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E-commerce 2024: veja calendário para o seu negócio!

02/01/2024

Datas comemorativas são excelentes para impulsionar as vendas do seu negócio. Algumas podem não ser tão úteis, não fazer sentido ou sequer merecerem menção. No entanto, outras devem fazer parte do seu planejamento, com uma estratégia bem alinhada! 

Se pensou na Black Friday e Natal, está no caminho certo, essas datas são extremamente importantes para qualquer e-commerce. Mesmo que tenham registrado uma queda em 2023, não é motivo para desanimar. A Black Friday, por exemplo, teve uma queda de 16,3% em relação a 2022, como apontado pelo InfoMoney. E no mesmo período, a Shopify registrou mais de 9 bilhões de dólares entre a Black Friday e a Cyber Monday em suas lojas.  

Já o Natal teve um crescimento modesto em comparação a 2022. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as lojas online registraram um aumento de 2,4% nas vendas em 2023 em relação a 2022. Portanto, são datas que merecem atenção especial.  

Continue conosco nesta página para conhecer mais datas comemorativas e impulsionar suas vendas em 2024.  

 

Prepare seu e-commerce para 2024

 

As datas comemorativas ideais para o e-commerce são aquelas bastante comerciais ou aquelas que tenham relação com o seu negócio. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas femininas, é válido pensar em estratégias para o Dia do Beijo, que acontece em 13 de abril, utilizando roupas para um encontro romântico.  

Vale ressaltar que em 2024 há duas datas importantes que devem ser consideradas, pois podem impactar diretamente as vendas durante o período: as Eleições para prefeito e vereador, e as Olimpíadas, que ocorrerão em Paris.  

 

Datas importantes para o e-commerce 

  • 09/02 a 13/02 – Carnaval 
  • 15/03/2024 – Dia Mundial do Consumidor 
  • 31/03/2024 – Páscoa 
  • 12/05/2024 – Dia das Mães 
  • 22/05/2024 – Dia do Abraço 
  • 12/06/2024 – Dia dos Namorados 
  • 28/06/2024 – Dia Internacional do Orgulho LGBT 2024 
  • 26/07 a 11/08 – Olimpíadas 
  • 11/08/2024 – Dia dos Pais 
  • 15/09/2024 – Dia do Cliente 
  • 06/10/2024 – Eleições 
  • 12/10/2024 – Dia das Crianças 
  • 29/11/2024 – Black Friday 
  • 02/12/2024 – Cyber Monday 
  • 25/12/2024 – Natal 

 

Mas qual a importância disso?  

Um planejamento de datas é essencial para organizar e otimizar o seu tempo nas estratégias de vendas e marketing. Com tudo planejado e sabendo quais datas utilizar em suas campanhas, fica mais simples para entender a demanda, organizar o estoque, produzir novas comunicações, e criar promoções para o seu público.  

Adiantar dessa forma estratégica permite ainda a se preparar para possíveis adversidades, como a falta de um produto, oscilações de preços, entre outros motivos.   

 

Como estruturar da melhor forma?  

Sabendo quais datas entrarão em seu calendário, o próximo passo é estruturar e listar o que será necessário para colocar a ideia em prática – seja no papel ou no computador. É hora de reunir sua equipe e compreender as demandas de todas as áreas envolvidas nas ações, como marketing, estoque, contabilidade e até jurídico (algumas promoções, como sorteios, exigem uma análise jurídica).  

Com essa etapa detalhada no planejamento do calendário de datas, seu negócio não perderá oportunidades únicas de vendas durante esses períodos. O mesmo vale para as datas que podem impactar negativamente, como os períodos de baixa de compras – como o mês de janeiro – e até o período das Eleições, no qual muitos estarão focados nos debates.  

 

Resumindo, analise cada data e compreenda se elas podem fazer parte da sua estratégia de vendas. Temos outras dicas para o seu negócio aqui em nosso blog! Fique informado em 2024!  

 

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