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Descubra os principais problemas no marketing digital

10/05/2023

Quando falamos sobre esta área, nem sempre tudo é perfeito. Grande parte de entender sobre o assunto é saber quais são os principais problemas do marketing digital e o que deve ser feito para evitá-los. Aliás, esses problemas podem ser tão comuns que até quem nem sabe que faz marketing acaba cometendo. 

 

Mas como definir quais são os problemas do marketing digital? Eles são duradouros ou mudam com o tempo? Eles fazem realmente diferença em uma estratégia? 

 

Para definir o que é problema ou não, é preciso saber o que dá resultado e o que muda positivamente para a sua empresa, com uma mensuração adequada de resultados. E isso pode mudar com o tempo.  

 

Por exemplo, houve uma época em que o Black Hat SEO (práticas consideradas spam e não-éticas atualmente) era uma constante e não afetava empresas, mas isso mudou e, agora, não devem ser feitas mais sob risco de penalização do Google e de uma redução na estima do consumidor. 

 

Por outro lado, existem problemas quase imutáveis no marketing digital como a falta de planejamento e análise de KPIs. 

 

Nos próximos tópicos, vamos mostrar mais problemas do marketing digital e trazer soluções. Veja abaixo!
 

erros no marketing

Não cometa mais erros comuns no marketing
Fonte: Pixabay

 

Quais são os principais problemas do Marketing Digital? 

Para falar sobre erros de marketing ou problemas na sua utilização, devemos entender que existem erros de estratégia quanto à atuação, como no caso de ações que trazem pouco resultado e penalizam a empresa, e erros internos que estão ligados aos processos. Ambos fazem mal para uma campanha bem-sucedida e devem ser corrigidos desde o princípio. 

 

Abaixo, trazemos um pouco dos dois tipos para garantir que a sua empresa esteja atenta ao que pode melhorar em sua atuação no marketing digital e no Inbound Marketing: 

 

Ausência de definição de Persona 

Provavelmente, você já está cansado de ler sobre personas, mas sabia que muitas empresas não se preocupam com esse aspecto? Elas acabam deixando pra lá, focando em públicos amplos e colhendo poucos resultados. 

 

Antes de qualquer planejamento de marketing ou estabelecimento de metas, procure estudar seu possível público e definir uma persona de maneira correta e condizente com a sua atuação. 

 

Quer saber mais sobre personas? Veja o artigo em nosso blog. 

 

Ausência da segmentação de Leads 

Nem sempre todo potencial cliente está no mesmo estágio e, justamente por isso, eles devem ser tratados de forma diferente, recebendo conteúdos diferentes e abordagens também diversas. 

 

Ferramentas como a RD Station podem ajudar a separar os leads de acordo com a sua progressão no funil de vendas, contudo, você pode fazer essa separação por conta própria também. Lembrando que, além da segmentação por evolução, você também deve separar de acordo com as áreas da sua empresa, se for preciso, como clientes que compram produtos de petshop e não só clientes que compram produtos para casa. 

 

Separação total do Marketing 

Um problema muito comum em empresas é a ausência de conexão entre marketing e vendas, marketing e gestores, marketing e colaboradores etc. Isso resulta em um marketing isolado, que não conversa com a própria empresa e não consegue garantir resultados. 

 

É preciso que o marketing tenha conexão com a empresa, mesmo que ele seja feito por uma agência digital externa. Como fazer isso? Com contatos frequentes, reuniões e discussões sobre a empresa. Assim, a equipe sempre saberá os caminhos a serem tomados ou a serem evitados, além de conversar com os desejos da empresa. 

 

Apego a métricas de vaidade 

Um post ter muitas curtidas é muito interessante para uma marca, porém, isso não significa nada se as curtidas não representam a conversão de pessoas para compras ou sequer para seguirem a página. É preciso que a análise de métricas leve em conta o que realmente está fazendo diferença para uma empresa. Por exemplo, como está a taxa de engajamento, quantos seguidores chegaram de forma orgânica recentemente, existe um bom número de cliques no site? 

 

Isso tudo corresponde a métricas que dizem como a empresa está se saindo. Além delas, existem outras KPIs importantes como o RoI – Return on Investment e ticket médio. 

 

Ignorar novas tendências do marketing digital 

Imagine há alguns anos se uma empresa ignorasse o Instagram e se dedicasse apenas ao seu site… Seria um grande problema, certo? O potencial de expansão na rede social seria perdido e dificilmente poderia ser recuperado devido ao aumento da limitação do algoritmo. 

 

Fique sempre atento ao que o mercado traz como novidade e a possibilidade de integrar à estratégia. Podem ser redes sociais novas, tendências do e-mail marketing, widgets para um e-commerce etc. O que não pode acontecer é ficar para trás! 

 

Saiba mais sobre as tendências do marketing digital no nosso blog 

O blog da CRP Mango possui diversos artigos escritos pela nossa equipe de especialistas sobre marketing digital, e-commerce e novas tecnologias, sempre de acordo com as novidades do mercado e com o que você precisa saber para ter melhor rendimento na sua empresa. 

 

Acesse agora mesmo. 

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