17/05/2023
Landing Pages fazem parte de uma estratégia de sucesso de diversas empresas e isso se deve ao seu potencial de captação de possíveis clientes, além de ser uma forma de segmentar leads de acordo com sua área e estágio no funil.
Mas, mesmo com os benefícios, muitas marcas não sabem como formatar adequadamente uma LP e quais seriam os principais elementos para uma landing page de sucesso. Ou seja, o que realmente faz diferença em uma página que consegue capturar a atenção do usuário.
Pensando nisso, a nossa equipe de especialistas traz um artigo especial explicando o que funciona nas LPs a partir da experiência da sua atuação na CRP Mango, trazendo Landing Pages que realmente conseguem a conversão de visitantes em leads.
Veja nos próximos parágrafos como funciona para captar clientes em Landing Pages.
Como o nome diz, a Landing Page é uma página de chegada (na tradução do Inglês, Landing pode significar literalmente aterrissagem). No passado, toda página na qual o visitante chegasse, seria considerada uma LP, porém, atualmente existe um tipo específico de página com este nome.
Essas páginas são simples, voltadas para a conversão de um cliente e com apenas as informações necessárias. Ou seja, não espere ver o catálogo todo de uma loja nelas ou um blog, pois ela vai conter apenas imagens, poucos textos e um formulário, na maior parte das vezes.
Nesses endereços, na maior parte das vezes, é oferecido um serviço, um produto ou um conteúdo, em troca do fornecimento de informações pessoais, que servem para a empresa entrar em contato ou pode construir uma imagem do seu público.
Veja abaixo como é uma Landing Page Tradicional.
Saber como criar uma Landing Page não é difícil, porém, é preciso ficar atento a todos os elementos que devem estar presentes nela para poder extrair os melhores resultados.
Enquanto um site, um blog ou uma loja virtual podem demandar muito esforço e grandes testes, a simplicidade de uma Landing Page permite uma criação mais rápida e dinâmica. Além disso, a existência de ferramentas como a RD Station tornam a sua criação ainda mais fácil por meio de templates e uma organização que não necessita de programação.
Mas para criar uma LP que converta, é preciso ficar atento a diversas estruturas que precisam estar presentes, como falamos acima. Veja os principais elementos de uma Landing Page abaixo:
Uma das coisas que não pode faltar quando falamos de uma página voltada para a conversão é a presença de um texto simples, rápido e bastante convincente sobre o tema proposto. Esse texto deve conter noções de marketing digital e também fazer o uso de gatilhos mentais, buscando convencer os visitantes.
É ideal que exista uma chamada principal e pequenos textos que descrevam benefícios ou diferenciais. Além disso, muitas LPs também podem conter uma pequena descrição sobre a empresa.
Um modelo muito tradicional das páginas neste sentido é o uso de bullet points e enunciação de benefícios em sentenças curtas. Porém, este modelo já é conhecido pela maioria das pessoas e pode ser algo “batido” no nicho, especialmente em Landing Pages voltadas para a venda de um serviço e não de fornecimento de informações.
Não existe página web sem imagens feitas de maneira adequada e que chamem a atenção dos visitantes. Isso – é claro – deve ser feito com o apoio de designers e também, quando for necessário, de fotógrafos profissionais, especialmente quando falamos de lançamento de produtos.
Mas é preciso ressaltar: a página não deve conter um número gigantesco de imagens e nem imagens muito pesadas, pois isso pode prejudicar o carregamento da página e também o SEO.
Falando em SEO, é preciso que a Landing Page esteja preparada de acordo com as orientações do Google. Assim, será possível otimizar a LP pensando no SEO e garantir resultados melhores, quem sabe até captando clientes exclusivamente pelas pesquisas no buscador.
Contudo, deve-se pensar nas palavras-chave respectivas e na persona escolhida para aquela página.
Como falamos, as páginas de chegada, atualmente, são relacionadas a uma estratégia de troca de informações: a empresa fornece algo para o cliente e o cliente cede dados pessoais em retorno. Isso serve especialmente para estratégias de aumento e qualificação de leads, podendo fornecer um bom número de visitantes a serem contatados pela equipe de vendas, por exemplo.
Agora que você já sabe mais sobre as LPs, é preciso entender como elas podem ser inseridas no planejamento de marketing digital da sua marca. Isto é, onde faz sentido que elas entrem, qual o objetivo e o que se pode esperar de cada uma das páginas criadas.
Uma recomendação é listar os objetivos antes mesmo de criar as páginas, para que eles possam estar de acordo com o planejamento geral do marketing da empresa.
Se você ainda não sabe como encaixar as LPs na sua estratégia, pode ser a hora de entrar em contato com agências de marketing digital para ajudar neste planejamento. Agências como nós, da CRP Mango, podem fazer a análise do seu negócio e ver quando e onde se encaixam estratégias com landing pages.
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