Busca

Como será a comunicação em 2023?

03/02/2023

Confira um panorama sobre as tendências de comunicação para este ano. 

 

Mais um ano está começando. Por isso, para se preparar para ele, nada melhor do que conferir algumas tendências previstas pelo mercado. Afinal, olhar para frente e se atualizar é essencial para aproveitar as oportunidades e conter as ameaças. 

 

Conhecer as tendências em comunicação para o novo período é uma das maneiras de estruturar para sua organização ações alinhadas com o que há de mais inovador e que provavelmente irá impactar positivamente os clientes. 

 

Se você é um gestor de comunicação ou diretor-executiva de uma empresa, e não sabe o que esperar das tendências em comunicação para 2023, confira na sequência deste artigo as inovações e estratégias que vão movimentar o mercado neste ano. Continue lendo! 

 

Comunicação

Veja as principais tendências de comunicação para 2023

 

Tendências de comunicação para 2023 

  • Consolidação dos novos modelos de comunicação: você já participou de um evento presencial com transmissão on-line? Esse tipo de modelo já faz parte do nosso cotidiano e tende a crescer ainda mais. Além disso, plateias presenciais e palestrantes online, ou vice-versa, também são uma tendência. 

 

  • Formato de trabalho híbrido: segundo o Índice de Confiança Robert Half, divulgado em junho de 2022, cerca de 57% das empresas brasileiras têm adotado o esquema alternado entre casa e escritório, ou seja, o modelo híbrido. A pesquisa ainda afirma que 33% das companhias devem retomar o modelo presencial integral e apenas 10% permanecerão somente com o modelo remoto — ou melhor, o home office. 

Com a provável consolidação do modelo híbrido, surge também um desafio: como gerenciar e falar com os funcionários que nem sempre estão fisicamente presentes? Existem diversas ferramentas que mantêm seus funcionários atualizados com as últimas notícias. Algumas opções são: 

  • Um aplicativo próprio da empresa, que pode ser acessado de qualquer dispositivo e em qualquer lugar; 
  • Comunicação por e-mail para notícias importantes e urgentes; 
  • Plataformas de chamadas de vídeo para realização de encontros, palestras e treinamentos virtuais. 

 

  • Vídeos e conteúdos mais curtos: as redes sociais seguem em alta, com destaque para o TikTok, que em outubro de 2022, chegou à marca de 1 bilhão de usuários ativos diariamente, conforme relatório do Science and Technology Innovation Board Daily. 

De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil, o TikTok é a principal rede social utilizada por crianças e adolescentes de 9 a 17 anos no Brasil, à frente de Instagram e Facebook. A rede chinesa faz sucesso entre os mais novos por conta dos vídeos rápidos e virais. 

Portanto, entre as tendências em comunicação para 2023 estão os vídeos e os conteúdos objetivos. Entender essa busca dos clientes por uma comunicação mais simplificada certamente irá impactar de forma positiva as organizações. 

 

  • Inteligência artificial: já faz alguns anos que a inteligência artificial faz parte das tendências de diferentes áreas, e isso também ocorre com a comunicação. Em 2023, a previsão é que essa tecnologia cresça ainda mais na produção de conteúdos de diferentes segmentos e também nos canais de atendimento. Espera-se que os chatbots ganhem mais espaço e a IA entra para garantir que os serviços sejam realizados com rapidez e eficácia, superando as expectativas do público. 

 

Esse artigo foi útil para você? 

Então, clique aqui e confira outros conteúdos interessantes em nosso blog. 

Veja também