Você sabe o que é jornada do cliente?
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Conceito muito utilizado no mundo do markerting digital, a jornada do cliente é imprescindível para o seu negócio.
Se você já leu sobre marketing digital já deve ter visto algo sobre a jornada do cliente ou a jornada de compra do cliente. Mas você saberia explicar o que é e como fazer?
Pensa em uma loja física, você está caminhando pelo shopping ou pela rua e a vitrine de uma determinada loja de sapatos chama a sua atenção. Você se lembra que precisa de um novo tênis para caminhar, pois o seu não está mais adequado. Então, para na frente da vitrine, observa os diversos modelos que são vendidos e começa a pensar se quer entrar nessa loja.
Decide entrar para pesquisar alguns modelos. Um vendedor muito simpático te aborda e oferece ajuda para encontrar o melhor modelo de tênis para você, que passa a considerar comprar nessa loja, uma vez que gostou mais dos modelos oferecidos do que os que já tinha pesquisado anteriormente. O vendedor mostra algumas formas de pagamento e oferta um desconto para a sua primeira compra. Por fim, você sai com um tênis novo e sua caminhada do dia seguinte será muito mais confortável.
Seria perfeito se TODAS as vendas fossem simples e rápidas dessa forma, não é? E elas podem ser com uma boa estratégia. Vamos pensar e passar esse exemplo para o mundo digital:
O seu lead (que poderia ser a pessoa do nosso exemplo) tem um problema, ele tem consciência disso e começa a buscar soluções em um buscador na internet. Nesse momento aparecem diversas soluções para ele. Como a vitrine da loja que chamou sua atenção, ele passa a considerar acessar algum site que possa solucionar seu problema e entregar o que ele busca.
Como seu site está bem ranqueado no buscador e com um título chamativo, é nele que o lead clica. Ao perceber que existem diversos modelos de tênis para caminhar, seu lead procura pelos detalhes, cores, tamanhos para encontrar algum que o agrade.
Em nosso exemplo, é nesse momento que o vendedor aparece, mas como é um site, podemos colocar recursos para fisgar esse lead e ajudá-lo a decidir pela compra. Por fim, seu lead tem o problema solucionado e você, dono da loja, seu objetivo conquistado, que nesse caso é a venda do produto.
Passamos por toda o conceito de jornada do cliente de maneira prática. Para aplicá-la em seu negócio é necessário entender, mais detalhadamente, cada etapa dessa jornada.
1) Consciência: seu lead toma consciência do problema que tem e passa a buscar soluções para ele. Seu negócio se mostra solucionador desse problema.
2) Consideração: a partir do momento que se dá conta que tem um problema e que existem soluções para resolver, o lead considera buscar ajuda. Com um bom ranqueamento, o lead busca em seu negócio a solução que deseja.
3) Decisão: é o ponto importante, pois é aqui que o lead decide realizar a compra do produto ou serviço. Na etapa anterior, seu negócio se mostra mais relevante que os outros na solução do problema deste lead que decide por escolher você.
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