E-commerce

Social Commerce – o que é e como funciona

30/11/2021

Social commerce é tendência nas vendas online com pretensão de crescimento de público nos próximos anos, segundo pesquisa do segmento.

 

As compras online tiveram um boom em 2020. Impulsionados pela pandemia, lojistas e consumidores viram na internet uma maneira de continuar vendendo e comprando. A boa notícia é que o sucesso nas vendas online chegou para ficar e junto com ela o social commerce se tornou tendência para o comércio.

 

Social Commerce é tendência de vendas online

 

O que é Social Commerce?

Social commerce, também conhecido como comércio social, é uma maneira prática de vender online por meio das redes sociais. Lojas virtuais conseguem montar vitrines de produtos ou serviços e vender por meio de aplicativos nas redes sociais, como Facebook, Instagram ou WhatsApp, por exemplo.

 

O fato de conectar pessoas de diferentes lugares, por meio de fotos, vídeos, texto e possibilidade de interações por meio de curtidas e comentários, tem feito grande sucesso entre os consumidores.

 

A oportunidade de gerar visibilidade trouxe para o marketing digital a expansão na oferta de produtos e serviços, com formatos variados de conteúdo que convencem e vendem.

 

Entre os benefícios do social commerce estão:

  • Facilidade de pesquisas,
  • Preços melhores;
  • Exposição de avaliações da loja e dos produtos;
  • Liberdade no conteúdo para as vendas.

Segundo a pesquisa da All iN | Social Miner, feita em parceria com Opinion Box e Etus, em junho de 2021, 74% dos consumidores utilizam as redes sociais para fazer compras e 76% dos consumidores pesquisam produtos via redes sociais.

 

Outro dado que demonstra tendência de crescimento do social commerce é que 70% dos entrevistados podem aderir a prática no futuro.

 

Top 4 das redes sociais mais requisitadas para social commerce

Para saber quais as redes sociais que as pessoas mais utilizam para realizar compras online, a pesquisa apontou alguns dados importantes. Confira as redes sociais mais procuradas para compras:

 

1º Google Shopping – No topo do ranking está o Google Shopping, que fica com 54% da fatia de compras virtuais.

2º. Instagram – Atualmente aparece como um dos queridinhos, com as vendas pelo Instagram Shopping

 

Aliás fizemos um artigo explicando como ativar sua loja para vender pelo Instagram Shopping. Clique aqui e confira.

 

3º. Facebook – Uma das primeiras redes sociais que estimularam as vendas hoje detém 40% do público que compra pela plataforma.

4º WhatsApp – Para 42% dos entrevistados, as compras são feitas pelo WhatsApp.

 

Como funciona o social commerce?

Para começar usar as redes sociais como uma vitrine de vendas de produtos e serviços é necessário criar um perfil, de acordo com as suas estratégias de marketing digital.

 

Assim como o conteúdo das redes sociais precisa estar alinhado à persona e público da marca, as vendas também devem seguir esse direcional, com unidade visual que se conecta com a marca e cause lembrança.

 

Além de criar a loja virtual dentro da rede social, você também pode fazer anúncios pagos para atrair ainda mais a atenção do seu público, de acordo com segmentações pontuais de comportamento e buscas realizadas na plataforma.

 

Aliar linguagem fácil e direta a imagens atraentes e conectadas, contam bastante para conseguir efetivar vendas. Mas não esqueça de manter a frequência das postagens e entregar conteúdo de valor e não apenas produto o tempo todo.

 

Quer saber mais sobre anúncios nas redes sociais? Clique aqui.

 

Atendimento – Outro ponto importante ao ingressar no social commerce é disponibilizar pronto atendimento para sanar dúvidas ou resolver problemas com entregas, preços e demais necessidade do seu público.

 

Deixar de prestar atendimento pode ser muito prejudicial nas plataformas sociais, prejudicando a reputação de uma empresa. Foque em ganhar elogios, afinal eles movimentam a rede de novos clientes a aumentam a credibilidade da sua loja virtual.

 

Agora que você já sabe o que é e como funciona o social commerce, aproveite para incluir as mídias sociais em suas estratégias de marketing digital. Esperamos que este conteúdo tenha ajudado. Continue aqui no blog e leia outros artigos sobre o mundo digital.

Veja também