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Como funciona o algoritmo do Instagram?

20/07/2023

Você já se perguntou como o algoritmo do Instagram funciona? 

 

Muito se fala sobre esse tema desde 2016, quando a rede social definiu que não apresentaria as atualizações mais recentes no topo do feed. Isso fez com que os usuários deixassem de ver os posts em ordem cronológica para visualizar primeiro as publicações mais relevantes, conforme os critérios determinados pelo algoritmo. 

 

Mas por que isso acontece? Da mesma forma que o Google define quais práticas são importantes para o ranqueamento nos resultados de busca, por exemplo, o Instagram determina alguns critérios e políticas a serem seguidos para que a experiência do usuário seja a melhor possível enquanto navega. Por isso, quando você e a sua equipe conhecem o algoritmo, as chances de sucesso no canal são maiores. 

 

E se você tinha curiosidade sobre esse assunto, temos uma boa notícia: recentemente, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, revelou no blog da rede social uma visão geral de como funcionam os algoritmos da plataforma. Isso pode nos ajudar a entender como otimizar o alcance de conteúdos no feed do aplicativo e também nos Stories e Reels. 

 

Nesse blog, você irá descobrir o que é o algoritmo do Instagram e como ele funciona. 

 

Vamos lá? Continue lendo e saiba mais! 

 

Algoritmo do Instagram

Você sabe, de fato, como o algoritmo do Instagram funciona?

 

O que é o algoritmo do Instagram? 

O algoritmo do Instagram é um conjunto de critérios e cálculos que são realizados automaticamente para determinar quais posts devem aparecer para cada usuário e em que ordem. Um post antigo de uma página com poucos seguidores e baixo engajamento, por exemplo, dificilmente vai aparecer na timeline de alguém, porque não é considerado tão relevante. 

 

O objetivo do Instagram é fazer com que os usuários aproveitem ao máximo o seu tempo na plataforma, com um feed personalizado, focado na experiência do usuário. Porém, o fator comercial também é um aspecto importante, já que o algoritmo faz com que as pessoas passem mais tempo na rede e, consequentemente, consumam mais anúncios. 

 

Com o uso da inteligência artificial, os dados são analisados para definir o que é, de fato, relevante para cada usuário no Instagram. Assim, se você costuma curtir fotos relacionadas a viagens, o programa vai entender essa tendência e, a partir desse comportamento, começar o processo de personalização do seu feed. 

 

É exatamente por isso que cada feed é específico para cada usuário. Assim, se, em vez de viagens, você demonstra maior interesse por culinária, por exemplo, as publicações exibidas vão ser direcionadas para esse sentido.  

 

Como funciona o algoritmo do Instagram? 

Primeiramente, é importante que você saiba que o Instagram não possui somente um algoritmo que vê tudo que os usuários fazem na plataforma. Segundo Adam Mosseri, ele possui maneiras de entender como cada pessoa usa as ferramentas presentes na rede social (feed, stories, explorar, reels, busca etc) para personalizar a experiência de cada um. 

 

“Classificamos as coisas de maneira diferente nessas diferentes partes do aplicativo e adicionamos recursos e controles como amigos próximos, favoritos e seguidores para que você possa personalizar ainda mais sua experiência.”, conforme o CEO do Instagram. 

 

Confira abaixo um resumo sobre cada um dos principais algoritmos: 

 

Feed 

O feed principal do Instagram é composto por postagens recentes compartilhadas pelas pessoas que o usuário segue, além de postagens de contas que ainda não são seguidas, mas que o Instagram acredita ser do interesse. 

 

Segundo Adam Mosseri, a plataforma determina os conteúdos que os usuários podem se interessar com base em diversos fatores, incluindo as contas que a pessoa seguiu, curtiu ou com quem se envolveu recentemente – por exemplo, se publicou algum comentário em uma postagem, reagiu a um story, entre outros. 

 

“Personalizamos a experiência para que você tente encontrar um equilíbrio entre o conteúdo das contas que você segue com o conteúdo das contas que você não segue, mas nas quais possa se interessar.” 

 

Por isso, através dessa declaração, podemos perceber que a plataforma tem utilizado cada vez mais a inteligência artificial, como falamos anteriormente, para personalizar os conteúdos exibidos nos feeds de cada conta. 

 

Além disso, o Instagram busca exibir mais o tipo e o formato de conteúdo que o usuário mais interage, com base em seu histórico, a fim de tornar o feed mais personalizado para o seu gosto pessoal e fazer com que haja mais interação, como compartilhamentos, curtidas e comentários. 

 

Stories 

Sobre os stories, eles ainda não usam recomendações baseadas em IA para a classificação do conteúdo dos seus amigos e seguidores, porém a lógica é um pouco parecida com a do feed. 

 

Ao classificar os stories em ordem exibição, o algoritmo do Instagram leva em consideração: 

  • Visualização do histórico: ou seja, a frequência com que você visualiza os stories de uma conta para poder priorizar os stories de contas que você não quer perder; 
  • Histórico de engajamento: isso analisa a frequência com que o usuário se envolve com as histórias dessa conta, como curtir ou enviar uma mensagem privada; 
  • Proximidade: aqui, a plataforma analisa o relacionamento do usuário com o autor do story e a probabilidade de estar conectado com amigos ou familiares. 

 

Reels 

Lançado em 2020 como uma forma de enfrentar o sucesso avassalador do TikTok, o recurso tem o objetivo de ajudar o usuário a descobrir coisas novas, segundo Mosseri. 

 

Por isso, assim como na aba Explorar, a maior parte do que vemos no Reels é de contas que não seguimos. Dessa forma, o comportamento do Instagram é fornecer vídeos que acha que você pode gostar e que podem ser interessantes para você. 

 

Para o Reels, os principais fatores de classificação, são: 

  • Atividade: a plataforma analisa quais Reels você gostou, salvou, compartilhou novamente, comentou e se envolveu recentemente. 
  • Histórico de interação com a pessoa que postou: assim como no Explorar, é provável que o vídeo tenha sido feito por alguém de quem o usuário nunca ouviu falar, mas se ele interagiu com essa pessoa, isso dá uma ideia de como pode estar interessado no que o autor compartilhou. 

Lembre-se de não publicar Reels com marca d’água, em baixa resolução e com muito texto, pois estes terão um alcance bem menor.  

 

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