Migração de Domínio: entenda mais sobre ela
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A migração de domínio é uma situação que acontece com diversas empresas ao longo de sua vida e presença digital. E ela pode ser motivada por diversas causas diferentes, externas ou internas. Mas, mesmo sendo habitual, a migração é uma situação que demanda bastante cuidado para não existirem problemas e sites offline por muito tempo.
Migrar o domínio, como o nome já diz, é transferir o endereço atual de um site ou um portal para um outro endereço e, muitas vezes, para um servidor completamente novo. E isso acaba trazendo diversas necessidades diferentes para manter as páginas com conteúdo, manter o histórico de arquivos e evitar que os clientes não te encontrem mais de um dia para o outro.
Neste artigo, a nossa equipe explica mais sobre a migração de domínio, cuidados que precisam ser tomados, motivações para a troca e tudo que você precisa se atentar neste momento. Saiba mais abaixo.
Como falamos acima, a migração nada mais é do que a mudança de um endereço para outro de um website. Mas, assim como na vida real as mudanças precisam de transporte e cuidados para não quebrar nada, no meio virtual existem pontos a serem observados para tudo ocorrer da melhor maneira.
Caso você esteja em dúvida, domínio é o endereço que está no navegador quando você digita. Ele é composto pelo nome do domínio (que pode ser o nome da marca), pelo Top-Level Domain - TLD (o final em .com e .net, por exemplo) e o Country Code TLD - ccTLD que marca o país daquela página. Esse domínio é encontrado por meio do Domain Name System - DNS que localiza o IP da página e leva até você o conteúdo no navegador.
É preciso ressaltar que a migração, infelizmente, também afeta o ranqueamento das páginas, reduz o score de autoridade de um site e pode atrapalhar a navegação do usuário em um primeiro momento. Por isso, é tão importante o planejamento antecipado de todos os movimentos, com a realização de backups e de testes nas plataformas.
Apesar de não ser necessariamente incomum, a migração de domínio é um processo trabalhoso e que necessita de muitos passos para ter sucesso, sendo que ela também pode prejudicar a experiência do usuário e o ranqueamento das páginas no Google. Ou seja, ela deve ser realizada somente quando existe a necessidade absoluta e que não pode ser adiada ou contornada.
Alguns desses casos são:
Em demais situações, não é necessário, muito menos recomendado fazer a migração de domínio. Ele deve permanecer o mesmo, melhorando-se o site e trabalhando para acabar com os problemas (incluindo penalizações do Google).
Se você se encaixa nos casos possíveis de migração de domínio, fique atento para os seguintes pontos:
Antes de começar a transferência, é preciso planejar e documentar tudo que será feito no processo, inclusive com planilhas de links, planilhas de redirecionamento e apontamento de riscos que podem aparecer. O site antigo deve ter seu conteúdo guardado e ser consultado ao longo de todo o processo de migração.
Antes de qualquer implementação, faça todos os testes necessários e arquive resultados, se necessário. É importante estar preparado para qualquer tipo de problema e adiar a subida do novo site se muitos bugs estiverem ocorrendo, o que criaria um downtime muito grande e prejudicaria o tráfego para dentro da página.
Os redirecionamentos 301 enviam o usuário diretamente para o novo link correspondente àquela página que eles estão visitando. Isto é, se eles procurarem ou acessarem algum link do site antigo, eles serão enviados para o site novo, evitando ficar sem conteúdo que estão buscando. Esses redirecionamentos também ajudam ao Google a entender que este novo domínio está ligado ao antigo, carregando a autoridade para o novo.
Além disso, é importante testar os redirecionamentos antes da fazer a migração para verificar possíveis erros. Com os devidos conhecimentos técnicos, é possível fazer isso em um ambiente de desenvolvimento.
Para fazer a migração, escolha um dia e horário menos movimentados e tenha uma equipe disponível para intercorrências que possam surgir nas primeiras horas da mudança. Faça novos testes, agora com o site ativo, e verifique se ele está sendo indexado, se as instalações estão corretas (como o Analytics e o Search Console da Google) e também envie o sitemap para o Google. Se tudo estiver funcionando corretamente, a migração deu certo e o objetivo é promover o novo domínio!
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