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Como o fim dos cookies afetará a sua estratégia?

14/09/2022

Fim dos cookies: o que acontece agora?

Entenda como a decisão do Google afeta as estratégias digitais do seu negócio. 

Os cookies de navegação se popularizaram devido à aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nos últimos anos, mas eles estão na internet desde a década de 1990. 

 

Há dois anos, o Google anunciou o fim do uso dos cookies, o que deixou alguns setores preocupados com as possíveis mudanças em suas estratégias digitais. Mas, afinal, como isso afetará o seu negócio?

 

Fim dos cookies

Como o fim dos cookies afeta a sua estratégia?

 

Para entender o efeito dessa decisão em suas estratégias, é preciso compreender o uso dos cookies e a LGPD. A fim de proteger os dados dos usuários, os sites precisam ter mais clareza sobre como irão utilizá-los para que os visitantes fiquem cientes sobre quais dados são coletados (nome, e-mail e telefone, por exemplo) durante a navegação. 

 

Caso opte por tratar esses dados, o site deve explicar qual a finalidade de utilizá-los e também pedir autorização pelo seu uso e armazenamento, deixando com o visitante o consentimento do uso de suas informações pessoais.  

 

Quais cookies terão o seu fim? 

 

Os cookies podem ser divididos em três tipos: primários ou first-party; secundários ou second-party e terceiros ou thirdy-party. 

 

Os cookies primários são coletados de maneira direta entre a empresa e o usuário, como o login para o carrinho de compras, por exemplo. O objetivo é melhorar a experiência no site em que está logado e não ser rastreado em outro site diferente. Os secundários são coletados por empresas parceiras e podem ser comercializados por elas.  

 

Já os cookies thirdy-party, são aqueles coletados por terceiros, ou seja, de outros sites. Esses cookies rastreiam a atividade dos usuários na navegação de sites e oferecem anúncios de acordo com os interesses vistos. É trabalho do cookie de terceiros mostrar um anúncio em um site de algum produto que pesquisou em outro, por exemplo.  

 

Portanto, a partir de 2023, o trabalho desse cookie não irá mais existir. Dessa forma, a navegação terá mais privacidade dentro dos interesses de cada usuário.  

 

E como fica a estratégia digital? 

 

Os cookies de terceiros são uma forma do usuário não esquecer a sua marca, uma vez que os anúncios aparecem em outros sites em que ele navegará. Além disso, contará com menos informações dos usuários que são coletadas por eles, o que pode afetar as automações de marketing. Com o seu fim, será necessária uma adaptação em suas estratégias de marketing, sem contar com eles. 

 

Ainda é possível recorrer à coleta de dados por meio dos cookies primários (first-party), com uma comunicação direta entre a sua marca e o visitante do site. Estratégias criativas de Inbound Marketing podem contribuir para a coleta desses dados importantes e a construção de um bom relacionamento com o lead. 

 

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Atinja seu público de outra forma por meio de outros canais de comunicação, como as redes sociais. Com elas, é possível criar campanhas de mídias pagas e atingir mais pessoas de acordo com as estratégias do funil de vendas já estudadas de acordo com o seu público. 

 

Outro caminho é ter seus próprios canais de comunicação, como sites bem estruturados, blog posts e e-mail marketing. Dedicar-se em estratégias de SEO, tráfego orgânico e pago, atrair visitantes para o seu site, contribuindo para os dados de cada um, alimentando suas estratégias cada vez mais personalizadas.  

 

Essa mudança mostra que é necessário adaptar-se bem e buscar soluções criativas para seguir com suas estratégias de marketing digital.

 

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