Busca

5 Dicas para aguçar a criatividade na produção de conteúdo

08/11/2021

Se você está sem criatividade para produzir novos materiais para as redes sociais, blog e e-mails, venha conferir algumas dicas que vão contribuir em sua rotina de produção de conteúdo digital.

 

Uma das exigências para os profissionais de marketing é ter criatividade. O grande objetivo é criar conteúdo relevante para gerar engajamento do público, novos leads e aumentar as vendas de uma empresa.

 

Com o ritmo frenético da internet, tem momentos que falta criatividade para sair da mesmice e não repetir a mesma ideia várias vezes.

 

Se você também sofre com falta de criatividade para produzir conteúdo relevante para sua empresa marcar presença na internet, vamos te ajudar com algumas dicas.

Planejamento contribui para a criatividade na produção de conteúdo

Vamos começar lembrando que todo processo criativo deve seguir um planejamento, para que as ideias fiquem organizadas e sigam estratégias de acordo com o objetivo da empresa. Afinal, do que adianta produzir vários conteúdos super criativos se eles não se conectarem com o seu público alvo.

 

Para conseguir planejar a criação de conteúdo digital é preciso realizar algumas atividades prévias essenciais para suas ações de marketing digital, tais como:

  1. Conhecer o seu público alvo
  2. Traçar a Jornada do seu cliente e confrontá-la ao funil de vendas
  3. Definir a persona da marca
  4. Traçar os objetivos para a produção de conteúdo
  5. Identificar quais as redes sociais que faz sentido para sua marca
  6. Criar a identidade visual
  7. Definir o cronograma de postagens

Se você ainda não definiu esses pontos para sua empresa, leia o ebook Jornada do Clientes. Clique aqui e baixe grátis.

 

Realize as etapas do processo criativo para estimular ideias

 

Etapas do processo criativo

Além do planejamento citado acima, é importante lembrar que todo processo criativo deve ser dividido em etapas.

 

1ª etapa – Definição dos objetivos do conteúdo

A primeira etapa do processo criativo engloba um estudo baseado no seu planejamento de ações de marketing digital, que deve estar pautado na jornada do seu cliente, no funil de vendas e na persona da sua marca.

 

Você precisa ter muito claro o objetivo do seu conteúdo. Ou seja, uma meta alcançável que resultado que o seu trabalho deve atingir. Se a ideia é gerar trafego para o seu blog, ou atrair leads para um Landing Page. Se quer atingir o topo do seu funil ou o meio dele para gerar relacionamento.

 

Leia também: Etapas do Funil – Aprenda como agir em cada uma delas

 

2ª etapa – Definição de temas

Com o seu público e persona em mente, é hora de partir para as pesquisas de temas relevantes.

  • Acesse os principais sites de conteúdo sobre a determinada área. Jornais, revistas, associações, entidades, organizações e sites governamentais são boas fontes para conseguir ideias de temas relevantes.
  • Siga as redes sociais dos seus concorrentes e acompanhe o que eles estão fazendo.
  • Pense nos problemas que o seu público enfrenta no dia-a-dia e que você pode contribuir com dicas e sugestões.
  • Consuma materiais offline, como livros em geral, programas, filmes e séries que estão em alta.
  • Pense em temas de entretenimento. Não foque somente em temas relacionados ao seu negócio, mas trabalhe também no emocional do seu público-alvo.
  • Confira sempre o calendário de datas comemorativas e comerciais. A área da saúde por exemplo possui um calendário rico de datas de prevenção a inúmeras doenças e algumas delas são essenciais para levantar bandeiras de preocupação social. Temas como Outubro Rosa, Novembro Azul, Dia dos Professores, Black Friday, além das vésperas de feriados podem contribuir na produção de conteúdo para redes sociais e diversos outros meios.

3ª etapa – Pesquisa, inspiração e desenvolvimento do tema

Umas das maneiras de criar um conteúdo criativo e com bastante informação é exercitar sua própria curiosidade. Com o tema em mente, explore os principais pontos para sanar suas próprias dúvidas. Coloque-se no lugar do leitor pensando que ele precisa solucionar um problema utilizando o seu material.

 

Busque referências já trabalhadas por outras empresas e, a partir dessas referências, pense numa abordagem diferente e com novas informações.

 

Quando for se apoiar em dados, o que é muito positivo para todo o tipo de conteúdo, busque fontes seguras para o segmento, além de informações atualizadas. Não adianta trazer dados de pesquisas muito antigas para embasar seu conteúdo. Você perde credibilidade frente a concorrência que entrega fatos novos.

 

4ª etapa – Definição dos Formatos

Sabemos que é possível explorar o mesmo tema em diferentes formatos e você pode usar isso a seu favor. Na hora de produzir seus materiais visuais, é muito importante manter a identidade criada para a sua marca. Evite trabalhar layouts diferentes em seus posts e e-mails.

 

A paleta de cores e o design visual previamente estabelecido garante lembrança da marca. Desta forma você marca presença e conexão com a sua audiência.

 

Já em relação aos formatos, são inúmeras as opções para as redes sociais, como por exemplo o carrossel, imagem estática, imagem animada, reels, story, vídeos e artigos.

 

Uma boa oportunidade é explorar um mesmo tema em diferentes formatos e aprofundamentos, como por exemplo criar um artigo para seu blog e LinkedIn e gravar um vídeo sobre o tema para o Youtube.

 

Ainda, é possível se aproveitar dos destaques desse conteúdo completo, resumindo para um formato de carrossel com dicas para as redes sociais. O mesmo tema pode ser transformado em uma chamada de um e-mail de conteúdo, com links de redirecionamento para a página com o conteúdo completo.

 

Com um único tema, você cria diferentes formatos e cumpre objetivos de atingir públicos com comportamentos diferentes. Esse tipo de ação funciona muito bem para gerar tráfego para o seu site e blog, novos leads e consequentemente aumentar as vendas de um produto ou serviço, além de gerar reconhecimento da marca.

 

5º Passo – Analise seus conteúdos passados

Nada melhor do que as análises de tudo o que já foi criado para aguçar a sua criatividade nas produções futuras. Faça mais do que faz sucesso e explore outra abordagem para um tema que não teve a visibilidade esperada.

 

Além de ser uma prática necessária para continuar entregando conteúdo que faça sucesso e atinja os objetivos das ações de marketing digital, as análises podem motivar abordagens complementares às já oferecidas, facilitando a esteira de produção.

 

Um tema pode puxar o outro e isso é muito benéfico para o processo criativo e de consistência para a marca.

 

Cuidado para não se contradizer. Os conteúdos cumprem o papel de oferecer um pensamento ou crença sobre algo que a empresa defende. Então quando for trabalhar um mesmo tema com outra abordagem, verifique se a defesa está para a mesma causa em todos os materiais.

 

Concordar e discordar de algo ao mesmo tempo em materiais diferentes é um grande risco para perder credibilidade, seguidores e vendas!

 

5 Dicas para aguçar a criatividade e contribuir na produção de conteúdo:

Uma mente tranquila, descansada e de bem com a saúde não quer guerra com ninguém e ainda trabalha muito melhor. A sobrecarga de trabalho pode atrapalhar o processo criativo. Portanto, o equilíbrio emocional e da rotina podem contribuir para o seu desempenho na criação de conteúdo.

 

Confira algumas atividades que podem te ajudar a desestressar a aguçar a criatividade

  1. Pratique seu Hobby – Se você tem um hobby, como ler, bordar, dançar, andar de bicicleta ou simplesmente maratonar uma série, reserve um tempo para isso.
  2. Pratique caminhada – Está comprovado que caminhar aumenta a criatividade. É o que comprova uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. A melhora na criatividade foi identificada durante as caminhadas e também nas atividades paradas que seguiram às sessões.
  3. Mude hábitos – Que tal se expor a experiências diferentes?! Se não costuma visitar museus, programe-se para conhecer um. Se costuma fazer sempre o mesmo caminho para chegar no shopping, que tal mudar a rota?! Explore atividades diferentes para exercitar o seu cérebro e aprenda a consumir informações diferentes dos habituais.
  4. Olhe a sua volta – Já ouviu dizer que o amor pode estar do seu lado? Brincadeiras à parte, a criatividade pode surgir de elementos simples e comuns que estão próximos a você. Aproveite e olhe ao seu redor. Veja o que as pessoas estão fazendo e deixe a mente viajar.
  5. Adote uma rotina saudável – Comer adequadamente, não pular refeições, ter pausas para um lanche, praticar exercícios regularmente e dormir pelo menos 7 horas diárias são recomendações de profissionais da saúde, mas que fazem total diferença no processo criativo.

Ter um tempo para cuidar de você faz diferença no resultado das suas entregas, tanto profissionais como pessoais.

 

Quando a falta de tempo atrapalha o processo criativo

Se você faz parte de uma equipe de marketing e comunicação já deve ter sentido falta de umas horinhas a mais no seu dia. Parece que o trabalho não tem fim e você acaba ficando sem tempo para criar conteúdo mais criativo, não é mesmo?

 

Uma das maneiras de solucionar o problema de falta de criatividade na produção de conteúdo, é destinar algumas atividades para uma agência especializada em marketing digital.

 

Ao contratar uma agência, como a CRP Mango, você conta com uma equipe multidisciplinar completa e especializada em inbound marketing, produção de conteúdo, gestão de mídias sociais, mídia paga, análises de SEO, desenvolvimento de sites e mobile. Clique aqui e conheça nosso trabalho!

Veja também