Entenda o que é a tecnologia mobile

Levar a tecnologia a qualquer lugar e poder se conectar com outras pessoas é um dos grandes avanços tecnológicos das últimas décadas. Essa tecnologia mobile - ou tecnologia móvel - permitiu o acesso a informações e a tarefas que antes só poderiam ser acessadas em locais estáticos, prejudicando a instantaneidade das mensagens a serem repassadas.
Mais do que isso, a tecnologia mobile permitiu a compactação e a utilização de diversos serviços a partir de um só equipamento, de fácil utilização e inegável capacidade de se espalhar. Por exemplo, somente no Brasil, existem 109 milhões de usuários de smartphone, segundo pesquisa.
Mas o que é mobile? É bem simples: mobile é tudo aquilo que é móvel, porém, este termo inglês, hoje em dia, representa os aparelhos celulares e, em menor escala, equipamentos eletrônicos que sejam portáteis e possam receber tecnologia.
E a tecnologia mobile é mais do que um auxílio: ela é uma necessidade. E abraçá-la é fundamental. Vamos ver nos próximos parágrafos mais características e como a tecnologia pode ajudar uma empresa a crescer e se estabelecer no mercado.
Saiba mais sobre o que é a tecnologia mobile e o porquê de ser fundamental uma empresa investir nela.
Tecnologia mobile nada mais é do que toda tecnologia que permite a mobilidade do seu usuário, sem perder o contato com a tecnologia. Logo, celulares, tablets, notebooks e demais aparelhos eletrônicos portáteis podem ser considerados parte da tecnologia mobile.
Contudo, a tecnologia mobile vai bem além do hardware. Ela também está nos serviços online, programas, aplicativos e meios de contato digitais que podem ser utilizados durante a movimentação e o transporte. Neste sentido, podemos chamar de tecnologia mobile também:
Como podemos perceber, então, a tecnologia mobile está à nossa volta e nós a utilizamos em tudo o que fazemos atualmente. Mas qual seria a importância dela?
Mais do que um meio de trocar mensagens na rua, a tecnologia mobile garante que uma boa parte da comunicação seja feita no Brasil. Atualmente, cerca de 58% da população brasileira acessa a Internet somente pelo celular, ou seja, sem a tecnologia mobile não seria possível se comunicar digitalmente ou consumir produtos e serviços.
Mais do que somente o uso do celular, uma outra pesquisa trouxe dados que mostram a seguinte realidade: 92% dos brasileiros compram pelo celular. E os números mostram um viés de alta, principalmente após a pandemia.
Somando esses dados, podemos perceber que os celulares são uma das principais formas de alcançar consumidores, permitindo a eles compras rápidas e sem precisar ligar uma máquina a mais. Além disso, com o avanço tecnológico, é possível consultar saldos de banco, cartões de crédito e mais em poucos passos, garantindo ao cliente um controle dos seus dados financeiros nesta hora.
A tecnologia mobile permitiu às pessoas mais facilidade, comodidade e segurança na hora de fazer as suas atividades, como compras, gestão financeira, pagamento de impostos. Porém, não podemos nos esquecer que a tecnologia mobile também facilitou o lazer, permitindo maior simplicidade para escutar músicas, ver filmes e jogar jogos.
Parece óbvio, mas estar disponível para o seu público-alvo também no celular é muito importante. E isso não significa, necessariamente, ter um aplicativo voltado para os aparelhos móveis, já que nem sempre o consumidor deseja gastar mais espaço de armazenamento com programas.
O mais importante neste sentido é ter um site responsivo e adaptado aos navegadores de celular, permitindo que não existam travamentos e o carregamento não seja interrompido nem fique excessivamente lento. De outra forma, também é necessário ter um conteúdo adaptado e que transmita segurança, caso o cliente realize algum tipo de transação naquele site.
O aplicativo é uma opção também, principalmente para continuar a relação de fidelização e trabalhar a pós venda com os seus consumidores. Para isso, é preciso focar em aplicativos leves com explicações completas sobre os serviços e produtos, além de um design que guie o cliente para a conversão.
Lembre-se: para o desenvolvimento de aplicativos, conte com profissionais especializados neste tipo de serviço. Aplicativos mal feitos e problemáticos podem afetar a imagem de uma empresa e afastar o consumidor.
Para garantir que a sua empresa abrace o novo momento, onde o portátil é o mais importante para os consumidores, é importante ter uma equipe de especialistas que saiba como posicionar a sua marca. Mais do que apenas gerir um site ou criar um aplicativo, é preciso elaborar estratégias que foquem nos aparelhos móveis, alcançando e impactando o seu público-alvo.
Para ter isso à sua disposição, conheça a CRP Mango, agência especializada em todas as ferramentas de marketing e tecnologia para o crescimento da sua empresa. Conosco, você pode atingir os seus objetivos, usando do marketing de conteúdo, inbound marketing, serviços de automação e muito mais.Entre em contato para saber mais sobre os nossos serviços.
Somos uma agência especializada em serviços digitais que oferece soluções personalizadas para cada cliente.
Com mais de duas décadas de experiência e mais de 500 projetos executados, oferecemos soluções efetivas para o desenvolvimento de websites, eCommerce, gestão de redes sociais, SEO e muito mais.