Busca

Tráfego orgânico – Dicas para aumentar as visitas do seu site

08/12/2021

Aumentar as visitas de um site é a principal estratégia de todos os profissionais de de Marketing. Mas como fazer isso por meio do tráfego orgânico? Confira algumas dicas importantes.

 

O tráfego orgânico é uma das estratégias de marketing digital que tem como principal objetivo aumentar o número de visitas nas páginas de um site. Mas para que isso aconteça de forma consistente é preciso dar atenção ao conteúdo disponível no seu site.

 

Antes de partir para as dicas, vamos conhecer um pouco mais do que significa tráfego orgânico.

 

O que é Tráfego Orgânico?

O tráfego orgânico é toda a visita que chega ao seu site de maneira natural, sem que exista qualquer tipo de anúncio. Esse tráfego, considerado espontâneo, acontece por meio de buscas realizadas no Google, Bing, Firefox e outros buscadores digitais. Antes que você pergunte o que é busca orgânica, é exatamente essa busca natural, desconsiderando páginas que estão no topo por meio de anúncio.

 

Na prática, quando um internauta acessa um buscador para fazer a pesquisa sobre algo, ele inclui a palavra principal sobre determinado assunto. A partir daí, o buscador faz uma varredura entre os sites e devolve com todos os endereços virtuais que possuem aquele termo ou palavra buscada.

 

É comum os buscadores entregarem esses conteúdos por ordem de relevância. Os primeiros da lista normalmente são anúncios pagos, eles inclusive possuem essa discriminação no topo do link.

 

Já os demais sites são resultados orgânicos, que não possuem pagamento para estarem bem posicionados. Uma informação relevante é que 70% dos links de pesquisa acessados são orgânicos, segundo Search Engine Journal, principal site relacionado ao tema dos EUA.

 

E aí vem a dúvida comum: Como aparecer na busca orgânica e como gerar mais tráfego orgânico para o meu site?

 

A resposta é simples, você precisa de conteúdos consistentes que sigam as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) – Otimização para Mecanismos de Buscas, em português.

 

💡 Saiba o que é SEO aqui. 

 

É importante deixar claro que você não deve abandonar os anúncios de tráfego pago para focar apenas no tráfego orgânico, não é isso. O que você precisa é ter estratégias bem definidas para cada uma dessas ações.

 

Então, continuando nas estratégias para aumentar o tráfego orgânico, você vai precisar seguir algumas regras básicas. Essas regras estão relacionadas às exigências dos motores de busca para encontrar e posicionar o seu site. Veja:

 

Dicas de SEO para aumentar o tráfego orgânico do seu site

Como já abordamos nesse texto, pessoas procuram informações o tempo todo na internet. Então, se você possui um site, seja um e-commerce ou um site empresarial ou blog, e deseja aumentar o tráfego orgânico, você precisa investir em otimizações de SEO.

 

Entre as estratégias de SEO, mais de 200 fatores estão relacionados ao ranqueamento do seu site ou blog nos mecanismos de buscas. A seguir listamos os mais básicos e essenciais para iniciar suas otimizações. Confira:

 

1.Construa conteúdos relevantes

Ao produzir conteúdo para incluir no seu site ou blog, pense em construir textos que se conectem com a persona da sua marca. Além disso, esses conteúdos devem responder as perguntas mais frequentes dos seus clientes a fim de solucionar dúvidas.

 

O que define a relevância do seu conteúdo é o quanto ele é útil para quem busca. Preencher todas as otimizações que vamos relacionar aqui neste post não adiantará de nada se o seu texto não entregar informações suficientes.

 

O grande problema e um dos mais comuns e que negativam seu conteúdo é quando um visitante entra e sai da sua página em poucos segundo. Os buscadores interpretam esse comportamento como um conteúdo irrelevante, pois não prendeu a atenção do público.

 

Portanto, um conteúdo relevante é aquele em que sua persona se conecta com a linguagem, criando vínculo, se sentindo informado. Seu texto precisa educar, entregar valor e autoridade para sua empresa.

 

Lembre-se que seus conteúdos fazem parte das estratégias de marketing da jornada do seu cliente e fazem parte das etapas do funil de vendas. É com o seu discurso textual que você vai prender a atenção do seu público para a tomada de decisão de compra.

 

O uso de palavras chave, estrutura do texto, construção dos parágrafos e quantidade de palavras ou caracteres que ele possui também são considerados para atingir um bom ranqueamento orgânico. Continue acompanhando:

 

2. Utilize palavras chave para otimizar os conteúdos

Seguindo as boas práticas de SEO, você deverá relacionar as principais palavras chave que são utilizadas nas dúvidas dos internautas. Você deverá utilizar esses termos na construção do seu conteúdo, da seguinte forma:

  • Inclua a palavra chave no início do título;
  • Utilize intertítulos no decorrer do texto e inclua a palavra chave
  • A palavra-chave deve ser utilizada de maneira natural no decorrer do texto.
  • Utilize a palavra-chave também na meta descrição do seu conteúdo. (A meta descrição é o resumo que aparece logo abaixo do seu título nos buscadores. Essa é uma dica que atrai visitantes, porém usar a palavra-chave aqui não é exigência de SEO.)
  • Nomeie imagens (Alt) com a palavra chave.

3. Obedeça às quantidades de caracteres recomendadas nas meta tags

Uma das dicas mais básicas e simples de cumprir é obedecer a quantidade de caracteres recomendadas nas meta tags.

 

Vale lembrar que as meta tags são os elementos/comandos em HTML com a descrição do conteúdo que são encontrados pelos mecanismos de busca. Exemplo: <title> Dicas de SEO para tráfego Orgânico </title>, tudo que está entre a meta teg “title” será encontrada pelos buscadores.

 

Confira as quantidades máximas para as principais meta tags de conteúdo:

  • Title – Deve ter no máximo de 60 caracteres com a palavra-chave
  • Description – É importante que tenha no mínimo 100 e no máximo 160 caracteres com a palavra-chave

4. Torne-se referência

Essa dica é a mais desafiadora de todas. São estratégias que exigem a participação de outros sites recomendando os seus links para a leitura. Ou seja, sites externos utilizando seus links dentro deles.

 

Quando o seu site possui outros sites recomendando para ele através de links, sua autoridade nos mecanismos de buscas melhora e você consegue aparecer na primeira página de buscas com mais facilidade.

 

Mas não adianta sair criando blogs por conta própria só para distribuir seus links. Isso não vai funcionar. Os sites que apontam para o seu conteúdo também precisam ser relevantes.

 

5. Trate o SEO como uma estratégia duradoura. Seja persistente

É muito importante que a sua empresa tenha uma equipe focada nas estratégias de conteúdo e SEO para dar continuidade a atenção devida a essas práticas.

 

💡 Quer se aprofundar sobre a importância do SEO para o marketing digital? Clique aqui e leia nosso artigo sobre esse tema.

 

Tenha consistência e frequência nas postagens. Além disso, você não deve usar o seu site como um repositório de conteúdo. É necessário manter suas páginas atualizadas, inclusive com as boas práticas de SEO que podem mudar de tempos em tempos.

 

Mesmo adotando todas as recomendações de boas práticas, os resultados demoram a aparecer, mas é preciso ter persistência e não desistir pois os resultados são bons no longo prazo.

 

Somar as estratégias de tráfego orgânico às estratégias de tráfego pago são importantes para garantir as visitas e interesse do público para o seu negócio. Todas as ações de marketing digital, quando bem definidas e praticadas, oferecem resultados importantes para o seu negócio.

Se você se interessou por esse assunto, saiba como unir estratégias de Google Ads e Inbound Marketing.

Continue acompanhando nossas dicas e siga-nos nas redes sociais. Os links estão disponíveis aqui: LinkedIn e Instagram 😉

Veja também