Busca

Como deixar meu e-commerce mais produtivo?

20/12/2022

Com o Business Intelligence, a sua loja pode gerar resultados mais satisfatórios. 

 

Se você deseja ter um e-commerce de sucesso, é preciso entender de muitas áreas. Para entregar uma ótima experiência ao cliente e gerar resultados, não basta apenas ter uma boa plataforma de vendas, garantir transações seguras e fazer um bom trabalho de SEO. É preciso ir além para superar a concorrência do varejo on-line. 

 

Você já ouviu falar no termo Business Intelligence? A inteligência de negócios, traduzido do inglês, é uma área dedicada à coleta e, mais importante, à análise e apresentação de dados que sejam capazes de guiar a tomada de decisão em uma empresa. Com estratégias baseadas em informações concretas, as chances de sucesso aumentam consideravelmente. 

 

Nesse artigo você irá entender quais as principais vantagens do Business Intelligence para o e-commerce. Saiba mais! 

 

Business Intelligence

O Business Intelligence traz diversos benefícios para seu e-commerce

 

Benefícios do Business Intelligence para o e-commerce 

O uso do Business Intelligence no e-commerce pode ser uma vantagem imensa para as empresas. A partir dos dados coletados de diversas fontes, como clientes, mercado, concorrentes, fornecedores e pesquisas, é possível associá-los ao ERP e ao CRM. Isso permite que as organizações tenham um melhor poder de decisão, pois passam a ter uma gestão baseada em dados e informações concretas.  

 

Em resumo, o Business Intelligence aumenta a capacidade de sua loja virtual gerar resultados e ser mais eficiente em suas ações de marketing. 

 

Abaixo, veja quais os principais benefícios do BI para o e-commerce. 

 

Eficiência operacional do e-commerce 

Com o Business Intelligence aplicado ao e-commerce, é possível avaliar a usabilidade da loja, descobrir quais são as páginas mais visitadas, quando o cliente abandona o carrinho e outros aspectos relevantes para que o consumidor tenha a melhor experiência possível. 

 

Melhor entendimento do comportamento do consumidor 

Você gostaria de saber o que os clientes compram, com que frequência, qual o ticket médio em cada período do dia, do mês ou do ano? Isso é possível através do Business Intelligence. 

 

Assim, você consegue saber qual a duração do ciclo de vida de cada produto, a curva de vendas de cada item e o impacto de ações promocionais sobre o comportamento dos clientes, sejam suas ou da concorrência. 

 

Campanhas de links patrocinados 

Os links patrocinados são uma boa forma de gerar tráfego para seu e-commerce. Quando associados com o Business intelligence, é possível saber quanto investir em cada palavra-chave para alcançar o público correto no momento adequado. 

 

SEO 

Da mesma forma que os links patrocinados, uma possibilidade é usar o Business Intelligence para analisar quais são as palavras-chave que geram melhor desempenho e quais técnicas são mais eficientes em trazer novos visitantes para seu site. Dessa forma, sua página pode obter uma posição melhor nos resultados da pesquisa orgânica. 

 

Esse conteúdo foi útil para você? Confira outros artigos clicando aqui! 

Veja também