Inbound Marketing

O que é funil de vendas?

23/08/2021

Funil de vendas: o que é e quais suas etapas

Você já deve ter visto alguma imagem do funil de vendas sendo usado em estratégias do marketing digital, mas você sabe o que é?

 

Quando falamos em funil, primeiro você deve imaginar aquele objeto na sua cozinha que você provavelmente utiliza para colocar açúcar na garrafa de suco ou em outra situação parecida, correto?

 

Quando falamos em um funil de vendas, pensamos então em uma boca de entrada maior que o fundo, portanto a ideia não é diferente do uso prático deste objeto. Só que no funil de vendas, conseguimos desenhar todo o caminho que o lead percorre durante a sua jornada, desde o momento da consciência até a decisão. É também no funil de vendas que conseguimos mensurar, quantitativamente, esses leads em determinada estratégia.

 

> Quer saber sobre a jornada do cliente antes de seguir o texto? Clique aqui!

 

No Inbound Marketing consideramos essa ideia prática do funil para atrair o lead, fazê-lo entrar no funil até o final. Com uma estratégia definida, atingimos um público grande, fisgamos alguns que se identificam com a solução do problema e por fim, para aqueles mais engajados, converte-se uma venda.

 

Portanto, o funil de vendas nada mais é que a representação gráfica da jornada do cliente desde o reconhecimento até a decisão.

 

Funil de vendas

O funil de vendas

 

Etapas do Funil de Vendas

Temos o topo, meio e fundo do funil que estão ligados ao mapa de jornada do cliente.

 

Topo do funil

É a etapa da consciência na jornada do cliente. É nela que o lead percebe que tem um problema e busca como solucioná-lo. Sua empresa deve fornecer materiais para fisgar esse lead e mostrar que você pode ajudá-lo a resolver essa dor, esse problema, pois você é um especialista no assunto que ele busca.

 

Meio do funil

Nessa parte temos o reconhecimento e a etapa de consideração da jornada do cliente. Aqui o lead reconhece que tem um problema e considera a ajuda que achou. Seu negócio apresenta como resolver o problema do lead. É importante estabelecer uma confiança com esse lead para garantir que ele se mantenha na jornada definida na estratégia do funil.

 

Fundo do funil

É a decisão do lead! Depois de estabelecer a confiança na etapa anterior ajudando o lead a solucionar o problema ou grande parte dele, é o momento de vender o produto ou serviço que irá atender melhor o seu, já então, novo cliente.

 

> O Funil de Vendas é um ótimo aliado para o aumento das conversões

 

Perceba que a parte da venda está no fundo do funil. Isso não é por acaso, pois, durante a jornada do cliente no funil de vendas, alguns leads podem não ser potenciais clientes ou que não estejam aptos a converter em uma venda naquele momento da estratégia.

 

Tenha em mente que o Inbound Marketing está atrelado a nutrição desses leads durante a jornada pelo funil de vendas (spoiler: depois que ele chega no fundo do funil, você deve continuar nutrindo 😉) para que em algum momento a sua estratégia seja eficiente para nutrir esses leads para se tornarem clientes.

 

Quer aplicar a jornada do cliente, funil de vendas e garantir que o lead se torne cliente, acesse esse link e fale com a gente!