Como o fim dos cookies afetará a sua estratégia?
![](https://cdn.prod.website-files.com/67117b88e9f30d39d72ed25a/6792bc788b57a80150e75df9_671af3d1681ad9abc300f08c_cookies-6613491_640.avif)
Fim dos cookies: o que acontece agora? Entenda como a decisão do Google afeta as estratégias digitais do seu negócio. Os cookies de navegação se popularizaram devido à aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nos últimos anos, mas eles estão na internet desde a década de 1990.
Há dois anos, o Google anunciou o fim do uso dos cookies, o que deixou alguns setores preocupados com as possíveis mudanças em suas estratégias digitais. Mas, afinal, como isso afetará o seu negócio?
Para entender o efeito dessa decisão em suas estratégias, é preciso compreender o uso dos cookies e a LGPD. A fim de proteger os dados dos usuários, os sites precisam ter mais clareza sobre como irão utilizá-los para que os visitantes fiquem cientes sobre quais dados são coletados (nome, e-mail e telefone, por exemplo) durante a navegação.
Caso opte por tratar esses dados, o site deve explicar qual a finalidade de utilizá-los e também pedir autorização pelo seu uso e armazenamento, deixando com o visitante o consentimento do uso de suas informações pessoais.
Os cookies podem ser divididos em três tipos: primários ou first-party; secundários ou second-party e terceiros ou thirdy-party.
Os cookies primários são coletados de maneira direta entre a empresa e o usuário, como o login para o carrinho de compras, por exemplo. O objetivo é melhorar a experiência no site em que está logado e não ser rastreado em outro site diferente. Os secundários são coletados por empresas parceiras e podem ser comercializados por elas.
Já os cookies thirdy-party, são aqueles coletados por terceiros, ou seja, de outros sites. Esses cookies rastreiam a atividade dos usuários na navegação de sites e oferecem anúncios de acordo com os interesses vistos.
É trabalho do cookie de terceiros mostrar um anúncio em um site de algum produto que pesquisou em outro, por exemplo.
Portanto, a partir de 2023, o trabalho desse cookie não irá mais existir. Dessa forma, a navegação terá mais privacidade dentro dos interesses de cada usuário.
Os cookies de terceiros são uma forma do usuário não esquecer a sua marca, uma vez que os anúncios aparecem em outros sites em que ele navegará. Além disso, contará com menos informações dos usuários que são coletadas por eles, o que pode afetar as automações de marketing. Com o seu fim, será necessária uma adaptação em suas estratégias de marketing, sem contar com eles.
Ainda é possível recorrer à coleta de dados por meio dos cookies primários (first-party), com uma comunicação direta entre a sua marca e o visitante do site. Estratégias criativas de Inbound Marketing podem contribuir para a coleta desses dados importantes e a construção de um bom relacionamento com o lead.
Conheça mais sobre as estratégias de Inboung Marketing!
Atinja seu público de outra forma por meio de outros canais de comunicação, como as redes sociais. Com elas, é possível criar campanhas de mídias pagas e atingir mais pessoas de acordo com as estratégias do funil de vendas já estudadas de acordo com o seu público.
Outro caminho é ter seus próprios canais de comunicação, como sites bem estruturados, blog posts e e-mail marketing. Dedicar-se em estratégias de SEO, tráfego orgânico e pago, atrair visitantes para o seu site, contribuindo para os dados de cada um, alimentando suas estratégias cada vez mais personalizadas.
Essa mudança mostra que é necessário adaptar-se bem e buscar soluções criativas para seguir com suas estratégias de marketing digital.
Somos uma agência especializada em serviços digitais que oferece soluções personalizadas para cada cliente.
Com mais de duas décadas de experiência e mais de 500 projetos executados, oferecemos soluções efetivas para o desenvolvimento de websites, eCommerce, gestão de redes sociais, SEO e muito mais.