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Aprenda a identificar os pontos de contato com seus clientes

06/04/2023

Identificar os pontos de contato é o primeiro passo para assegurar a satisfação do cliente em toda a jornada de compra. 

 

Atualmente, o mercado está mais competitivo do que nunca, portanto, manter o bom relacionamento com os clientes e, muitas vezes, torná-los ainda mais próximos, é fundamental. 

 

Os pontos de contato fazem parte de toda a trajetória do cliente com sua marca, do começo ao fim. Os clientes podem, por exemplo, encontrar sua empresa em um anúncio, conferir classificações e avaliações, acessar seu site, comprar na sua loja ou entrar em contato com seu atendimento ao cliente. Parecem muitos, mas esses são apenas alguns dos pontos de contato existentes. 

 

Mapear e entender os pontos de contato do usuário com a empresa é uma maneira de melhorar o relacionamento com os clientes e enriquecer sua experiência, assim, sua marca será lembrada como a opção nº 1 em meio à concorrência. 

 

Se você deseja melhorar a satisfação dos seus clientes, não perca este artigo, preparado pela equipe de especialistas da CRP Mango. 

 

Continue lendo e aprenda a identificar os pontos de contato com seus clientes! 

 

Pontos de contato com o cliente

Você já ouviu falar em pontos de contato?

 

O que são os pontos de contato com o cliente? 

Podemos considerar como ponto de contato ou touchpoint tudo aquilo que entra em contato com o cliente final e que determina a impressão do público sobre a empresa. Ou seja, pode ser o cartão de visita, logotipo, embalagem do produto, preço, site e até a maneira de atender ao telefone.  

 

No contexto mercadológico, o conceito de pontos de contato é geralmente utilizado para se referir aos diferentes tipos de interação que os clientes têm junto a uma marca durante toda a sua jornada de compra e que podem acontecer de diferentes maneiras. 

 

Qual é a importância dos pontos de contato? 

Os pontos de contato são muito mais importantes do que se pode imaginar em um primeiro momento. Afinal, eles estão relacionados com o processo de construção de uma marca, já que definem a forma como ela será percebida pelos usuários e o mercado. 

 

Além disso, os pontos de contato têm um papel essencial nas estratégias de Marketing Digital, como o Inbound Marketing. Essa metodologia foca no conceito dos touchpoints, visto que sua essência é aproximar os usuários por meio de processos de interação. 

 

No Inbound Marketing e no Marketing de Conteúdo, por exemplo, a oferta de e-books, artigos, assinatura de newsletters, etc. cria pontos de contato de forma contínua, fortalecendo assim a conexão entre os usuários e a sua marca. 

 

Como identificar os pontos de contato com seus clientes 

Agora que você já sabe o que são os pontos de contato e sua importância, vamos entender como identificar esses pontos de contato em sua empresa. Confira nossas dicas: 

  • Primeiro, faça uma lista com os principais momentos e locais de possível interação do cliente com a sua marca.

    Abaixo, confira a lista de pontos de contato que preparamos para ajudar você. Porém, lembre-se que eles podem variar bastante de negócio para negócio, e cada um dos pontos de contato tem outras camadas. Por exemplo, uma loja física inclui pontos de contato como: placas para ajudar as pessoas a encontrarem a loja, estacionamento e diversas interações diferentes dentro do estabelecimento. 

 

Antes da compra  Durante a compra  Após a compra 
Redes sociais  Loja ou escritório  Cobrança 
Classificações e avaliações  Site  E-mails transacionais 
Depoimentos  Catálogo  E-mails de marketing 
Publicidade boca a boca  Promoções  Equipes de suporte e serviço 
Envolvimento da comunidade  Funcionários ou equipe de vendas  Central de ajuda on-line 
Publicidade  Sistema telefônico  Acompanhamentos 
Marketing/RP  Ponto de vendas  Cartões de agradecimento 

 

  • Coloque-se no lugar do cliente caso tenha medo de ter esquecido algum ponto de contato.

    Para onde você vai quando precisa solucionar um problema, tomar uma decisão de compra ou entrar em contato com a empresa no pós-compra? 

Ao percorrer toda a trajetória do cliente, as peças do quebra-cabeça começam a se encaixar e se torna mais fácil visualizar todos os pontos de contato. 

 

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