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Como Aumentar as Vendas no Instagram?

01/12/2022

O Instagram há muito tempo já não é mais apenas aquela rede de fotos do seu início. Ele se tornou uma ferramenta de vendas, atração de consumidores e conversão eficiente e otimizada para os melhores resultados possíveis. E é por isso que muitas pessoas buscam como crescer as vendas no Instagram. 

 

Porém, antes disso, é preciso entender algumas coisas: se antes o Facebook era o sinônimo de presença virtual para companhias, hoje em dia, esse status migrou para o Instagram (apesar de ambas as redes serem controladas pela Meta). 

 

E isso é particularmente interessante porque muitos brasileiros não só buscam produtos e mais informações no Instagram, como também compram pela plataforma. A pesquisa Social Commerce aponta que 57% dos usuários de redes sociais que compram pela internet usam o Instagram para isso. 

 

Agora, imagine esse universo com 122 milhões de usuários brasileiros dispostos a adquirir produtos e serviços pela plataforma? É quase a população integral do Japão. Ou seja, muita gente mesmo para ser atingida. 

 

Então se você está pensando em otimizar as vendas no seu Instagram, você está no caminho certo. Vamos entender melhor como fazer isso abaixo. 

 

Como aumentar as vendas no Instagram?

Como aumentar as vendas no Instagram?

 

Por que apostar no social commerce? 

No início dos anos 2000, menos de 20 milhões de pessoas tinham acesso às redes sociais. Um número muito pequeno e que representava menos de 10% da população brasileira. Nos últimos 20 anos, porém, a situação se inverteu e, hoje, 171 milhões de brasileiros são usuários e já se discute que a internet é um direito básico do ser humano. 

 

Mais do que isso, o brasileiro é um dos que passa mais tempo em aplicativos de rede social com uma média de quase quatro horas diárias. Ou seja, existe muita gente para ser atingida nas redes sociais, basta saber segmentar e atingir o nicho correto. 

 

E a plataforma oferece cada vez mais oportunidades de vendas com a inserção de páginas de produtos, descrições, aumento na capacidade de anúncio e ferramentas que levam o consumidor para o site do e-commerce.  

 

Então é preciso que marcas aproveitem o potencial quase ilimitado e preparem estratégias de conteúdo para vender por lá, além de garantirem um bom atendimento ao consumidor. Mas já estamos adiantando o próximo tópico, onde você vai ver dicas para aumentar as vendas no Insta. 

 

Como aumentar as vendas no Instagram? 

Você já tem a sua página, já faz alguns posts, atrai clientes, responde perguntas e dúvidas, mas deseja ir além, capturando um público novo e que ainda não conheça a sua marca. Ou, por outro lado, deseja finalmente converter alguns leads que chegaram recentemente à sua página. Independentemente de qual seja o seu caso, existem alguns pontos que podem ser melhorados na sua estratégia para gerar resultados. Veja a seguir: 

 

Crie personas e faça uma comunicação segmentada 

O primeiro passo para ter mais sucesso em uma estratégia de marketing digital é se comunicar melhor com o nicho associado à sua marca. Ou seja, você precisa não só trazer conteúdo relevante e que engaje com o seu público, como também utilizar uma linguagem facilmente entendível para ele e que contenha expressões comuns. 

 

Lembre-se também que o Instagram tem seu próprio modo de comunicação. Isto é, pode não ser ideal fazer posts e stories que tenham a mesma linguagem do Twitter. O meio importa muito para a utilização correta do tom de voz de uma marca. 

 

Tenha todas as informações atualizadas da sua marca 

Imagine se o seu cliente desejar te mandar um e-mail, mas a forma de contato disponível está ausente ou desatualizada, o que pode ser ainda pior. Ele não vai conseguir tirar dúvidas, vai se sentir pessimamente atendido e pode ainda fazer propaganda negativa da sua empresa. 

 

Então mantenha todas as informações relevantes atualizadas, disponibilize um link na bio que contenha todos os links importantes da marca e garanta um bom serviço para o seu consumidor. Lembre-se que a prática de usar o link na bio (como o Linktree) ainda permite ligar outras redes sociais e notícias exteriores ao seu site, sem afetar o alcance do seu Instagram. 

 

Ative a sua loja no Instagram com o Instagram Shopping
Já é possível criar uma loja no Insta! Para isso, basta ter um perfil comercial vinculado a uma Fan Page no Facebook, um domínio e um catálogo de produtos já cadastrados no Facebook, dessa forma, eles começam a aparecer também no Insta na aba Shopping, sendo possível inserir descrição, preço e link para compra. 

 

Além disso, eles podem ser compartilhados de forma orgânica ou paga para atingir mais pessoas. 

 

Analise os dados disponíveis nos Insights 

O Instagram fornece um grande número de informações relevantes para as marcas em sua parte de insights. Nos Insights, você consegue ver o alcance, cliques, comentários e a separação demográfica do público que interage com o seu negócio. Assim, você pode revisar a sua persona, bolar novas estratégias para públicos diferentes, entender quais marcas podem ser parceiras, entre outras estratégias relevantes para o Inbound Marketing. 

 

Saiba como incluir o Instagram na sua estratégia de Marketing Digital 

As redes sociais são fundamentais para o marketing digital em 2022 e também para os próximos anos. Sem elas, é muito mais difícil gerar tráfego orgânico e direcionar tráfego pago, fortalecer o branding de uma marca e trazer confiança para o consumidor. Por isso, redes como o Instagram são tão importantes. 

 

Se você deseja trabalhar melhor o Insta para vendas e aproveitar todo o seu potencial, saiba como as agências de marketing digital podem ajudar. Conheça mais sobre os serviços da CRP Mango aqui.