23/10/2023
O ano já está quase no final. Faltam poucos meses para acabar, mas a boa notícia é que ainda é possível multiplicar os resultados do seu negócio aproveitando as datas comemorativas de 2023 nesta reta final do segundo semestre.
Datas comemorativas são períodos com muitas oportunidades de venda e de engajamento com o público, sendo as principais datas do segundo semestre os dias e meses com Halloween, Black Friday e Natal. E com um grande número de datas, é sempre importante planejar estratégias, criar ações, promoções e vender muito mais!
Por isso, é muito importante que todo empreendedor fique ligado ao calendário comercial para não deixar nenhuma data importante passar, combinado?
Nesse artigo, preparado pela nossa equipe de especialistas da CRP Mango, você irá conferir as principais datas comemorativas de 2023 e algumas dicas imperdíveis de ações para você colocar em prática no seu negócio.
Vamos lá? Continue lendo!
Halloween (31/10): Além do Dia das Crianças e do Dia do Professor, que já passaram, o mês de outubro ainda conta com uma data muito divertida, mas que não costuma ser tão tradicional no Brasil quando comparamos com outros países. É o Dia das Bruxas, ou Halloween!
Essa data costuma fazer mais sucesso entre as crianças, porém, pessoas de todas as idades adoram comemorar o Halloween, especialmente fãs de filmes de terror, por exemplo.
Independentemente da área em que o seu comércio atue, seja no ramo alimentício, seja de roupas, seja de decoração, existe sempre a possibilidade de aumentar as vendas no período.
Quer ver algumas dicas? Revisite o seu estoque e faça promoções com produtos mais próximos da data de vencimento. Você pode montar um kit com vários deles a um valor mais acessível, o famoso “compre 1 e leve 2”, ou oferecer brindes temáticos, como docinhos.
Para tornar a experiência do cliente ainda melhor na hora da compra, realize ações temáticas em sua loja física, caso tenha. Se é um e-commerce, uma ideia é inserir banners temáticos de Halloween no site, além de posts nas redes sociais.
Falando em redes sociais, avise seus seguidores com antecedência sobre a ação, adaptando o conteúdo e o visual da plataforma.
Black Friday (24/11): Não dá para discordar que a Black Friday é uma das datas comemorativas mais aguardadas que existem e também com maior receita: em 2022, foi registrado um faturamento total de R$ 3,9 bilhões no Brasil, segundo pesquisa da Neotrust.
Além disso, neste ano, de acordo com estudo recente do Google, 67% dos brasileiros pretendem fazer compras na data, com aumento do ticket médio, já que um em cada quatro consumidores espera gastar mais de R$ 1.000.
Ou seja, sua empresa não pode ficar de fora desse cenário, especialmente se você tem um e-commerce. Conforme o mesmo estudo do Google que citamos anteriormente, 91% dos brasileiros vão usar canais online para obter informações sobre preços, produtos, descontos e, inclusive, concluir suas compras.
Quer ter uma Black Friday de sucesso? Então, clique aqui e leia o artigo completo que nós preparamos para você vender muito na data!
Natal (25/12): Então é Natal! Essa data comemorativa é ótima para criar estratégias específicas, como promoções e parcerias, e aumentar a receita do seu negócio.
Um dos aspectos mais relevantes para vender mais no Natal é criar promoções e produtos que se destaquem. Uma boa dica é perguntar para os seus clientes, nas redes sociais, o que eles gostariam de comprar e quais os produtos favoritos deles.
Além de criar promoções, é fundamental divulgá-las para que todos fiquem sabendo. Há várias formas de fazer essa divulgação e essa escolha depende do seu modelo de negócio.
Porém, no caso do e-commerce ou da loja física, apostar nas redes sociais é uma ótima forma de divulgar suas promoções de Natal. Faça posts informando os seus clientes sobre as condições promocionais e crie stories mostrando os detalhes dos produtos e os prazos das promoções.
O e-mail marketing também pode ser bastante eficiente para divulgar promoções. O importante, nesse caso, é trazer informações claras e objetivas para os seus clientes e criar títulos que chamem a atenção, para garantir a abertura das mensagens.
Não se esqueça de anotar estas datas no seu calendário comercial e se preparar porque falta pouco tempo!
Então, não deixe de conferir outros no blog da CRP Mango. Lá tem sempre artigos novos com dicas úteis para o seu dia a dia!
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