28/04/2023
O e-commerce brasileiro vem se mantendo em uma curva crescente impressionante ano após ano. Segundo o estudo Global Merchants’ Guide To Latin America, da EBANX, empresa brasileira que oferece soluções de pagamento, estima-se uma taxa de crescimento anual de 30% no e-commerce LATAM (Latino-americano) até 2025.
Porém, uma preocupação que também tem crescido com essa curva expressiva é se o varejo está preparado para acompanhar tal crescimento e se fortalecer para enfrentar os golpes e fraudes eletrônicas.
E essa preocupação não é à toa: de acordo com dados da Koin – solução de pagamentos para o comércio eletrônico – na comparação entre 2019 e 2022, as tentativas de ataques cresceram fortemente em todos os países da América Latina, incluindo o Brasil.
Neste cenário, podemos observar que, para ter um planejamento eficaz a respeito da segurança on-line, um ponto fundamental são as pessoas. As pessoas são tão importantes quanto os algoritmos nesse processo, e, por isso, o primeiro passo para ter bons resultados é tentar equilibrar gente e tecnologia.
Se você possui uma loja on-line, entender sobre o assunto é obrigatório para a sobrevivência do seu negócio. Portanto, neste artigo você irá entender como a tecnologia e o Machine Learning pode ajudar a aumentar a segurança do e-commerce.
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No e-commerce, Machine Learning (Aprendizado de Máquina, em Português) é um ramo da Inteligência Artificial (IA) que visa o oferecimento automático de soluções personalizadas aos consumidores com base no conhecimento dos dados de seus comportamentos e experiências de compras ao longo do tempo.
Ou seja, os sistemas analisam, aprendem e fornecem soluções personalizadas para cada consumidor. Esse aprendizado ocorre através do behavior analytics, ou comportamento do consumidor. Em resumo, quanto mais esse comportamento é mapeado, menor fica o custo das análises e maior a agilidade no processamento.
Porém, há alguns segmentos em que a fraude é mais específica e soluções baseadas em IA se tornam limitadas. Isso acontece em transações, como por exemplo as de cartão de crédito. O resultado são tentativas de compras reprovadas pela Inteligência Artificial, às vezes por comportamentos mínimos considerados suspeitos.
Nesse cenário, é importante destacar que os algoritmos não trabalham sozinhos. Sua empresa precisa ter capacidade computacional e pessoas com experiência em tratar dados.
A antifraude para e-commerce é um sistema automático que identifica transações suspeitas nas lojas virtuais. Basicamente, a análise é feita a partir do cruzamento de dados e de padrões de compra para evitar golpes e prejuízos aos lojistas.
Um sistema antifraude é muito importante para garantir a segurança no e-commerce. Por isso, um ponto de atenção que qualquer lojista precisa ter é a importância de investimento contínuo nesse tipo de segurança.
Em frente ao grande número de tentativas de golpes e fraudes em lojas on-line, estar preparado para esse tipo de situação é importante para reduzir prejuízos e garantir uma boa experiência para os clientes em sua loja virtual.
Para evitar golpes e fraudes eletrônicas, empresas e plataformas precisam estar atentas, sempre um passo à frente. Por isso, plataformas como a VTEX (parceira da CRP Mango), tem na segurança um dos seus principais diferenciais.
E isso beneficia os nossos clientes, que têm acesso não só ao nosso time de especialistas, como a soluções de IA e machine learning da plataforma para evitar o vazamento de dados e fraudes.
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