Busca

É hora de montar o seu planejamento de marketing para 2024

21/11/2023

Novo ano, novo momento, certo? Então, para começar um ano de forma completa, planejar à frente dos acontecimentos é fundamental, deixando para trás o que ficou no ano anterior e levando apenas o que possa ajudar. Quando falamos de marketing digital, isso significa que um planejamento de marketing digital precisa estar pronto assim que o ano virar, afinal, ações efetivas precisam de estratégia. 

 

Ou seja, se quisermos ter um bom planejamento de marketing em 2024, é ideal que comecemos já nos últimos meses de 2023. É claro que isso não significa que não seja possível reprogramar rotas ou mudar a intenção baseado nos resultados definitivos do final do ano, mas ter uma base para começar ajuda (e muito)! 

 

Nós da CRP Mango, como agência especializada em marketing digital, sabemos como é possível garantir um planejamento completo e efetivo para o próximo ano e trouxemos um material para te ajudar. Não deixe de ler e guardar as nossas dicas! 

 

Marketing digital em 2024

Planejamento de marketing digital para 2024: já está pronto?

 

O que é planejamento de marketing digital? 

Antes de vermos dicas sobre ele, precisamos entender o que exatamente é este planejamento e por que ele importa para o seu marketing digital em 2024. Bom, o planejamento de marketing digital é a reunião de ações, dados, resultados, objetivos e meios para se atingir as expectativas traçadas. 

 

Ele vai conter, por exemplo, datas relevantes para o calendário comercial, planejamentos para redes sociais, resultados de ações passadas (incluindo do ano anterior) e objetivos para cada um dos canais utilizados no marketing digital. Neste sentido, o planejamento de marketing digital pode abordar qual a taxa de engajamento desejada, quantos seguidores, números de publicações e até quanto de verba vai ser investida. 

 

Aliás, falando sobre anúncios, este tema também pode ser incluído no planejamento, já que ele é extremamente relevante para trazer volume às ações de Inbound Marketing. 

 

Por outro lado, um aspecto que o planejamento pode trazer é a definição sobre públicos-alvo e personas para uma marca. Como uma empresa pode ter mudanças ao longo dos anos, é sempre interessante apontar para quem ela deve mirar nas suas comunicações, quem são essas pessoas e como ela pode atingi-las. 

 

Como fazer um planejamento de marketing digital para 2024? 

Para criar uma estratégia de marketing digital para o próximo ano, é preciso começar bem do início. Isto é, reunir materiais básicos sobre a marca, o planejamento do ano de 2023, os resultados e também tudo que se espera do próximo ano. A partir disso, é possível começar a criar o material que vai guiar o ano de 2024. 

 

Veja como fazer o planejamento de marketing digital de 2024: 

 

Planejamento de marketing

Não perca tempo: Falta apenas um mês para 2024

 

Defina os objetivos do marketing em 2024 

Um dos primeiros pontos para o próximo ano é definir onde se deseja chegar. Por exemplo, muitas contas empresariais em redes sociais objetivam chegar na marca de 10 mil seguidores, especialmente no Instagram. Então, como seria possível fazer isso? A partir desse objetivo, é possível traçar estratégias, verificar possibilidades orçamentárias e tudo mais. 

 

Planejamento orçamentário é fundamental 

Nem sempre estratégias de marketing iniciais consideram orçamentos em seu desenvolvimento, mas isso costuma se provar um erro. Isso porque cada ação (incluindo a criação de conteúdos) demanda trabalho e, consequentemente, investimento financeiro. Caso a sua empresa não possua um setor de marketing, será necessário contratar uma agência externa para a produção de material e isso impacta o orçamento disponível. 

 

Se possível, separe os orçamentos em categorias, além de ter um orçamento geral. Isso permite saber onde cortar custos, caso seja necessário. 

 

Defina um calendário para a sua marca 

Como sabemos, as ações de uma marca variam ao longo do ano, baseando-se em períodos específicos ou datas comemorativas. É preciso colocar isso no papel, inclusive para entender crescidas e descidas em resultados. Uma escola, por exemplo, vai ter muita procura em épocas de rematrícula, perto do final do ano, mas pode não ter tantos resultados nos meses do outono brasileiro. 

 

Faça um mapeamento de tendências atuais 

Não existem dois anos iguais no mundo do marketing digital. Assim, é possível saber que sempre haverá novidades a serem exploradas ou tendências que não podem ser ignoradas. Por isso, na hora de trazer um planejamento à tona, é importante estar atento ao que está acontecendo. Vejamos um exemplo disso: 

 

Marcas que não analisaram a tendência de IAs generativas no final do ano passado podem ter perdido o início da utilização de ferramentas como o ChatGPT e o Midjourney. E, como já vimos aqui no blog, esses temas foram muito abordados em eventos, em conteúdos web e, inclusive, já começam a ser pensados para o ranqueamento em pesquisas. 

 

Ações devem ser baseadas em dados 

O mundo corporativo atual evoluiu para um modelo cada vez mais assertivo: o modelo data driven. Esse modelo coloca os dados em primeiro lugar na hora de traçar ações e analisar resultados, também no marketing digital. Dessa forma, é possível ver com mais clareza e menos subjetividade o que está ocorrendo. 

 

Uma sugestão é reunir os principais indicadores (também conhecidos como KPIs) e desenvolver explicações sobre eles, como eles podem ser melhorados e como cada ação pode impactá-los. Mas não se esqueça: números sozinhos podem ser tendenciosos! 

 

Encontre soluções 

Nenhum profissional do marketing é um futurólogo e vai saber se uma ação conquistará resultados antes de colocá-la em prática. Porém, todo profissional pode mergulhar e descobrir problemas que já existem, propondo resoluções objetivas e subjetivas.  

 

Imagine uma marca de tênis para pessoas da Geração Z com dificuldades de encontrar novos consumidores. Essa marca, entretanto, ainda não explora o TikTok. Essa pode ser uma solução, devido ao grande número de usuários mais novos na plataforma. 

 

Se o objetivo futuramente não for alcançado, ele pode ser replanejado ao longo do ano, afinal, nenhum planejamento de marketing digital efetivo é imutável. 

 

Quer saber como montar o seu planejamento de marketing digital para 2024? 

 

Conte com especialistas em marketing digital 

Nós da CRP Mango somos especialistas em marketing digital há mais de duas décadas. Além de acompanhar os movimentos recentes e trazer insights sobre marketing, tecnologia e e-commerce para o nosso blog, também entregamos soluções de qualidade que entregam resultados e conectam pessoas. 

 

Nossa equipe é formada por profissionais qualificados e preparados para promover soluções que fazem a diferença no seu negócio, contando com experiência no desenvolvimento, manutenção e acompanhamento diário de lojas pequenas, médias e grandes, como Caderno Inteligente, e.dona, Pantys, Holistix e Kérastase Brasil. 

 

Clique aqui e fale já com nossa equipe!  

Veja também