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Tendências do e-commerce em 2023

12/12/2022

A principal tendência do e-commerce brasileiro em 2023 é continuar o seu aumento progressivo, configurando-se como líder absoluto no comércio digital na América Latina. Somente em 2023, o Brasil pode alcançar US$171 bilhões, segundo pesquisa da Visa.  

 

E esse crescimento vem junto de diversas novidades para melhorar a experiência dos usuários, facilitar o pagamento e garantir a sua satisfação com os produtos e serviços adquiridos. Por exemplo, uma tendência para o próximo ano é o aumento do número de lojas que permitam o boleto parcelado e o PIX parcelado também. 

 

Por isso, as lojas que desejam continuar o aumento na captação de novos clientes, aumento na lucratividade e fortalecimento da marca devem entender o novo momento e garantir ao consumidor a satisfação de seus desejos. Neste artigo, explicamos um pouco mais sobre as novas tendências para o e-commerce em 2023. 

 

Veja abaixo um pouco mais sobre elas. 

 

Tendências do e-commerce para 2023

Descubra quais as tendências do e-commerce para 2023

 

Tendências do e-commerce para 2023 

Em 2023, a Visa estima um crescimento de 16% no comércio digital, enquanto também prevê uma queda de 10% no comércio físico. Após um pequeno aumento nas vendas em lojas durante este ano, é possível que exista uma nova retração devido à facilidade das compras online.  

 

Outro ponto bastante ressaltado é a necessidade de aumentar-se a segurança para as transações online. Isto é, garantir ao consumidor a tranquilidade de não ter seus dados roubados durante a compra. Recentemente, ganharam bastante repercussão os apontamentos de fragilidade de segurança em bancos online para roubos e fraudes, por isso, é preciso deixar o consumidor ainda mais seguro em um meio que ainda pode ser enxergado com desconfiança. 

 

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Pagamento por QR Code é uma realidade 

Apesar de durante algum tempo o QR Code ter ficado restrito aos compartilhamentos de conteúdos, eles ganharam uma nova importância com a ampliação das carteiras digitais e os bancos virtuais, como aponta a Shopify. Disponibilizar o QR Code para pagamento seja por PIX, boleto ou até mesmo para cartão virtual pode ser uma forma de tornar o processo mais seguro e rápido para o seu consumidor.  

 

Mais consumidores vão comprar pelo celular 

Alinhado com o último ponto está a preferência do consumidor em comprar pelo celular. Segundo pesquisa, 52% das pessoas compraram ao menos uma vez pelo smartphone, mostrando uma tendência de alta. E isso é compatível também com o crescimento do número de pessoas que têm smartphones e utilizam diariamente a internet. Isto é, elas são direcionadas ou já estão navegando pelo mobile e chegam até a loja de sua preferência para comprar, não precisando ir até um computador ou muito menos até uma loja física. 

 

Entregas rápidas e mais baratas são demandas de consumidores 

Desde a pandemia, o consumidor se acostumou a receber mais produtos em sua casa, porém, ao mesmo tempo, ele passou a ter menos paciência para a chegada de seus pedidos e também passou a querer pagar menos nos fretes, segundo pesquisa sobre os hábitos de consumo. Dessa forma, é preciso se reinventar para conseguir reduzir o tempo dos pedidos e o valor da entrega. 

 

Por exemplo, se a sua empresa tem um bom volume de pedidos pode ser a hora de fechar parcerias para a entrega de encomendas ou abrir um novo centro de distribuição em lugar mais vantajoso. 

 

Atendimento via chat em tempo real é solução para melhorar comunicação 

O chat ao vivo na página da empresa permite que o SAC seja muito mais veloz e dinâmico para consumidor, sem necessitar passar horas no telefone e desgastar clientes e equipe. Entretanto, para uma boa experiência com o chat, é preciso uma triagem de assuntos com o uso de chatbots e o desenvolvimento correto de respostas-padrão também. A tecnologia ajuda muito neste sentido, independentemente de qual seja o tamanho da empresa. 

 

Adoção de novas formas de pagamento 

Como mencionamos acima, o consumidor quer facilidade para pagar os seus produtos, inclusive para não ficar dependente de cartões de crédito ou bancos convencionais. Dessa forma, os novos métodos de pagamento chegam para ficar e ajudar nas transações. 

 

Entre eles, podemos destacar o surgimento do boleto parcelado, que permite a divisão do valor da compra sem a necessidade de um cartão. O consumidor recebe todos os meses o seu boleto e paga o valor, não comprometendo limite de crédito e nem ficando atrelado a uma companhia de cartões. 

 

Procurando estratégias de Inbound Marketing para 2023, confira as expectativas para este ano.

 

Não perca tempo para preparar o seu e-commerce para 2023 

Uma das melhores formas de garantir que o seu comércio aproveite as novas tendências para os e-commerces, é contar com profissionais especializados no setor e também no marketing digital e tecnologia. Com isso, o seu site permanece atualizado, responsivo e garantindo a melhor experiência ao usuário, enquanto também propicia uma comunicação assertiva e que encontre o consumidor ideal para o seu negócio. 

 

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