15/12/2022
Você já ouviu falar no BeReal? A rede social, lançada em 2019, atingiu 53 milhões de downloads em todo o mundo e está se tornando, cada vez mais, uma febre no Brasil.
Tal popularidade se explica por ser uma rede diferente das demais: nela, os usuários são estimulados a serem “reais”, sem filtros e sem a necessidade de preparar o conteúdo a ser publicado. Aliás, o nome “BeReal” não é em vão: em tradução livre, ele significa “Seja real”, o que combina com a espontaneidade do aplicativo.
A ideia do app é permitir que as pessoas fotografem momentos aleatórios do seu dia e compartilhem entre seus amigos ou com o público usuário da rede. Todos os dias, a rede envia uma notificação para todos os seus membros, e, a partir daí, todos devem fotografar algo com a câmera traseira e, na sequência, com a câmera frontal, de selfie. O processo deve ser feito em até dois minutos.
Embora seja a rede social do momento, o BeReal ainda está longe de superar seus concorrentes, como você irá conferir mais abaixo.
Continue lendo e saiba mais!
Em nosso país, a rede está começando a ganhar mais popularidade. Segundo dados do Sensor Tower, empresa norte-americana de inteligência competitiva, o Brasil é o segundo país com maior número de downloads do BeReal no terceiro semestre de 2022.
O Brasil ultrapassou o Reino Unido em setembro e ocupou o segundo lugar do ranking de downloads. Em setembro, a plataforma teve mais de 400 mil downloads na Play Store brasileira.
Embora o BeReal esteja se tornando mais conhecido, a rede social está longe de ocupar o ranking das redes sociais mais utilizadas no Brasil e no mundo.
No início de 2022, houve o boom do aplicativo, com a adesão em massa da geração Z. Portanto, é importante destacar que a possibilidade de crescimento do BeReal é gigantesca. Afinal, aplicativos concorrentes, como o TikTok, possuem um bilhão de usuários ativos no mundo, e o Instagram tem 1,45 bilhão, sendo 115 milhões no Brasil.
Porém, para alcançar a concorrência, o BeReal precisa acelerar o aumento de seus usuários. Embora o número de usuários ativos mensais continue aumentando de forma constante, o app ainda não se estabeleceu como uma rede social viciante ou que seja parte da rotina de uso de forma consistente como os fortes concorrentes.
Apenas 9% dos usuários ativos mensais abrem o BeReal diariamente. Para você entender do que estamos falando, 39% dos usuários ativos do Instagram abrem a rede todos os dias, e 29% do TikTok. Por isso, não houve retenção.
Provavelmente, o grande número de downloads foi causado pelo estouro do app, que gerou curiosidade. Mas, para que tivesse retenção, a rede precisaria ser altamente relevante ao público, já que existem diversas outras opções de ferramentas disputando a atenção do usuário.
Para entender a aceitação do BeReal no Brasil, a startup Orbit Data Science analisou qualitativamente 672 posts e comentários no Twitter, YouTube e Instagram, publicados ao longo de seis meses e selecionados de forma aleatória.
Mais de 70% dos comentários eram sobre a adesão à nova plataforma. A dinâmica do app foi bastante questionada pelos usuários. Houve relatos de desconforto com a solicitação de fotografias em momentos inapropriados, como no banheiro ou uma reunião de negócios, além de impossibilidade de publicar fotos em alguns momentos do dia.
O aplicativo está disponível gratuitamente na Play Store para celulares Android e na Apple Store para iPhone (iOS).
Você já usou o BeReal? Acha que ele tem potencial para desbancar seus concorrentes, como Instagram e TikTok?