulo ou outros lugares do país ajuda muito na hora de aumentar o retorno sobre o investimento, chegar até as pessoas certas e criar uma imagem melhor para uma marca, sem esquecer de que também ajuda muito a converter clientes. 

 

Para saber mais sobre estratégias de marketing digital, entre em contato conosco e tire suas dúvidas. Estamos à disposição para bater um papo sem compromisso.

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