03/11/2021
Você sabe o que é o Tráfego Pago? Descubra como essa estratégia de marketing digital pode garantir destaque para seu produto, serviço, site e blog em diversas mídias e mecanismos de buscas.
Quando falamos sobre vendas, aparecer e ser encontrado são as duas principais estratégias. No mundo digital, existem algumas ações necessárias para sua empresa, serviço ou produto aparecer e/ou ser encontrado. Uma delas se chama tráfego pago.
Tráfego Pago significa a ação de impactar as pessoas certas através de anúncios pagos em mídias digitais, seguindo algumas estratégias pré-definidas com o objetivo de atrair mais visitantes para o seu site ou blog, além de gerar tráfego, impressões, visualizações, leads e consequentemente mais vendas.
Para você compreender melhor, vamos voltar um pouco no tempo. Lembra do marketing de esperança, tradicional no offline? Para causar lembrança as empresas utilizavam panfletos e abordavam as pessoas nas ruas, mas elas não tinham certeza do retorno das suas ações.
Hoje, com o avanço da tecnologia e o mundo digital, a atenção das pessoas está direcionada aos dispositivos móveis, como celulares e tablets. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em 2020 o Brasil registrou mais de 234 milhões de acessos móveis à internet, aumento de 7,39 milhões em relação a 2019. Portanto, essa estratégia passou a ser mais assertiva por meio dos anúncios online.
Com o tráfego pago utilizamos diferentes mídias digitais para cumprir o objetivo de anunciar, divulgar e causar lembrança para uma empresa, serviço ou produto.
Além de anunciar, as plataformas como o Facebook ADS e Google ADS, por exemplo, possibilitam criar segmentações para impactar as pessoas certas, além de oferecer métricas para nos ajudar a entender quais são os anúncios que possuem melhor performance para guiar as ações futuras.
Desta forma, o antigo marketing de esperança ganhou mais assertividade e menos riscos nos investimentos quando utilizadas no mundo online.
Outra grande vantagem é que as estratégias de tráfego pago podem ser trabalhadas em conjunto com as ações de conteúdo, conhecidas para gerar tráfego orgânico.
Quando as ações de tráfego orgânico são somadas ao tráfego pago é capaz de aumentar a visibilidade, destacar ações específicas que merecem impulsionamento, além de melhorar a taxa de conversão, contribuindo nas etapas do funil de vendas.
Você já sabe que tráfego pago é uma forma de anunciar e destacar suas publicações nas diferentes mídias digitais. Mas você sabe o que é tráfego orgânico?
Diferente do tráfego pago, o tráfego orgânico é uma maneira de aparecer sem ter que anunciar ou pagar para ter destaque. Para que isso aconteça, várias técnicas de SEO são utilizadas por especialistas em produção de conteúdo e desenvolvimento de sites.
As principais diferenças desses dois tipos de tráfego é o investimento utilizado, além das possibilidades de segmentação, disponível no tráfego pago. Já no orgânico não.
As duas formas de gerar tráfego são importantes e elas devem ser contempladas e confrontadas em suas ações de marketing digital. Elas são complementares e não concorrentes 😉.
Assim como existem as mídias para gerar conteúdos, elas também podem ser utilizadas para criar anúncios. Desta forma você pode conseguir destaque dentro dessas plataformas. Abaixo relacionamos algumas opções de mídias de tráfego pago para suas estratégias de marketing digital.
Se você deseja iniciar a divulgação de anúncios é importante conhecer as plataformas para realizar suas ações de tráfego pago. Mas antes de começar a anunciar e escolher a plataforma ideal, você precisa ter identificado o público e persona, além de ter definido um bom planejamento de conteúdo.
Os anúncios devem estar relacionados com as etapas do seu funil de vendas e devem fazer sentido com os conteúdos do seu site, blog e mídias sociais.
Agora vamos conhecer algumas das principais opções de mídias utilizadas como fonte de tráfego pago:
Hoje, 90% das buscas acontecem no Google. Desta forma, é uma das mídias mais utilizadas para gerar fonte de tráfego em sites e blogs.
No Google ADS podemos anunciar em mídias diferentes: Rede de Pesquisa (anúncios em formato de texto), Rede de Display (anúncios em sites parceiros do Google em formato de imagens), Vídeos (anúncios em formato de vídeo no YouTube), Google Shopping (anúncios de produtos no marketplace do Google).
Na plataforma é possível segmentar o público que deseja atingir, definindo localidade, gênero, faixa etária e outros requisitos.
Além disso, a plataforma também disponibiliza a realização de teste A/B para identificar qual dos anúncios performam melhor. Desta forma, você consegue investir nos anúncios mais aderentes e que trazem melhores resultados para sua estratégia.
O facebook é uma plataforma multimídia, ou seja, você consegue fazer anúncios em diferentes formatos, como vídeo, texto e foto.
Seus anúncios ganham destaque e são direcionados de acordo com as suas métricas dentro do Facebook para usuários da plataforma.
É possível definir a exibição dos anúncios com base em interesses de assuntos, gênero, idade, status de relacionamento e profissão.
Por meio da ferramenta Facebook Ads é possível criar anúncios em diferentes formatos também para o Instagram. O grande diferencial aqui é focar no entretenimento e no seu público ideal para criar seus conteúdos e impulsioná-los em formato de anúncios.
Cada vez mais explorado por empresas B2B, o Linkedin ADS é muito parecido com o Facebook Ads. O grande diferencial está nas métricas de segmentação que são relacionados ao mundo corporativo.
Hoje, uma das maneiras mais eficazes para divulgar uma marca é por meio das ações de marketing digital. Se pararmos para observar as pesquisas, nota-se que utilizar os meios digitais nas estratégias de vendas das empresas é uma tendência crescente.
A Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), entidade de classe de Publicidade Digital no País, e a Nielsen, empresa global de mensuração e análise de dados, realizou uma pesquisa sobre o impacto da Covid-19 no mercado publicitário nacional. Um dos resultados apontados é que 45% dos anunciantes e agências pretendem aumentar seus aportes em mídias digitais.
Outro estudo recente apontou que 76,19% dos gestores de marketing e executivos pretendem ampliar os investimentos em marketing digital em 2021. A mesma pesquisa mostrou que hoje, o marketing digital já supera 50% dos investimentos em campanhas por ser mais assertivo.
🚀 Até 2023, mais de 60% dos orçamentos em publicidade devem ser alocados para o ambiente online. Os dados são da pesquisa Estratégias de Marketing Digital para 2021, elaborada pela Adaction, veículo de comunicação especializado em ações de mídia digital.
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