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Relatório de tendências de 2022: Confira as lições do último ano

14/02/2023

Confira um resumo com os principais pontos do relatório da Meta 

 

Você já ouviu falar no Culture Rising, relatório de tendências produzido pela Meta? 

 

Anteriormente conhecido como Relatório de tópicos e tendências, o material é produzido todos os anos pela empresa do Mark Zuckerberg e tem o objetivo de oferecer uma previsão cultural sobre a sociedade. Se você busca inspirações para tomada de ação no seu negócio, ele pode ser um excelente guia. 

 

O Culture Rising é especialmente útil para profissionais que lidam diretamente com planejamento de conteúdo e gestão de comunidades, como redatores, analistas de conteúdo e gestores de redes sociais. Ele pode ser uma ferramenta poderosa para trazer insights sobre as reais preferências do público. 

 

Como metodologia, a Meta analisou dados anônimos de mais de 3,5 bilhões de pessoas que usam seus aplicativos. Essas informações foram segmentadas em 600 mil tópicos de conversa únicos. Também foi conduzida uma pesquisa com 36 mil pessoas de 12 países, incluindo o Brasil. 

 

Enquanto o novo relatório de tendências, de 2023, ainda não é divulgado, vamos ver algumas lições trazidas em 2022? 

 

Nesse artigo, nós da CRP Mango reunimos os principais pontos trazidos pelo relatório e resumimos tudo que você precisa saber para ter ações mais assertivas neste ano. 

 

Continue lendo e saiba mais! 

 

Relatório de tendências

Confira um resumo das tendências do último ano.

 

Como esse relatório pode ajudar minha empresa? 

Antes de mais nada, queremos que você entenda a importância de um relatório de tendências. 

 

No universo da comunicação e dos negócios, saber o que vem a seguir faz toda a diferença. Refletir sobre o passado e analisar as tendências do futuro é uma tarefa indispensável para quem quer tomar boas decisões e, ao mesmo tempo, se manter bem no mercado. Por isso, nossa dica é: leia, analise e explore todos os relatórios de tendências que você encontrar por aí. 

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de um relatório de tendências, confira abaixo um resumo sobre o material da Meta. 

 

Resumo do relatório de tendências de 2022, Culture Rising 

  • 37% dos entrevistados afirmaram que a pandemia os estimulou a reavaliar seus propósitos e prioridades na vida, enquanto 41% disseram que, se tivessem a oportunidade de recomeçar, escolheriam uma carreira diferente. Agora, 65% deles têm maiores expectativas em relação ao trabalho e à vida pessoal.  
  • À medida que a saúde mental é debatida de forma mais aberta, as conversas sobre autorreflexão, amor-próprio e mindfulness se tornam mais recorrentes. O foco no bem-estar levou as pessoas a adotarem novas estratégias unidirecionais de motivação fitness (por exemplo, malhar em VR, ou realidade virtual), cuidados de saúde não tradicionais, a busca por ingredientes naturais (e pela própria natureza), bem como o desejo de retribuir por meio de arrecadação de fundos ou se voluntariando para uma causa que acham importante. Abordagens alternativas de bem-estar, como botânica, acupuntura, meditação, cura energética, terapia da natureza e ioga, também estão em alta. 
  • As marcas abraçarão mais abertamente o ativismo, fazendo parcerias com comunidades relevantes e usando suas vozes para amplificar o orgulho, incentivar a aceitação e impulsionar mudanças reais. Globalmente, 47% dos entrevistados dizem que a sociedade é mais inclusiva agora do que há um ano, especialmente os millenials; 
  • As lojas físicas tradicionais estão adotando um modelo híbrido que integra mais fortemente o digital com o presencial, à medida que as compras no varejo retornam ao mesmo tempo em que o comércio eletrônico continua forte; 
  • As compras instantâneas estão em alta. Houve um grande aumento nas compras on-line, no uso de aplicativos de varejo, no live shopping, na retirada em loja e no uso de QR code. Os grupos mais abertos a novas experiências de compras são os pais, os grupos de maior renda, casais e mulheres; 
  • Segundo o relatório, 69% das PMEs (pequenas e médias empresas) em todo o mundo relataram que as ferramentas digitais impactaram positivamente seus negócios durante a pandemia. Como consequência, a atenção sobre o marketing digital e as redes sociais ganhou relevância. Prova disso é o aumento das buscas por temas relacionados. 
  • Entre os assuntos e as hashtags que mais tiveram crescimento de busca em 2021, estão:
    • Marketing Digital: +79% globalmente no Facebook
    • Empreendedorismo: +56% globalmente no Instagram (vs. 87% no Brasil)
    • Mulheres empreendedoras: +54% globalmente no Facebook. 

 Se você deseja saber as tendências para 2023 no Inbound Marketing, veja o nosso artigo especial.

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