7 tendências de comportamento do consumidor digital, segundo termos mais buscados no google
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Pesquisa Google aponta as tendências de comportamento do consumidor digital que marcaram o ano de 2021. Insights podem contribuir para as estratégias de marketing digital de 2022.
Nos últimos dois anos, vivemos transformações promissoras para o marketing digital que foram motivadas pela pandemia. Muitas tendências futuras se consolidaram de maneira mais rápida do que imaginávamos.
Para 2022, a expectativa é de que novas formas de conexão com o público diversifiquem o marketing digital, a produção de conteúdos e as maneiras de vender online.
Para guiar profissionais do marketing digital a explorar assuntos relevantes, o Google divulgou uma pesquisa com as tendências do comportamento do consumidor digital, vivido em 2021 e que prometem continuar em 2022.🔔Dica: leia até o fim, pois a última tendência é animadora! 😉
A Pesquisa Google 2021 oferece insights sobre as mudanças nas prioridades, interesses culturais e hábitos do consumidor digital, que provavelmente seguirão no ano de 2022. São elas:
A ideia de voltar ao normal o mais rápido possível ganhou um novo normal, amplamente vivido mundialmente. O que marcou esse movimento foram as interações digitais em busca de soluções para os eventos presenciais, como dicas de restaurantes, maquiagem e roupas de festas. Veja os termos que mais cresceram:
Mesmo com a possibilidade de reunir-se presencialmente, o consumidor continuou usufruindo das atividades online, em grupo. Nesse sentido, os termos em alta são:
É o que já imaginávamos. Em outros momentos vimos essa tendência bem presente e o Google confirmou. As formas de interagir com o público por meio de conteúdo de entretenimento é tendência confirmada de 2021 e que certamente permanecerá em 2022.
Em 2021 a busca por eventos como “festivais”, por exemplo, apontou aumento de 500% entre agosto e outubro de 2021. Outro termo em alta foi “nos cinemas agora”, com crescimento de 500% no mesmo período.
Com isso, grandes marcas aproveitam esses momentos para convidar suas audiências a interagirem virtualmente. Um exemplo é a L'Oréal, que lançou o Essie On Hand, uma plataforma que permite aos usuários experimentar virtualmente a linha de esmaltes da Essie.
Aqui no Brasil, a marca utilizou um merchandising no BBB21, um dos mais famosos reality shows, para convidar o público a testar a cor do cabelo, em tempo real no site.
Por meio de uma QR Code disponível na tela da televisão, os telespectadores apontavam a câmera do celular e eram redirecionados para o site, onde podiam fazer o teste da cor no mesmo momento em que assistiam o programa. O teste continua disponível. Clique aqui para ver!
Em 2021 as pessoas começaram a se cuidar ainda mais. O tempo que viveram dentro de casa foi motivado pela atenção com o corpo, a estética e a saúde.
Ao mesmo tempo que alguns serviços precisaram fechar as portas, como academias e salões de beleza, as pessoas começaram a aprender a realizar esses cuidados por conta própria.
Essa percepção foi apontada devido às buscas por hábitos mais saudáveis e de cuidados pessoais. O Google apontou crescimentos para os termos:
Nesse cenário, é perceptível que as pessoas buscam alcançar objetivos pessoais. Uma lacuna que as marcas podem contribuir virtualmente para atingir os consumidores digitais.
O home office trouxe mudanças no comportamento do consumidor digital. A facilidade e liberdade que o trabalho remoto proporcionou às pessoas motivou a descoberta de melhorar o seu espaço dentro de casa.
Muitos adeptos a esse estilo de vida passaram a investir em móveis, design de interiores e melhorias para sua casa, contemplando um espaço de trabalho dentro dela.
Os termos em alta para esse segmento foram:
E então, como a sua empresa pode contribuir com esse comportamento dos consumidores digitais que buscam melhorar seus espaços em casa? Que tal oferecer dicas detalhadas em um blog, dicas rápidas nas redes sociais e ainda e-mails com dicas e ofertas de produtos?!
Outro comportamento foi o de trabalhar onde bem quiser. As pessoas se tornaram mais responsáveis por suas escolhas e foram atrás de seus próprios objetivos. As empresas precisaram se adaptar e os mercados aproveitaram esse comportamento. As buscas sobre carreira aumentaram 300% de setembro de 2019 a agosto de 2021.
Após longos e intermináveis dias dentro de casa durante a quarentena, atualmente o tempo parece ter ficado mais restrito. O tempo que falta agora está sendo terceirizado. As buscas por serviços cresceram, confira as necessidades em alta:
Outra tendência de comportamento digital são os relacionados a baixos investimentos. As pessoas querem economizar e buscam soluções para isso. Um exemplo é a busca do termo “orçamento baixo/preços baixos”, que aumentou 100% no período de 2019 para 2021.
Artesanato / faça você mesmo - Também focado em soluções de baixo custo estão os presentes criados pelas próprias pessoas, como os artesanais. O termo relacionado a ideias para criar presentes sozinho de última hora, como “Faça você mesmo presentes de última hora”, teve um aumento de 300% nas buscas.
Outro comportamento que despertou as pessoas no último ano foi em relação a sustentabilidade. Reaproveitar materiais, reciclar utensílios usados, doar ou comprar produtos usados foram mais comuns durante a pandemia.
Segundo a pesquisa do Google, 80% das pessoas dizem que a sustentabilidade é mais importante agora do que antes da pandemia. Nesse sentido, as marcas podem aproveitar para passar sugestões sustentáveis de maneira a garantir credibilidade sobre o produto ou serviço que oferecem.
Veja o que os consumidores digitais buscam:
Frentes sustentáveis e de terceiro setor tem sido visto com bons olhos pelos consumidores digitais do mundo todo. Inclusive foi uma tendência de corrente de colaboração entre pessoas físicas e empresas para ajuda com alimentos, apoio emocional, além de assuntos relacionados a busca pela igualdade social.
De acordo com as análises da Pesquisa Google 2021, algumas tendências se mostraram fortes o suficiente para continuarem. As marcas começaram a contribuir com as pessoas passando informações úteis, além de vender o produto apenas.
Hoje o comportamento do consumidor digital demonstra estar mais conectado com as marcas que se concentram em oferecer credibilidade, segurança e que as ajudam a tomar decisões informadas.
Vamos viajar? Uma luz bem forte brilha para o segmento de turismo. As viagens voltaram a crescer no interesse do consumidor digital, que busca por informações para colocar o pé na estrada e alçar voos. Confira:
As marcas devem ser transparentes e munir seus públicos de informações reais. Se há riscos, mostre quais são eles, se existem benefícios, coloque-os à prova.
O público está confiante e quer voltar a acreditar que é possível realizar sonhos. Contribua para essas realizações.
E então?! Interessante esses dados, não é mesmo? Conseguiu pensar em ações para seu nicho de mercado? Continue acompanhando as dicas da CRP Mango, aqui no Blog. Fique de olho nas novidades do marketing digital.
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