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2024: conheça as principais tendências para o mercado de tecnologia

13/12/2023

Esse ano foi cheio de informações com muitas mudanças e questionamentos tecnológicos. Afinal, 2023 teve tantas coisas acontecendo que parece que vivemos demais em um só ano. Muitas discussões sobre segurança da informação e tudo e mais um pouco sobre a Inteligência Artificial. 

Então, se você acompanhou – ou tentou acompanhar – cada uma das mudanças, tendências e inovações desse ano que se encerra, já dá para imaginar um pouco do que 2024 tem para nos entregar.  

Como sabemos que você é uma pessoa informada, sabe que nós da CRP sempre preparamos os melhores temas para te deixar por dentro de cada tendência. Para o ano que vem não será diferente, siga com a gente nessa página e venha se preparar conosco para o mercado de 2024 que já está chegando!  

Conheça as tendências de 2024

O que esperar de 2024?  

Um ano novo sempre traz aquela onda de empolgação, excitação, ansiedade e talvez até um pouco de medo. Assim, saber as tendências do mercado ajuda a prever as estratégias para os primeiros meses, principalmente para o primeiro trimestre do ano.  

Pode esperar que as discussões sobre segurança da informação e Inteligência Artificial seguirá nos próximos meses, visto que são assuntos novos e pertinentes que mexe com muitos segmentos do mercado para além da tecnologia.  

Fizemos uma lista das tendências para ficar de olho desde já: 

  • Melhoria nos modelos existentes 

Se o ChatGPT-4 já mostrou um serviço mais amplo que o ChatGPT, imagina uma evolução deste, como um possível ChatGPT-5? Além, é claro, de outros modelos de IA generativas que surgiram e são melhoradas com o tempo. A tendência é termos mais melhorias nos modelos já existentes para o ano que vem.  

  • Design generativo 

O uso da IA em softwares de design já está presente no dia a dia de muitos designers, segundo Fernando Silva, UX designer da CRP Mango, o impacto foi crescente e as principais empresas da área criativa passaram a incorporar IA em suas plataformas.  

Essa Inteligência Artificial ajuda na otimização de tempo e na criação de protótipos, peças publicitárias e demais artes, como o preenchimento generativo do Photoshop do Adobe Firefly. “Com este recurso já foi possível que eu poupasse muito tempo em manipulação de imagens e texto, por exemplo”, comenta Fernando.  

Apesar de todo o cuidado na criação de artes com IA, é um campo que devemos prestar atenção para os próximos meses. Ainda segundo Fernando, a criação generativa de imagens se popularizou com ferramentas que auxiliam o trabalho do designer e de profissionais que não têm o domínio da ilustração. Um exemplo disso é a ferramenta Dall-e da OpenAI, a empresa criadora do ChatGPT. 

“É importante tocar no lado ético da questão, em especial a criação de arte por IA. Por padrão, os modelos se alimentam de criações e obras artísticas de toda a internet, o que permite que um modelo generativo copie o estilo de um determinado artista”, completa.  

  • Vídeo, fala e áudio generativos 

Você com certeza já viu alguma mídia feita por IA, como alguma personalidade “falando” em vídeo sobre algo que nunca disse. Apesar de parecer brincadeira, é também preocupante e já podemos esperar a melhoria desses aplicativos tecnológicos para o próximo ano.  

Repare bem como esses vídeos, áudio e falas foram se aperfeiçoando durante os últimos meses, por isso, é de se esperar que melhore cada vez mais e se preparar para os riscos e frutos disso já deve entrar no seu planejamento.  

  • IA multimodal 

As ferramentas mais conhecidas são especializadas em um único “modo”, seja somente imagem ou texto ou sons. A OpenAI, empresa do ChatGPT, deixou claro que está trabalhando para deixar a próxima versão multimodal, ou seja, que consiga compreender outros tipos de comunicação e responder com imagens e áudios (atualmente, a interação é apenas em texto).  

Preparado para viver de forma multifacetada com a Inteligência Artificial no próximo ano?  

  • IA mais presente em serviços e aplicativos 

Comece a se despedir de chatbots totalmente robotizados. Segundo a AIM Research, empresa especializada em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, até ano que vem, uma IA conversacional fará parte de 40% das aplicações empresariais como recurso incorporado. Imagina a IA trabalhando em conjunto para uma melhoria na experiência do cliente?  

  • Interferências na sociedade 

Como tudo tem um lado não tão positivo, esse crescimento da tecnologia generativa pode interferir na sociedade, influenciar e manipular a opinião pública para temas importantes como política, eleições e saúde. Até a postagem dessa publicação, acreditamos que você verá notícias de celebridades e políticos dando explicações sobre possíveis falas e vídeos criados por IAs.  

 

Como se preparar para cada uma das tendências de mercado?  

Para além das questões alarmantes e cuidados sobre esse avanço tecnológico da IA, devemos fazer algumas perguntas: a sua empresa está preparada para essas inovações? A IA ajudaria o seu negócio a crescer? Ou atrapalharia?  

Pensar nessas perguntas e tentar respondê-las é um excelente caminho para continuar buscando especializações tecnológicas e acompanhar esse mercado de pertinho. Já é esperado que esse avanço das IAs irá aprimorar cada vez mais o trabalho no ramo tecnológico e do marketing digital, deixando-os mais eficientes e produtivos.  

“No entanto, é importante ressaltar que o trabalho aprimorado não substitui o trabalho humano. A IA é uma ferramenta que pode ser usada para complementar o trabalho humano, não para substituí-lo. Os funcionários ainda são necessários para realizar tarefas que exigem criatividade, pensamento crítico e interação humana”, comenta o nosso engenheiro de software, Argeu Silva.  

Como explicado pelo Argeu, as ferramentas de Inteligência Artificial funcionam como um complemento do trabalho, uma ajuda eficiente para automatizar tarefas que demandam tempo e que podem ser executadas por uma IA, como gerar relatórios, responder perguntas (FAQ) e automatizar e-mails. “Isso libera os funcionários para se concentrarem em tarefas mais estratégicas, como desenvolver novas estratégias de marketing, criar conteúdo criativo e construir relacionamentos com clientes”, completa Argeu.  

Portanto, uma ótima forma de se preparar para essas tendências do mercado é continuar lendo artigos sobre essas tecnologias, conhecer e mexer nas novas ferramentas, como as já citadas e as que estão chegando, como o Gemini, que pode ser usado com AI Bard, do Google. E mais: além da IA te ajudar nas tarefas repetitivas e automatizadas, um bom parceiro pode te ajudar a pensar criativamente nas estratégias 

 

Quer implementar mais tecnologia ao seu negócio?  

É fundamental contar com especialistas para atrelar tecnologia ao seu negócio. Com uma equipe especializada, é garantido a melhor utilização de cada app implementado e a adequação – inclusive jurídica – de tudo que aparecer e precisar.  

Quer entender mais sobre isso? Entre em contato com a CRP Mango. Podemos tirar dúvidas e ajudar no planejamento de projetos com tecnologia. 

 

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