WhatsApp para Empresa: Por que sua estratégia de vendas não pode ficar sem esta ferramenta?
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No Brasil, o WhatsApp é mais do que um aplicativo de mensagens: é uma ferramenta indispensável para comunicação. Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o aplicativo de mensagens instantâneas da Meta está instalado no smartphone de 99% dos brasileiros, ou seja, praticamente todos os brasileiros com acesso ao mobile têm uma conta de WhatsApp. E o cenário é ainda mais favorável: a grande maioria abre o aplicativo diariamente.
Então podemos dizer que a plataforma deixou de ser apenas um canal de troca de mensagens para se tornar uma parte fundamental da vida das pessoas. E isso significa que ele também se tornou um importante aliado estratégico de negócios para marcas que sabem aproveitar o seu potencial.
Neste artigo, você entenderá como integrar o WhatsApp ao seu CRM, utilizar chatbots e automação de marketing para impulsionar resultados, mas, principalmente, o porquê do “zap” ser uma ferramenta tão significativa. Veja mais abaixo.
Se a sua empresa ainda não incluiu o WhatsApp para Empresa na estratégia de vendas, ela pode estar perdendo oportunidades valiosas de conectar-se com clientes de forma ágil, personalizada e eficiente e ainda deixando o caminho aberto para concorrentes. Segundo a pesquisa “O Panorama de Marketing e Vendas 2024”, realizado pela RD Station, cerca de 70% das companhias brasileiras usam a ferramenta em suas estratégias, número em crescimento.
E o motivo para integrar o aplicativo? A facilidade do contato com os clientes. Dados mostram que 79% dos brasileiros já contactaram marcas pelo app para tirar dúvidas ou pedir suporte técnico e 66% já contrataram um serviço. Além disso, 62% já compraram algo pelo WhatsApp. Ou seja, quer um contato direto? Fale pelo WhatApp, que é onde o cliente realmente está.
Contudo, não é apenas por conta do volume ou da preferência que o WhatsApp pode ser escolhido: a pesquisa da RD Station mostrou que 70% das empresas considera o canal como a maior taxa de sucesso no contato com o Leads, ficando à frente da visita presencial (32%) e do telefone (31%).
A integração do WhatsApp Business com plataformas conversacionais, ferramentas de inteligência artificial e de automação de marketing permite facilitar a comunicação com o cliente, dando suporte automatizado quando necessário e tirando dúvidas. Além disso, é possível segmentar os clientes, gerar relatórios sobre os atendimentos e entender melhor o comportamento em relação à ferramenta.
Para gestores e empreendedores, isso significa:
Quando falamos sobre a integração entre WhatsApp para Empresa e ferramentas como o RD Station Conversas, ainda podemos centralizar o histórico de interações, segmentar leads por diversos filtros e automatizar follow-ups, acompanhando o desempenho time em uma ferramenta especializada.
Os dados gerados também podem ser integrados a outras ferramentas ou plataformas, como o RD Station CRM e RD Station Marketing, melhorando a gestão e aumentando a taxa de conversão em estratégias de nutrição.
Por exemplo, o RD Station Marketing permite a criação de automações e workflows que direcionam leads do e-mail marketing para contatos via WhatsApp, também permitindo levar leads para campanhas de e-mail e ter uma nutrição multicanais.
O uso de chatbots é uma necessidade para marcas maiores, especialmente para empresas com operação de e-commerce. Ele permite um contato com o cliente em todos os momentos, inclusive durante períodos fora do horário comercial. Isso melhora a experiência do cliente e reduz custos para a empresa, que não necessita mais de operadores 24h.
Com a RD Station Conversas, é possível criar chatbots inteligentes para:
Na ferramenta, existem diversas formas de criar fluxos de conversa para uma experiência fluida para diferentes tipos de contato, permitindo gerar uma maior fidelização e evitar a perda de vendas em horários alternativos. Além disso, os gestores podem acompanhar dashboards para comprovar seus resultados, relatórios de desempenho e uma ferramenta de análise de emoção, sabendo o que priorizar.
Incorporar o WhatsApp para Empresa na estratégia de vendas não é mais opcional: é uma necessidade para quem quer se destacar. Combinado a ferramentas como RD Station CRM e RD Station Conversas, você automatiza processos, qualifica leads e oferece experiências memoráveis aos clientes.
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