Busca

Automação de Marketing – O que é e como implementar em suas ações

15/10/2021

A tecnologia está cada vez mais presente em todas as áreas profissionais, não é mesmo?! Não seria diferente para o Marketing. Considerada tendência entre os profissionais da área, a automação de marketing ainda gera dúvidas. Afinal, o que significa e como fazer para implementar em suas ações?

 

Nas práticas do marketing digital, o termo automação de marketing se refere as ferramentas tecnológicas que servem para agilizar os processos das atividades. É a maneira mais eficiente para aumentar a escala de entregas e resultados de forma progressiva.

 

 

A automação pode ser utilizada de diferentes maneiras. As mais conhecidas do marketing digital são para o disparo de e-mails, agendamentos de posts nas redes sociais, além do uso de chatbot.

 

A grande sacada é a possibilidade de oferecer uma mecânica em que seus leads sintam que estão sendo tratados de maneira particular, com um relacionamento natural e duradouro, sem interrupções.

 

Então, se você busca uma forma de manter a frequência no relacionamento com seus leads, e, ao mesmo tempo, ter controle para fazer a gestão correta, aposte na automação de marketing.

10 Benefícios da automação de marketing para sua empresa

 

  • 1. Aumentar a visibilidade da sua empresa, produto ou serviço;
  • 2. Aumentar geração de leads, prospects e vendas;
  • 3. Trabalhar com eficiência em todas as etapas do funil de vendas;
  • 4. Aumento da produtividade e integração da equipe;
  • 5. Diminui erros de processos das atividades de marketing;
  • 6. Redução de investimentos em CAC (Custo de Aquisição de Clientes);
  • 7. Redução de tempo do ciclo de vendas;
  • 8. Interação e satisfação dos clientes;
  • 9. Personalizar campanhas e conteúdos;
  • 10. Manter relacionamento ativo na frequência exata.

Agora que você já entendeu o que é a automação de marketing e a sua importância para os negócios, chegou a hora de descobrir como incluí-la em suas estratégias.

Como fazer automação de marketing?

Na automação de marketing é importante ter em mente que os profissionais de marketing deverão fazer a definição das estratégias. Não basta ter ferramentas de automação se as estratégias e metas não forem definidas por uma equipe especializada.

 

O objetivo é automatizar sem que as suas interações fiquem parecendo uma máquina. Por isso, é necessário oferecer personalização na interação com o seu público em todas as etapas do seu funil de vendas observando a jornada de compra.

 

Estratégias necessárias antes de implementar a automação de marketing

Existem estratégias importantes para serem traçadas antes de colocar em funcionamento as ações de automação de marketing. Confira algumas delas:

 

  • 1. Trace a Jornada de Compra
  • 2. Determine as ações para cada etapa do funil de vendas
  • 3. Defina a persona da sua marca/produto/serviço
  • 4. Trace as estratégias de Inbound Marketing
  • 5. Estabeleça metas de marketing digital para cada ferramenta de automação;
  • 6. Organize a base de contatos;
  • 7. Crie campanhas personalizadas.
  • 8. Defina um calendário de conteúdos e campanhas.

Quer ajuda para traçar as etapas da Jornada do Cliente? Clique aqui e baixe o ebook completo sobre esse assunto.

 

Com as estratégias traçadas é hora de escolher as ferramentas de automação de marketing que serão necessárias.

 

As Principais Ferramentas de Automação de Marketing

As ferramentas de automação de marketing são essenciais para que qualquer ação seja colocada em prática. É por meio delas que calibramos todas as atividades dos processos do marketing digital, guiando ações futuras e alcançando resultados significativos ao longo do tempo.

 

A criação de fluxos de nutrição, abandono de carinho das lojas virtuais, entre outros fluxos, são realizados por meio das ferramentas de automação. Confira alguns exemplos de ferramentas de automação de marketing:
 

Mailchimp – Usada para programar o disparo de campanhas de e-mail marketing. Também oferece um construtor de landing pages. Disponibiliza a ferramenta gratuita para até 2 mil contatos.
 

Active Campaign – Outra ferramenta para o envio de e-mails. Um diferencial é que o serviço identifica onde o contato estava quando recebeu o e-mail. Oportunidade para identificar novas ações de marketing.
 

Leadlovers – Oferece criação de Landing pages e funciona como um complemento de outras ferramentas. É possível criar páginas para concursos, inscrição em eventos, vendas exclusivas, lançamento de livros, entre outros.
 

HubSpot – A ferramenta reúne diversas funções, como gerenciamento de conteúdo, redes sociais, análise de site, SEO e landing pages. Disponibiliza integração com diversos CRMs — softwares de gestão e relacionamento com o cliente.
 

RD Station – A empresa brasileira oferece serviços de disparo e automação de e-mail marketing, criação de landing pages personalizadas, monitoramento de lead, gerenciamento de redes sociais, e outros serviços.
 

BuzzMonitor – Buzzmonitor é uma plataforma usada na gestão de social media e atendimento multicanal. Funciona para empresas de todos os tamanhos. Disponibiliza análise de concorrência e Dashboards em tempo real.
 

 

Como colocar em prática as ações de automação?

Realmente, existe uma infinidade de ferramentas para incluir nas suas ações de automação de marketing. Com tantas opções e estratégias diferentes para cada uma delas, parece ser impossível incluir a automação de ponta a ponta em suas estratégias de marketing. Mas não é!

 

A maneira mais rápida e efetiva para incluir a automação de marketing nas ações da sua empresa é com a ajuda de uma agência especializada. A CRP Mango é um exemplo de agência que pode oferecer um trabalho completo e estratégico com profissionais que sabem utilizar as ferramentas de automação.

 

Ao contratar uma agência, você conta com uma equipe multidisciplinar completa e especializada em inbound marketing, produção de conteúdo, gestão de mídias sociais, mídia paga, análises de SEO, desenvolvimento de sites e mobile. Quer conhecer a CRP Mango? Clique aqui!

 

Veja também