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Dicas para Ter uma Estratégia Campeã

01/11/2022

A cada quatro anos, toda empresa se vê em uma situação especial e desafiadora: aproveitar o maior evento de futebol do mundo para ter um aumento nas vendas e superar as metas estabelecidas. Agora, em 2022, com menos de um mês para o torneio, falta bem pouco para isso acontecer! 

 

E, ainda por cima, é um ano atípico: a Copa cai no mesmo período da Black Friday, acontecendo no final de novembro até meados de dezembro. Ou seja, podemos dizer que temos um último bimestre do ano bem especial para quem quer trabalhar estratégias de comunicação. 

 

Mas como ter uma estratégia para o evento dentro do seu e-commerce? E como tornar esta estratégia um case de sucesso para poder inspirar novas ações em outros eventos, como durante as Olimpíadas? 

 

Vamos falar mais sobre isso nos próximos parágrafos para você entender melhor. 

 

Dicas para Ter uma Estratégia Campeã

Saiba como render melhor neste período 

 

Aproveite a Copa para vender mais 

A Copa é um dos maiores eventos esportivos do mundo. Apesar de sua última audiência não ser a primeira no ranking de televisionamento, a próxima deve superar e muito qualquer marca até o momento: espera-se que 5 bilhões de pessoas assistam ao torneio no Catar. E milhões destas pessoas estão bem aqui no Brasil, um dos países mais apaixonados pelo futebol. 

 

Neste interesse, reside um ponto bastante importante: a Copa é uma oportunidade de vendas e relacionamento. Por exemplo, 82% dos brasileiros desejam comprar ou trocar de aparelhos para assistir ao torneio. Então lojas que ofertem celulares smartphone, notebooks, TVs e qualquer outro aparelho que possibilite assistir aos jogos têm uma ótima chance de venda. 

 

Da mesma forma, durante a Copa, aumentam os encontros casuais e o consumo de materiais com a imagem da seleção brasileira, como canecas, copos, camisas esportivas e bandeiras. E não podemos esquecer que, nesse período, e-commerces que vendem material esportivo também precisam pensar em material de seleções estrangeiras, já que camisas de grandes ídolos estrangeiros como Messi, Cristiano Ronaldo e Mbappé costumam ser procuradas. 

 

Contudo, a criatividade precisa estar em dia, afinal, todos os concorrentes devem aproveitar o torneio da mesma forma que você. Conte com copywriters, designers, profissionais de marketing digital e gestores de planejamento para aplicar a melhor estratégia de marketing para a Copa. 

 

Dicas para a estratégia do marketing digital para a Copa 

O comércio brasileiro espera lucrar 1,5 bilhão de reais durante o torneio, quase 10% a mais que o valor arrecadado durante a edição realizada na Rússia. Você não pode ficar de fora disso. Por isso, vamos ver algumas dicas que ainda podem dar resultado, mesmo a Copa já estando logo ali. 

 

Junte a temática da Copa e da Black Friday 

A BF já se tornou um evento para o consumidor brasileiro, inclusive ameaçando a supremacia do Natal. Muitas pessoas preferem comprar presentes de Natal durante novembro por conta dos preços menores. Por isso, agregar descontos da Black Friday na sua estratégia para a Copa pode trazer resultados fantásticos. Se inspire em descontos relâmpago, comunicação visual forte com preto e amarelo, ofertas limitadas e relacionamento constante durante esse período. 

 

Não esqueça do público feminino 

Mulheres são metade do público geral e grande parte são apaixonadas pelo futebol, especialmente pela seleção. Entretanto, a comunicação esportiva ainda ignora a sua presença muitas vezes. Traga o público feminino para dentro com estratégias de conteúdo e anúncios segmentados para a sua participação. Caso a sua loja tenha produtos voltados exclusivamente para elas, faça ofertas especiais para isso! 

 

Seja inclusivo 

Além de trabalhar a inclusão de mulheres e a acessibilidade para possibilitar a navegação de Pessoas com Deficiência, a inclusão da comunidade LGBTQIA+ é uma ótima forma de ampliar o público e passar uma mensagem positiva para a sua comunidade de clientes. Pense em ações de Inbound Marketing, anúncios e marketing de conteúdo que possam agradar este público bastante importante e interessado em futebol. 

 

Aposte em mídia paga 

Este período, com certeza, terá uma grande disputa entre diversas marcas pela atenção de visitantes e consumidores. Para evitar que o algoritmo esconda a sua marca e que as pesquisas do Google não tragam resultados, considere investir em ações planejadas eficientes de mídia paga. Como você provavelmente já sabe, ações de remarketing também trazem ótimos números para este segmento. 

 

Influencers podem ser uma solução 

O marketing de influência é uma porta para a recomendação de produtos e relacionamento com os consumidores. Escolhendo um influencer do nicho correto para o seu negócio, ele pode mostrar produtos para sua base de fãs e garantir que mais pessoas cheguem até a sua loja. Você pode, por exemplo, oferecer descontos exclusivos para os fãs daquele influencer. 

 

Agências podem ser o melhor para o seu e-commerce 

Encontrar profissionais especializados em e-commerce, seja na parte tecnológica ou na parte de marketing, é uma forma de garantir estratégias corretas, análises profundas dos dados e implementação e acompanhamento de atualizações para o melhor rendimento do seu serviço. 

 

A CRP Mango possui uma equipe experiente e qualificada para levar as melhores soluções para sua empresa. Fale com a gente e conheça mais detalhes nossos serviços. 

 

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