21/03/2024
O futuro dos empreendimentos é online. Em um mundo (especialmente no nosso país) no qual a internet se difunde mais a cada dia como uma forma de comprar produtos ou assinar serviços, é inegável que ter uma loja virtual completa para o cliente e a equipe que trabalha nela é indispensável. Por isso, ter diversos serviços e integrações permite um fluxo de trabalho automatizado e dinâmico, que pode melhorar também o contato com o cliente.
É claro que não podemos falar isso e não trazer dados para mostrar um pouco mais. Por exemplo, segundo pesquisa da multinacional YouGov, 55,1% dos brasileiros adultos têm a compra online como preferência frente à compra física, índice que supera a média da América Latina (35,1%) e do mundo (40%).
Então sabemos que melhorar a experiência de compra online para o usuário é um ponto fundamental. Mas isso não para neste ponto: ter serviços e plataformas integradas ajuda na digitalização do negócio, na obtenção da maturidade digital e nos ganhos com a organização.
Vamos ver como as integrações para o e-commerce ajudam nos ganhos do seu negócio?
Uma integração para uma loja virtual não é só uma ferramenta a mais que é escolhida de qualquer forma. Isto é, ela é um serviço que permite a realização de uma tarefa de forma mais automatizada, tornando mais assertivo, ágil e seguro o processo produtivo.
Por exemplo, quando falamos de dados, elas vão trazer esses dados para um local seguro em que possam ser auditados, analisados e interpretados para a gestão de uma empresa. É claro que várias ferramentas podem trazer esses dados ao mesmo tempo. Logo, também é importante saber como integrar toda essa informação em um só local, sem prejuízos das ferramentas individuais.
Mas é claro que as integrações também estão nos pontos de contato com o cliente, com os canais de suporte e atendimento, que precisam estar integrados à sua loja virtual.
Não contar com ferramentas de integração para o e-commerce leva a possibilidades maiores de erros, duplicidade de informações, retrabalhos e também a realização manual de tarefas que podem ser automatizadas.
Este último ponto específico é um gargalo que muitas empresas enfrentam, levando-as para longe da maturidade digital e custando tempo e dinheiro.
Separamos 5 principais integrações que o seu e-commerce deve ter para apresentar bons resultados e conseguir se tornar um negócio com um bom índice de maturidade digital. É claro que não existem apenas estas integrações – muito pelo contrário, na realidade -, mas sem estas o fluxo de trabalho pode ser prejudicado ao ponto de gerar perdas financeiras, perdas de oportunidades e fuga de clientes.
Este é o ponto zero para um e-commerce, afinal, um negócio precisa ter seu próprio endereço e loja. Não apenas depender de marketplaces ou redes sociais para fazer o contato com os seus clientes, certo? Mas uma plataforma de e-commerce vai bem além de apenas disponibilizar produtos.
Por exemplo, no caso da Shopify, é possível distribuir produtos para os marketplaces sem criar duplicidade, é possível trabalhar o SEO, integrar com redes sociais e muito mais.
Esta ferramenta gerencia os contatos com clientes, com leads e com visitantes, buscando aumentar a satisfação do (possível) consumidor e garantir resultados por meio de contatos. Elas podem classificar os clientes a partir de dados, ter fluxos de e-mail e reduzir o tempo gasto no contato.
Um exemplo de ferramenta de CRM é a RD Station, nossa parceira há anos. Por meio de sua plataforma é fácil direcionar os dados, criar estratégias, classificar dados e muito mais.
Já falamos sobre como escolher um ERP, mas saiba que um ERP é um ótimo aliado no planejamento da sua empresa. Ele é um SaaS – Service as a Software – de gestão que possibilita a integração de diversos setores de um mesmo negócio. Um exemplo claro do que ele pode fazer é reunir a gestão financeira, comercial, contábil, etc., da empresa, mas também pode ser usado para outros setores, como o RH.
Existem inúmeros ERPs por aí, mas um exemplo de produto com funcionalidade adequada para negócios de diversos portes é, com certeza, o TOTVS Backoffice – Linha Protheus.
Uma integração que não pode ser desprezada é a integração do Google Analytics. Como o próprio nome diz, ele é uma forma de analisar dados diversos sobre a performance online de uma empresa. Somado ao Google Search Console (e com o apoio do Google Tag Manager), ele monitora dados de tráfego, palavras-chave, erros com páginas, indexação no Google e muito mais.
Para quem deseja anunciar no Google Ads, essa ferramenta é indispensável.
O iPaaS é uma solução de integração de serviços e dados. Basicamente, ele é um grande guarda-chuva em nuvem, que serve para reunir todas as informações de outras integrações e serviços para otimizar o fluxo de dados e de produção. Assim, são eliminados os silos de informações e evita-se a perda de oportunidades, assim como análises equivocadas por falta de informação.
Neste caso, nós da CRP Mango temos uma parceria com a empresa global Jitterbit. Visando oferecer soluções em tecnologia para negócios digitais, especialmente para empresas com operação de e-commerce, e o ponto principal nessas soluções é o iPaaS Harmony. Para conhecer mais sobre ele, clique aqui (inserir LP)
Entre em contato com a gente e vamos bater um papo sobre! Há mais de 20 anos, entregamos soluções em tecnologia para empresas de todos os portes do Brasil e do mundo.