Busca

Ideias de Marketing de Conteúdo para atrair público

13/12/2021

O marketing de conteúdo tem papel fundamental de atrair a atenção do público para sua empresa. Depois de traçar as suas estratégias de conteúdo, é o momento de colocar em prática seu plano de comunicação digital e assim conquistar tráfego para o seu site, novos leads e seguidores em suas redes sociais.

 

São inúmeras as possibilidades e formatos de se conectar com a sua audiência e atrair novos clientes. Se o seu objetivo é marcar presença e causar lembrança para vender produtos e serviços com a ajuda do marketing digital, vamos te ajudar com as principais ideias de marketing de conteúdo.

 

Ideias de Marketing de Conteúdo para atrair público

 

 

Ideias de Marketing de conteúdo

 

Você já está com o seu plano de conteúdo e seus objetivos traçados? Com a definição da persona, brand book e tom de voz definidos é hora de aproveitar para iniciar suas ações de marketing de conteúdo.

 

O ponto importante é definir os formatos que fazem sentido com as suas estratégias. Confira algumas das principais opções:

 

1. Blog Post

 

Os blog posts podem ser a chave central para desdobramentos de inúmeros outros conteúdos. A partir de um texto robusto e detalhado sobre um assunto relevante que tenha conexão com a persona da sua marca você consegue criar outros formatos.

 

Aqui nesse momento, ao criar um blog post, é importante pensar em alguns pontos de atenção. São eles:

  • Definição de palavras-chave
  • Otimização do texto para SEO
  • Conteúdo que solucione um problema e entregue valor

Quer entender melhor sobre a importância do SEO para o marketing digital? Antes de seguir com esse texto leia nosso artigo “A importância do SEO para o marketing digital”. Depois é só voltar 😉.

 

Agora, se o problema é que você não tem um blog de conteúdo para a sua marca, vale rever suas estratégias de conteúdo e contemplar em suas ações para o momento de atrair o público. É uma das etapas do topo do funil de vendas e da jornada do cliente que você precisa fazer bem feito para atingir seus objetivos.

 

O grande benefício de ter um blog e manter a produção frequente de posts é para ser encontrado nas buscas do Google. Atualmente, 92% das buscas na internet são realizadas no Google, segundo dados da Statcounter.

 

2. Redes sociais

 

Uma das tendências de marketing digital é a busca por produtos nas redes sociais. O estudo Webshoppers apontou que 30% das buscas relacionadas ao departamento de vestuário, como roupas e calçados, acontecem nas redes sociais, como Facebook e Instagram.

 

Essa informação nos ajuda a compreender que as redes sociais precisam fazer parte do seu marketing de conteúdo. Além de cumprir o objetivo de atrair público, as redes sociais ajudam a fidelizar clientes.

 

É também nas redes sociais que conseguimos criar formatos diferenciados de conteúdo para atrair a atenção das pessoas, sem contar nas possibilidades de investir em tráfego pago para ampliar o alcance. Siga alguns passos:

  • Defina as redes sociais que fazem sentido para a sua marca;
  • Crie um cronograma fixo de postagens;
  • Mantenha a frequência e consistência em suas postagens;
  • Varie formatos; e
  • Analise os resultados.

3. E-mails

 

Um dos primeiros formatos de marketing de conteúdo é o e-mail. Hoje, graças a automação de marketing conseguimos criar estratégias de captação e nutrição de leads com o uso do e-mail.

 

Segundo a 11ª pesquisa anual de marketing de conteúdo, do Content Marketing Institute (Julho 2020), o e-mail é considerado um dos métodos mais usados no marketing de conteúdo. 87% dos comerciantes B2B usam o e-mail como um canal de distribuição.

 

Sem contar que por meio de e-mails é possível criar diferentes formatos e com objetivos distintos de divulgação, como:

  • Promoções,
  • Divulgação de produtos
  • Newsletter
  • Convites para eventos; e mais.

4. Ebook

 

Outro formato interessante para as ações de marketing de conteúdo, são os ebooks. Também conhecidos como conteúdo rico, eles garantem autoridade para a marca, além de entregar soluções para o público alvo.

 

Com certeza o ebook pode funcionar como um meio de atrair a atenção para seu negócio, garantindo credibilidade para o setor de atuação.

 

É importante destacar que um ebook precisa ser escrito com dedicação e vasta pesquisa sobre o tema. Se o autor for referência no assunto, o número de acessos poderá ser ainda maior, garantindo um maior número de leads.

 

Para a estratégia de capturar novos leads, o ebook é uma das opções mais utilizadas. Ele normalmente está relacionado a uma Landing Page, com formulário de dados para capturar esses contatos que estão interessados no assunto. Vamos falar mais sobre Landing Page, confira:

 

5. Landing Page

 

Todos as empresas querem contatos para vender seu produto ou serviço. Pode ser um e-commerce ou uma empresa de serviços diversos, mas como fazer para conseguir novos contatos com segurança e respeitando as novas regras da Lei Geral de Proteção de Dados?

 

É aí que entra a Landing Page. Ela é uma página de captura de leads que oferece um conteúdo relevante, pode ser um ebook para baixar online, a inscrição para um webinar ou acesso a um conteúdo exclusivo. Essa página deve estar otimizada para fazer parte das estratégias de divulgação da marca.

 

Consistência: No momento de criar suas estratégias de marketing de conteúdo, lembre-se de que consistência significa manter seu posicionamento na defesa de um assunto.

 

Uma comunicação consistente é aquela que apresenta qualidade, autoridade, credibilidade, legitimidade, coerência e posicionamento. Manter um único posicionamento e unidade nas informações para todos os formatos e mídias utilizados é exemplo de consistência de conteúdo.

 

Outro ponto importante para definir os formatos e opções de conteúdo a serem criados é a criatividade. Promova reuniões de brainstorm com seu time de marketing e solte a imaginação.

 

Está faltando criatividade por aí?! É muito comum e acontece com todo mundo, por isso separamos algumas dicas e reunimos aqui nesse artigo: 5 Dicas para aguçar a criatividade na produção de conteúdo.

 

Sempre que precisar de ajuda sobre marketing digital, venha conferir nossos posts aqui no Blog da CRP Mango. Mas se precisar de especialistas para sanar dúvidas e ajudar a traçar seu plano de conteúdo, entre em contato. Quer conhecer a CRP Mango? Clique aqui!

Veja também