03/05/2023
O termo Jornada de Compra ganhou notoriedade nas últimas décadas com a expansão do conhecimento sobre marketing, especialmente no setor do marketing digital. Mas por que esse nome tão aventureiro? O que é a jornada de compra e por que ela importa no marketing digital?
Bom, a Jornada de Compra é o caminho percorrido por um visitante ou possível cliente até que ele decida por adquirir um produto ou assinar um serviço. Essa pessoa vai passar por diversas etapas até ter a decisão de compra e ser convertida para dentro da empresa.
Mas é claro que o caminho não é uma linha reta, nem todos os clientes já são pessoas que sabem o que querem e vão comprar de qualquer forma em uma empresa. É preciso esforço, planejamento e estratégia para colher resultados que façam valer a pena a aposta em marketing.
Neste artigo, a nossa equipe de marketing digital vai falar mais sobre a jornada de compra. Leia os próximos parágrafos!
Como falamos acima, a Jornada de Compras é toda a trajetória pela qual o cliente passa, um caminho composto por diversas etapas. E é claro que nem sempre o cliente sabe que está passando por ele. Isto é, muitas vezes ele está se movendo ao encontro da sua empresa e não tem ideia disso.
Isso é feito usando, principalmente, o Marketing de Conteúdo e demais estratégias do Inbound Marketing.
Dentro do marketing digital, essa jornada pode ser dividida em pontos principais da trajetória para o entendimento da equipe que está trabalhando na empresa:
Nesta primeira etapa, o cliente começa a ter acesso ao que você produz, mas ele não sabe nada sobre um eventual problema que ele tenha. Ou melhor, pode até saber, mas não é algo que se destaca. Imagine uma pessoa que tem interesse em caminhada e começa a receber conteúdos leves sobre benefícios de caminhar.
O visitante se tornou um lead pouco qualificado da sua empresa. Ele recebe materiais leves, mas recebe também um pequeno texto que fala sobre o problema de pessoas que correm com sapatos errados, o que pode gerar lesões. Ele, agora, tem ciência sobre um problema. Será que a sua empresa pode ajudá-lo a resolver?
Se você planejou de maneira adequada o seu marketing digital, você apresentou um problema e tem uma solução engatilhada: a sua empresa fabrica sapatos ideais para a caminhada, confortáveis e seguros. Então você envia a esta pessoa um e-mail marketing com a oferta de um tênis adequado, usando gatilhos mentais de escassez e oferta.
Agora, o seu lead já está mais do que qualificado. O que falta? Ele decidir pela compra. Esse é um gargalo que precisa ser muito bem pensado, afinal, a oferta precisa chegar no momento certo, com as condições certas e com atrativos. Não podemos nos esquecer que a personalização é um fator muito presente no momento.
Essa é a Jornada de Compras do Cliente. Já tinha pensado nela?
Além dessas, ainda podemos citar uma etapa extra da Jornada de Compras: o pós-venda! Essa é a hora certa de mostrar o seu atendimento, o seu cuidado com os clientes e trabalhar novas ofertas, complementares ou totalmente diferentes. Lembre-se que é muito mais fácil converter novamente este cliente do que conquistar um novo, como na famosa frase de Philip Kotler, o pai do marketing.
Essa é uma dúvida muito comum e a resposta é: não! Os dois conceitos são bastante semelhantes, mas tem uma ótica diversa. Enquanto o Funil de Vendas está na perspectiva de quem está fornecendo um serviço ou vendendo um produto, a Jornada de Compras é do próprio cliente.
É claro que é importante que uma agência de Inbound Marketing use os dois conceitos para formular uma estratégia completa e que forneça resultados. Contudo, é necessário manter uma separação entre os dois para evitar confusões na hora de pôr ações em prática.
Empresas que apostam no Inbound têm resultados maiores e mais concretos com o passar do tempo. E isso não é mais segredo para ninguém. Assim sendo, contar com uma agência de marketing digital em São Paulo ou outros lugares do país ajuda muito na hora de aumentar o retorno sobre o investimento, chegar até as pessoas certas e criar uma imagem melhor para uma marca, sem esquecer de que também ajuda muito a converter clientes.
Para saber mais sobre estratégias de marketing digital, entre em contato conosco e tire suas dúvidas. Estamos à disposição para bater um papo sem compromisso.