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Site de Vendas – Dicas para montar sua loja online

14/01/2022

Promissor, parece simples, mas exige atenção e cuidado para conquistar bons resultados com site de vendas

 

Não é mais novidade para ninguém que ter um site de vendas é um investimento promissor. Desde 2018 as vendas online é um dos formatos de comércio em constante crescimento. Naquele ano, de 10 consumidores, 7 eram compradores online, segundo pesquisa da PwC.

 

A pesquisa apontava que 65% dos consumidores diziam comprar online regularmente. Esse porcentual era de 58% em 2014. Em 6 anos vimos esse cenário, que já era incrivelmente positivo, crescer ainda mais.

 

Segundo a Ebit Nielsen, o comércio virtual atingiu o seu maior patamar de faturamento em 2021, totalizando R$53 Bi. Aumento de 31% em relação ao mesmo período de 2020. Lembrando que no primeiro ano de pandemia, esse mesmo estudo já havia apontado crescimento de 55% em relação a 2019.

 

A tendência para os próximos anos é que as vendas online se mantenham aquecidas, afirmam especialistas do setor.

 

Dicas para montar um site de vendas

 

Site de vendas X e-commerce

É comum achar que e-commerce significa a mesma coisa que site de vendas ou loja virtual, mas na prática não é bem assim.

 

E-commerce significa comércio eletrônico. Ele engloba varejo e compras online, além de transações eletrônicas. No e-commerce são consideradas todas as etapas de um negócio, como fornecedores, compras, venda, gestão de estoque, logística e uma série de outras coisas.

 

Já a loja virtual ou o site de vendas é apenas um dos canais do e-commerce, assim como os marketplaces, vendas por e-mail, redes socias, entre outros canais.

 

Eles são complementares, ou seja, o site de vendas é um dos principais canais de um e-commerce. Porém ele não deve caminhar sozinho. Mas, se você está na etapa da criação do site, confira algumas dicas importantes para iniciar esse projeto:

 

7 Dicas para montar um site de vendas

Planejamento e muito estudo devem fazer parte das etapas de criação do seu site. Enxergar o negócio pronto antes mesmo de estar no ar é o começo. Confira dicas pertinentes que vão além de colocar um site para funcionar. Veja:

 

1. Faça pesquisas de mercado

Olhar a concorrências, estudar oportunidades e focar em diferenciais que gerem destaque entre os sites de venda já existentes podem ser desafios que vão trazer resultados positivos para a sua marca.

 

Perceba que ao mesmo tempo em que o consumidor busca lojas virtuais para solucionar suas compras, aumenta a concorrência. Sempre que possível realize um benchmark, mesmo depois da loja criada, afinal, melhorias são sempre bem-vindas, principalmente no mundo virtual.

 

Caso você já tenha uma loja física, talvez esse estudo já seja um passo a menos na trajetória de lançar um site de vendas. Porém, se o objetivo é exclusivo para vendas online e seu projeto é totalmente novo, fique de olho nos indicadores e nas tendências de marketing digital.

 

Aqui no Blog da CRP Mango frequentemente divulgamos os indicadores do setor. Em 2021 divulgamos a 44ª edição do Webshoppers, um dos estudos de maior credibilidade sobre o comércio eletrônico brasileiro e a principal referência para os profissionais do segmento. Realizado pela Ebit | Nielsen, desde 2001. Clique aqui para ler mais.

 

💡Fontes seguras de estudos sobre site de vendas, lojas virtuais e e-commerce, no Brasil:

  • ComScore
  • Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico)
  • Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (GVcia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP)
  • Ebit | Nielsen
  • Edelman

2. Fique de olho no Comportamento do Consumidor

Outra maneira de acertar na criação do seu site de vendas é realizar pesquisas direcionadas aos produtos ou serviços que pretende comercializar. Observar o comportamento do consumidor e as buscas realizadas nos sites como Google e Bing são maneiras de entender o que as pessoas procuram na internet.

 

Recentemente, o Google publicou as palavras chave mais buscadas no mundo. Reunimos os principais insights desse estudo no artigo: 7 tendências de comportamento do consumidor digital, segundo termos mais buscados no Google.

 

A qualquer tempo, você pode observar palavras específicas e comparar termos que estão em crescimento na busca dos consumidores por meio do Google Trend. Basta incluir o termo/nome do produto e pesquisar. A plataforma vai trazer um gráfico com o percentual de buscas para aquela determinada palavra/produto.

 

3. Conheça seu público

Assim como em qualquer negócio, para abrir um site de vendas, você precisa conhecer bem o seu público para conseguir atingi-lo da forma correta.

 

Já ouviu falar em jornada do cliente? A jornada do cliente digital é muito específica e precisa de atenção adequada para atingir objetivos reais. Vale a pena se aprofundar no tema para traçar uma boa estratégia de inbound marketing. Afinal, se tudo acontece na internet e a sua loja ocupa esse ambiente, você precisa focar esforços nele.

 

Leia nosso ebook sobre a jornada do cliente e as estratégias e marketing digital para gerar e nutrir leads. Clique aqui para ter acesso a esse conteúdo.

 

4. Defina o tipo de site de vendas que deseja montar

Para montar seu site de vendas é preciso definir qual será a plataforma de desenvolvimento escolhida. No mercado existem inúmeras delas que possibilitam customizar o layout e desenvolver um ambiente atraente e fácil para realizar compras.

 

O grande engano é acreditar que dá para criar seu próprio site de vendas sozinho, sem a ajuda de profissionais especializados. Isso é possível quando você define vender por meio de marketplaces como Mercado Livre, Desapega e OLX, por exemplo.

 

Ao criar seu próprio site de vendas é importante investir nas melhores plataformas logo de início.

 

Abaixo vamos relacionar algumas das plataformas de desenvolvimento de sites para criar lojas virtuais de maneira prática, mas vale a pena colocar esse projeto na mão de um especialista, pois existem variáveis que só eles conseguirão definir e adaptar para um formato que funcione para o seu negócio. Veja:

  • Wix
  • Woocommerce
  • Nuvem Shop
  • Loja Integrada
  • Vtex
  • Shopify

5. Esteja preparado para vender pelo celular

Segundo a pesquisa “Consumo Online no Brasil”, realizada em 2021 pela Edelman sob encomenda do PayPal, 91% dos brasileiros compram via smartphone. Além disso, o celular é o dispositivo mais utilizado para acessar à Internet.

 

Cerca de 99% dos brasileiros possuem celular e 58% acessam a Internet exclusivamente através do aparelho móvel. Esses dados são da pesquisa TIC Domicílios 2020, desenvolvida por Cetic.br|NIC.

 

Pensando nisso, é essencial que seu site de vendas esteja preparado para atender a maioria dos consumidores digitais. Confira 7 Dicas para otimizar seu site para o mobile.

 

6. Foque na experiência do usuário e siga as recomendações necessárias

Passear numa loja e se perder é um grande problema para efetivar a compra e voltar a comprar novamente. Essa também deve ser uma preocupação ao criar um site de vendas.

 

É muito importante que o seu site apresente performance em tempo de carregamento, possua códigos estruturados e preparados para as indexações do Google e outros buscadores.

 

Além disso, deve estar otimizado para SEO, UX (User Experience), UI (designer de interface), garantindo assim uma boa experiência para o usuário, desde a entrada do site até a finalização da compra.

 

7. Lembre-se da manutenção do site

Depois que o seu site já estiver ativo, vale lembrar que você deverá mantê-lo em pleno funcionamento. Assim como uma loja física precisa de cuidados, limpeza e organização, o site de vendas também vai precisar.

 

Melhorias, ajustes, mudanças. Todos os sites sejam eles de vendas ou não demandam ajustes frequentes. Por isso, tenha em vista a necessidade de uma equipe para realizar a manutenção frequente do seu site, além de uma equipe para incluir funcionalidades e desenvolver melhorias.

 

Gostou dessas dicas? Se você também deseja criar seu site de vendas, tire esse projeto do papel em 2022. Se precisar de ajuda, aqui na CRP Mango oferecemos um time especializado em marketing digital. Clique aqui e conheça mais os nossos serviços.

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