Busca

Invista em estratégias de marketing digital

01/11/2022

Ter sucesso em seus objetivos dentro do marketing digital depende de inúmeros fatores, mas existe um, em especial, que não pode deixar de ser mencionado: as estratégias. Isto é, se você deseja ter uma consolidação e uniformidade nas suas metas, invista em estratégias que melhorem a sua comunicação e relacionamento com o seu visitante e o seu cliente. 

 

Dessa forma, você não só atinge de forma considerável as suas metas, como consegue medi-las ao longo do tempo.

 

É claro que as estratégias vão bem além disso, sendo também somente uma parte do todo quando pensamos no marketing digital. Por isso, é preciso falar um pouco mais sobre elas. Vamos entender como elas funcionam e como afetam as suas metas positivamente. 

 

Estratégias de Marketing Digital

Conheças mais sobre as diversas estratégias de Marketing Digital 

 

Conheça as estratégias de marketing digital 

As estratégias de marketing digital são maneiras utilizadas por um profissional, uma equipe ou agência para atingirem sucesso nos objetivos desejados, sejam pela própria empresa ou por um cliente. Elas podem ser compostas de diversas ações diferentes e que misturam intenções de atrair, relacionar, fidelizar e converter cada visitante ou lead. 

 

Veja 5 estratégias de marketing digital para ver mais em 2023 no blog da CRP Mango.

 

Para conseguir executar uma estratégia de marketing digital, é preciso seguir alguns passos: 

 

  • Fazer uma análise da marca, envolvendo público-alvo, persona, percepção do nome no mercado e KPIs relevantes para o negócio; 
  • Realizar uma análise do cenário de mercado e concorrentes; 
  • Definir metas a curto, médio e longo prazo; 
  • Estabelecer os canais para medição e avaliação dos dados para o negócio. 

 

A partir disso, é possível começar a implementar algumas das diversas estratégias de marketing utilizadas atualmente, podendo utilizá-las em conjunto ou de forma individual a partir do desejo e verba disponíveis. 

 

Abaixo, vamos ver quais são as principais estratégias de marketing digital para um negócio no momento: 

 

Inbound Marketing 

Inbound Marketing, como o nome diz, é uma estratégia do marketing para atrair clientes para dentro da empresa. Isto é, uma companhia vai utilizar diversos canais para chamar a atenção de um visitante, convertendo-o em um lead e, posteriormente, em um cliente. 

 

Para isso, vão ser utilizadas redes sociais, blogs, trabalhos feitos a partir do SEO, vídeos no YouTube, e-mail marketing e quaisquer outras formas de capturar a atenção deste visitante.  

 

A partir do momento que ele se interessar por aquele produto e serviço, desejando conhecer mais, a marca vai levar até ele conteúdos relevantes para que ele passe pelo funil de vendas e chegue ao ponto de fazer uma decisão de compra. Isso pode demorar algum tempo dependendo do cliente, da marca e do valor dos serviços. 

 

O Inbound pode ser combinado com a nossa próxima estratégia. 

 

Outbound Marketing 

O Outbound Marketing é o conceito mais tradicional de marketing ou publicidade, com algumas adições vindas do mundo digital. Esta estratégia visa ir atrás dos clientes (enquanto o Inbound atraía o cliente) para mostrar alguma marca, serviço ou produto. Ele vai cativar aquele possível ou atual cliente, de modo que ele se interesse pelo que está sendo veiculado. 

 

Atualmente, publicidades na TV, rádio e jornais e anúncios em redes sociais e no Google são algumas das principais formas de realizar o Outbound. Especificamente a parte de anúncios digitais ganha bastante relevância quando temos em vista que o algoritmo das plataformas de rede social não permite atingir todo um público potencial de uma empresa. 

 

E sabemos que combinar Inbound e Outbound é a melhor forma de ter resultados comprovados para um negócio, especialmente os que ainda são pequenos e precisam de mais estabilidade. 

 

Além dessas estratégias, existem muitas outras, como o Growth Marketing, que se baseia em construir relacionamentos a longo prazo, com abordagens holísticas e incentivando o engajamento a todo momento, para ter resultados com base no aumento de receitas.  

 

Por outro lado, existe também o Growth Hacking, que é bastante parecido com o anterior, mas foca em trazer muitas pessoas para o topo do funil. Ambas as estratégias, entretanto, fazem uso de ações que compõem o Inbound e Outbound. 

 

Se você achou este conteúdo relevante para o seu negócio, favorite o link no seu navegador e compartilhe com outras pessoas da sua equipe! 

Veja também