Busca

Você sabe como garantir segurança e eficiência na finalização das compras online?

14/09/2023

A segurança é um dos pontos mais importantes quando estamos falando de transações online. Isso porque, à medida que o e-commerce começou a se expandir e as pessoas compreenderam que é mais prático adquirir seus produtos pela internet, a quantidade de golpes e fraudes também aumentou. 

 

Para você ter uma ideia, segundo um levantamento da ClearSale, empresa de soluções antifraude, no 1° trimestre de 2023, o Brasil registrou 3,9% em tentativas de fraudes nas compras online. O ticket médio da fraude foi de R$ 1.263, resultado 9,4% maior em relação ao mesmo período do ano anterior. 

 

Por isso, atualmente existem diversas medidas de segurança no e-commerce para proteger os usuários. Dessa forma, os dados pessoais, de localização, além de informações bancárias podem ser informados em ambientes seguros por protocolos atuais como o certificado SSL. 

 

Nesse cenário, os consumidores estão cada vez mais exigentes no processo de compra online. É por esse motivo que plataformas de e-commerce precisam oferecer uma experiência otimizada e segura em todas as etapas de compra, principalmente na finalização, o chamado checkout, onde é necessário inserir informações bancárias, de contato, etc. 

 

Por isso, em 2015 a VTEX, plataforma parceira da CRP Mango, lançou o SmartCheckout, solução que otimiza a finalização de compra online de forma segura e eficaz. 

 

Nesse artigo você irá entender como o SmartCheckout funciona e todos os benefícios para o seu negócio. Continue lendo! 

 

Compra online

O seu e-commerce preza pela segurança?

 

SmartCheckout: a solução para garantir segurança e eficiência nas compras online 

Você sabia que é justamente na etapa de finalização do carrinho, ou checkout, que muitas vendas são perdidas? Conforme dados da Barilliance, empresa que oferece soluções em e-commerce, cerca de 75% das vendas deixam de ser feitas devido ao abandono de carrinho.   

 

Há uma série de razões que podem levar à desistência de uma compra, porém, podemos elencar a falta de segurança por parte da loja, um custo de frete muito elevado, o aparecimento de custos inesperados e checkouts muito longos e de preenchimento complicado. 

 

Por isso, otimizar o processo de finalização da compra online pode evitar que uma venda seja perdida. Basicamente, o SmartCheckout da VTEX foi desenvolvido para otimizar o processo de compra online de modo que os usuários possam concluir o pedido em um site informando apenas o e-mail e o código de segurança do cartão de crédito.  

 

Veja como funciona: na primeira compra em um e-commerce que utiliza o SmartCheckout, o usuário realiza o cadastro no site e fornece apenas as informações necessárias para fechar a compra, como os dados pessoais e de pagamento. Tudo isso em apenas uma página, o que reduz o tempo médio de fechamento de primeira compra de 5 para 1 minuto, otimizando a conversão. 

 

Quando esse usuário retorna ao site para uma segunda compra, o processo de finalização é ainda mais rápido. Basta informar o e-mail no momento do checkout e, caso o e-mail seja reconhecido pelo SmartCheckout, todos os dados do cliente serão automaticamente preenchidos, faltando somente o código de verificação do cartão de crédito. 

 

Visando a segurança e proteção dos dados dos clientes, as informações preenchidas de forma automática são anonimizadas de forma certificada pelo PCI-DSS, padrão internacional mais rigoroso para segurança em meios de pagamentos, assim, somente o proprietário do e-mail é capaz de reconhecer suas informações. 

 

SmartCheckout x LGPD 

Com a consolidação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no Brasil, é importante que toda tecnologia que visa facilitar o processo de compra online leve em consideração a segurança das informações pessoais dos usuários. No caso do SmartCheckout, os dados utilizados são aqueles essenciais para operações de e-commerce – tais como nome, endereço e número do cartão de crédito.  

 

Caso um terceiro tente acessar informações de um outro consumidor, o dado apresentado é anonimizado de forma certificada pelo padrão PCI-DSS de segurança em pagamentos, ou seja, não representa uma informação completa. Além disso, o código de segurança do cartão de crédito (CVV) é necessário para a finalização de uma compra e não é possível alterar o endereço de e-mail do cadastro ou o endereço de entrega, sem fazer o login ou autenticar essa mudança via e-mail. 

 

A CRP Mango possui um time especialista em e-commerce 

Estando há mais de 20 anos no mercado, nós da CRP Mango contamos com toda a experiência e know-how que o seu negócio precisa. Somos parceiros das principais ferramentas e plataformas de e-commerce, como a VTEX e a Shopify. 

 

Clique aqui e saiba mais sobre os nossos serviços! 

Veja também