20/02/2024
Uma das tendências de 2024 (que já adiantamos aqui em nosso blog ano passado) é a consolidação do mobile e-commerce, isto é, do uso do mobile como instrumento de compras e da estratégia voltada para garantir isso. Afinal, estamos sempre com o celular na mão e temos certeza de que você já deve ter utilizado ele para fazer uma compra, certo?
O mobile já está presente, sim, em nossa rotina, a diferença é que esse ano ficará cada vez mais consolidado e será uma peça fundamental para o aumento das vendas do e-commerce.
Em 2023, o mobile commerce foi responsável 56% das transações de e-commerce só na América Latina, segundo dados do Global Payments Report (GPR). A previsão é de que até 2026, o mobile commerce seja responsável por 63% das vendas do e-commerce na América Latina.
Talvez você esteja lendo este artigo pelo celular agora mesmo e, se não estiver, muito provavelmente o seu celular está bem aí do seu lado. Isso mostra que, sim, estamos sempre próximos ao mobile durante o dia, noite, no trabalho e nos intervalos.
Então, é lógico pensar que a sua loja pode estar acessível, por um toque de dedo, do seu consumidor, certo? Com um site responsivo, funcional e bem configurado para o mobile, o usuário terá uma excelente experiência e as chances de conversão serão enormes.
Com a sua loja na palma da mão, não será preciso o usuário ver alguma publicidade ou post patrocinado, sair do mobile, ligar o computador, fazer uma busca sobre o seu site e então navegar. Basta um clique e ele já está na sua loja pronto para encher o carrinho.
Durante a pandemia do Coronavírus, as buscas por assistentes de voz cresceram 47%, segundo a pesquisa feita pela consultoria Ilumeo. Isso mostra que cada vez mais pessoas preferem pesquisar falando ao invés de digitar na caixa de busca.
Mas o que o e-commerce tem a ver com isso? O Voice Commerce, como é chamado, é a estratégia de utilizar o assistente de voz para buscar um determinado produto tanto dentro do site quanto pelo buscador.
Você já deve conhecer – e até mesmo utilizar – alguns assistentes de voz, como o Google Assistente (Google), a Siri (Apple) e Alexa (Amazon). Eles podem ser instalados em outros dispositivos, como celulares, televisões e relógios, além de poder integrar a outros dispositivos, mudando e facilitando a experiência.
Para o usuário, basta dizer o objeto de desejo que o assistente se encarrega em apresentar a pesquisa. Também é possível ouvir detalhes do produto e finalizar a compra (caso as condições de pagamento estejam configuradas automaticamente) apenas por meio do comando de voz.
Para o dono do e-commerce, isso é sinônimo de agilidade na busca pelo produto. O Voice Commerce agiliza a compra, tornando a experiência mais dinâmica, rápida e sem nem precisar pegar o aparelho e digitar. Além disso, deixa a experiência do cliente melhor, por ser mais ágil e possível de fazer em momentos em que é necessário dividir a atenção com outra tarefa, por exemplo, enquanto dirige.
Há alguns desafios que precisam ser tratados para evoluirmos com esse tipo de estratégia nas vendas, como segurança, privacidade, limitações tecnológicas e informações.
Para evitar problemas com compras indesejadas e fraudes, é preciso ser bastante transparente com o tipo de uso de dados. As limitações tecnológicas também podem ser um desafio, pois a Inteligência Artificial pode ter dificuldades em entender o que o usuário deseja se tiver muito barulho externo e problemas na pronúncia e/ou fala. Para isso é preciso apresentar uma mensagem mostrando as características básicas para utilizar o Voice Commerce de forma eficiente, por exemplo.
Com isso, chegamos na explicação do último desafio: informações. É normal gerar alguma desconfiança por parte de alguns usuários por preferirem ou estarem acostumados com a forma tradicional da pesquisa. Levar informação e explicar como funciona irá ajudar seus usuários a utilizarem uma nova ferramenta em seu site.
Primeiro de tudo, leve informação para seus clientes e estimule o uso dessa ferramenta. Com isso, é preciso adaptar seu site, não apenas para o mobile, mas como também para o Voice Commerce, sempre de maneira transparente.
Ainda sobre adaptar o site, é muito importante editar e revisar os filtros de busca para facilitar no momento da indicação de produtos que o usuário estiver pesquisando.
Por último, mas tão importante quanto, talvez o segredo do Voice Commerce funcionar muito bem em seu site, é investir em SEO (Search Engine Optmization, no inglês para Otimização dos Mecanismos de Busca). Essa técnica é importantíssima para seu site ser encontrado pelo assistente de voz – e também pelo buscador.
Basicamente, com um bom SEO, seu site ficará bem posicionado nos mecanismos de busca, como o Google. E da mesma forma que funciona para as pesquisas digitadas, com o assistente de voz, os resultados de busca é o mesmo. Portanto, quanto melhor a posição na página do buscador, mais o seu site irá aparecer para os usuários que buscam determinado termo.
Você pode ler mais sobre SEO e como funciona bem aqui: https://crpmango.com.br/o-que-e-seo/
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