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Saiba mais sobre a participação da CRP Mango na Semana do E-Commerce

26/08/2022

Se você possui um e-commerce, precisa conferir esse artigo. 

 

A Semana do E-Commerce foi um evento realizado pelo Instituto da Transformação Digital em parceria com a TOTVS Rio Grande do Sul entre os dias 15 e 19 de agosto. Ele ocorreu presencialmente na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, mas também teve transmissão online pelo YouTube. 

 

Diego Puerta, nosso COO, foi o palestrante no terceiro dia do evento. Sua palestra teve como tema “B2B Commerce: Digitalização sem conflitos”. No encontro, Diego contou sua experiência sobre o assunto estando há 20 anos à frente da CRP Mango e tendo vasta experiência com o marketing digital. 

 

Assista a palestra na íntegra no canal do Instituto da Transformação Digital. Link abaixo: 

 

 

O que é o B2B Commerce?

 

A sigla B2B significa business to business, ou negócio para negócio, em tradução literal do inglês. Em outras palavras, é um ambiente onde uma empresa comercializa seus produtos ou serviços para outras empresas. Por outro lado, o B2C (ou business to consumer, negócio para consumidor) é a outra modalidade de e-commerce, mais comum, onde as empresas vendem para o consumidor final.

 

Em 2021, o e-commerce brasileiro cresceu 27%, totalizando R$ 182,7 bilhões em vendas. Por falar no mercado brasileiro, cerca de 2,5% das transações B2B ocorrem via e-commerce, e, portanto, estima-se que o mercado online em nosso país corresponda atualmente a R$ 61 bilhões.

 

Quais estratégias adotar para o B2B online?

 

Estamos cada vez mais conectados na internet e, por isso, vender online não é mais uma opção. Mas, para ter um e-commerce de sucesso, adotar certas estratégias de marketing digital é fundamental.

 

Confira alguns pontos trazidos pelo Diego na palestra: 

 

  • Digitalização de contas: capilaridade,
  • Account Managers: para contas importantes e complexas,
  • Novos clientes: cerca de 4% da receita total no primeiro ano,
  • Marketplace: no futuro, estima-se que 30% das vendas B2B serão feitas através de marketplaces, segundo pesquisa do iBe TSD,
  • Estratégia de retenção: aposte na fidelidade para manter seus clientes satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos,
  • Personalização com inteligência artificial: atualmente, é possível personalizar a plataforma de acordo com o perfil de cada usuário, entender os hábitos de compra, fazer cross selling (oferecer um produto ou serviço complementar à oferta que o cliente adquiriu) e up selling (um upgrade, quando é oferecido ao cliente a possibilidade de melhorar o que está levando para casa), entre outros,
  • Gestão logística: para vender mais, é preciso estar preparado para isso. Integre seus estoques com sua plataforma de e-commerce, faça uma gestão de portfólio, invista em automação em seu centro de distribuição para organizar seu estoque e não se esqueça da logística reversa, que se refere à devolução de um produto para a empresa. 

 

Aposte em experiências personalizadas 

 

Quando falamos em experiência do consumidor, automaticamente lembramos do B2C. Mas, da mesma forma, é importante lembrar que o B2B também consiste em uma pessoa se relacionando com sua empresa e adquirindo seu produto. Por isso, a experiência também é central para as estratégias desse modelo de negócio.

 

Você assistiu a palestra do Diego? O que achou? Deixe seu comentário! 

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