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O que é SEO e por onde começar?

17/01/2023

Veja tudo que você precisa saber sobre SEO para começar a otimizar seu site 

 

Você já se perguntou qual é a melhor estratégia para aumentar o tráfego no seu site e, consequentemente, gerar mais visibilidade para o seu negócio? Uma boa forma é através do SEO, que é uma das principais estratégias do Marketing Digital. 

 

SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca. Ou seja, trata-se de um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web com o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico em buscadores como o Google. 

 

Quem não deseja aparecer nas primeiras posições do maior buscador do mundo, né? Lá estão os links mais clicados pelos usuários, que, na maioria das vezes, não costumam passar da primeira página para encontrar as respostas que buscam. Para isso, uma boa estratégia de SEO faz com que você chegue lá. 

 

Quer saber mais sobre como o SEO funciona e como começar a otimizar sua página? Continue lendo e saiba mais! 

 

SEO

O que é o SEO e para que ele serve?

 

Como o SEO funciona? 

Para você entender a importância do SEO, precisamos explicar antes um breve resumo de como funcionam os motores de busca: em cada pesquisa realizada no Google, por exemplo, a plataforma procura organizar os conteúdos em um ranking que ofereça as melhores respostas nas primeiras posições. 

 

Aliás, conforme uma análise do Backlinko, empresa especialista em SEO, os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques, enquanto que apenas 0,78% dos usuários clicam em algum link na segunda página dos resultados. 

 

Por isso, é possível dizer que cada pesquisa significa uma oportunidade para a sua marca oferecer a melhor resposta para o que os usuários buscam, concorda? Mas, para isso, é preciso mostrar ao Google que seu negócio tem a melhor resposta e merece aparecer nas primeiras posições. 

 

Ao contrário do que você pode estar imaginando, ter o melhor conteúdo não basta. É importante também oferecer uma boa usabilidade e proporcionar uma boa leitura das páginas ao Google. É aí que entram as estratégias de SEO. Ah, e vale dizer que a otimização das ferramentas de busca envolve apenas estratégias orgânicas, ou seja, não há compra de mídia. 

 

Por onde começar? 

Resumidamente, o SEO é uma forma de melhorar o seu site e adaptá-lo aos “padrões” do Google, aumentando as chances de sua página aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca de forma orgânica. 

Mas como, efetivamente, aplicar estratégias de SEO em seu site? Veja algumas dicas: 

  • Escolha boas palavras-chave:

    A palavra-chave é um elemento essencial na criação de conteúdo, porque ela deve corresponder às buscas dos usuários para que o texto seja encontrado. Sempre a inclua em algumas partes essenciais da página, como na URL, H1 e no início do texto. 

 

  • Crie uma Meta Description:

    Aquele mini resumo que vem logo depois do título de um artigo nas páginas de busca é a Meta Description. Ela é essencial na otimização, pois influencia na taxa de cliques.  

 

  • Defina uma URL:

    O Google utiliza as URLs para identificar sobre o que uma página trata. Então, defina a sua, e lembre-se de incluir a palavra-chave, como mencionamos antes. 

 

  • Tenha um design responsivo:

    A responsividade de uma página é um dos fatores de rankeamento mais importantes. Garanta que ela tenha uma performance boa tanto no desktop quanto no mobile. 

 

  • Melhore a velocidade de carregamento do site:

    Quer que sua página fique bem posicionada nos resultados de busca? A velocidade de carregamento é essencial para isso. Os usuários não têm paciência, então é preciso ser veloz. Se você tem um e-commerce, isso é ainda mais importante. 

 

Agora conta pra gente: você já sabia o que era SEO? Já pesquisou sobre o assunto? 

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