Busca

SEO para Redes Sociais: Mídia ganha espaço na busca para Geração Z

12/04/2024

Você já ouviu falar sobre a perda de espaço do Google como buscador entre as pessoas mais jovens? Provavelmente, é algo que alguém já mencionou ou que foi lido em algum post em rede social, mas é uma realidade que começa a se mostrar. Segundo dados da plataforma de marketing SOCi, a geração Z já prefere buscar lojas locais em plataformas como o TikTok e o Instagram, ao invés do tradicional motor de busca da Alphabet. 

 

Os dados apontam que a preferência maior é pelo Instagram, com 67% das pessoas buscando nele, seguido pelo Tiktok com 62%, e, em terceiro, pelo Google, com 61%. 

 

E isso se reflete em outras áreas comerciais também. Outras pesquisas apontam a mesma tendência para buscas gerais em gerações mais novas, seja por desconfiança sobre os resultados do Google ou pela facilidade de usar apps que são praticamente nativos para eles. 

 

A preferência por outros motores de busca apresenta, então, um desafio: como melhorar as buscas e garantir que empresas sejam encontradas? Estamos precisando de SEO para redes sociais? Pensando nisso, a CRP Mango traz algumas soluções e dicas para manter um negócio sempre facilmente achável. 

 

Jovem da Geração Z utilizando o celular 

Buscas em redes sociais vão substituindo o Google para Geração Z

 

Geração Z se afasta de buscadores tradicionais 

 

Enquanto as gerações mais antigas, como os millennials e a geração X, preferem a estabilidade de um buscador tradicional, que viram se desenvolver e estabilizar, a geração Z (e possivelmente as gerações posteriores) preferem pesquisar em apps diferentes. 

 

Dados do próprio Google apontam que os mais jovens vão buscar informações no TikTok primeiramente. A pesquisa é corroborada por dados da Her Campus Media que apontam que mais da metade da geração Z faz buscas no TikTok. E mais do que isso: essas pesquisas influenciam muito suas decisões de compra. 

 

A explicação pode estar em diversos pontos: 

 

  • Atratividade do conteúdo de vídeo; 
  • Respostas mais diretas; 
  • Facilidade de buscar conteúdos semelhantes; 
  • Páginas com um nicho específico; 
  • Piora da qualidade do buscador do Google. 

Por exemplo, faça um teste: pergunte a uma pessoa da Geração Z, usuária do TikTok, se ela prefere buscar restaurantes na cidade no Google ou no TikTok? Pergunte também sobre o Instagram e o Reels, sua versão de vídeos curtos. 

 

A resposta pode te surpreender, mas está contida nas tendências aferidas pelas pesquisas. 

 

Como a mudança de buscador pode afetar o mercado? É hora de falar em SEO para redes sociais 

 

A preferência pelo TikTok e/ou pelo Instagram vai, com certeza, modificar a presença online das empresas. Isto é, com a expansão da geração Z no mercado economicamente ativo, será preciso estar onde ela procura. É claro que dificilmente uma empresa de um ramo – digamos – construtivo terá um TikTok com vídeos engraçados e dentro de Trends, mas ter um perfil no Instagram que trabalhe o marketing digital é importante. 

 

Isso vai nos levar ao que chamamos de SEO para redes sociais, isto é, uma série de práticas para melhorar as chances do seu perfil e do seu conteúdo ser achado por possíveis clientes. Assim como o SEO tradicional, este tipo de SEO vai servir prioritariamente para atrair tráfego e começar a nutrir seguidores para uma decisão de compra. 

 

Como cada rede social tem o seu formato, fica difícil falar sobre uma forma geral de SEO para redes sociais. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas: 

 

SEO para TikTok 

 

Uma rede social bem jovem e com muitos seguidores, o TikTok tem uma busca facilitada, quando comparada ao Instagram. Porém, também tem questões referentes à frequência de aparecimento de publicações. 

 

Como medidas de SEO, o uso de hashtags relacionadas ao nicho é fundamental, mas também são fatores o uso de palavras-chave na legenda ou dentro do vídeo (seja na própria legenda do vídeo ou no áudio), o horário da publicação e a manutenção de vídeos em um só ramo. 

 

SEO para YouTube 

 

Uma ferramenta do Google, o YouTube mantém semelhanças ao buscador mais famoso. Ele permite grandes descrições que servem para encontrar o conteúdo, mas também tags que ajudam na hora das pesquisas. 

 

O importante é buscar relacionar palavras-chave, usar hashtags nos shorts e manter uma frequência de conteúdo que se relacione a um nicho. É importante lembrar que essa rede social atua primordialmente para os seguidores. 

 

SEO para Instagram 

 

O SEO para o Instagram é um pouco diferente, pois a pesquisa não segue a lógica que esperamos. Isto é, ela depende muito mais das hashtags. Contudo, isso não significa que você precisa abandonar as palavras-chave nos vídeos! 

 

Algumas dicas para o SEO no Instagram são usar hashtags com volume relevante e dentro do nicho, fazer uma biografia (aquela que fica no topo do perfil) atrativa e explicativa, usar bem a frequência de conteúdo com palavras-chave e trazer as ferramentas de engajamento para o seu perfil. 

 

Lembre-se que o seu perfil será mais facilmente achado se ele for um perfil com mais audiência, engajamento e seguidores. 

 

Minha empresa ainda não tem um planejamento de redes sociais: O que fazer? 

 

Se você ainda não está nas redes sociais, é hora de entrar. Antes tarde do que nunca, certo? Nem todas as empresas precisam fazer marketing de conteúdo para ampliar os seus negócios, porém, é uma forma de se aproximar de possíveis clientes e também de colocar em prática uma estratégia para melhorar a imagem da marca. 

 

Para conseguir construir este tipo de estratégia, um ótimo início é contar com uma equipe especializada em redes sociais, marketing e SEO. Nós da CRP Mango somos especialistas nestas áreas, assim como em tecnologia e e-commerce.  

 

Entre em contato com a gente e vamos bater um papo sobre! Há mais de 20 anos, entregamos soluções em tecnologia para empresas de todos os portes do Brasil e do mundo.

 

Só clicar aqui. 

 

 

Veja também