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Você sabe o que é jornada do cliente?
Inbound Marketing
23/8/2021

Você sabe o que é jornada do cliente?

ESCRITO POR
CRP
CRP Mango
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Conceito muito utilizado no mundo do markerting digital, a jornada do cliente é imprescindível para o seu negócio.

‍Se você já leu sobre marketing digital já deve ter visto algo sobre a jornada do cliente ou a jornada de compra do cliente. Mas você saberia explicar o que é e como fazer?

Pensa em uma loja física, você está caminhando pelo shopping ou pela rua e a vitrine de uma determinada loja de sapatos chama a sua atenção. Você se lembra que precisa de um novo tênis para caminhar, pois o seu não está mais adequado. Então, para na frente da vitrine, observa os diversos modelos que são vendidos e começa a pensar se quer entrar nessa loja.

‍Decide entrar para pesquisar alguns modelos. Um vendedor muito simpático te aborda e oferece ajuda para encontrar o melhor modelo de tênis para você, que passa a considerar comprar nessa loja, uma vez que gostou mais dos modelos oferecidos do que os que já tinha pesquisado anteriormente. O vendedor mostra algumas formas de pagamento e oferta um desconto para a sua primeira compra. Por fim, você sai com um tênis novo e sua caminhada do dia seguinte será muito mais confortável.

  • Quer conquistar novos leads? Entre em contato conosco!

Seria perfeito se TODAS as vendas fossem simples e rápidas dessa forma, não é? E elas podem ser com uma boa estratégia. Vamos pensar e passar esse exemplo para o mundo digital:

O seu lead (que poderia ser a pessoa do nosso exemplo) tem um problema, ele tem consciência disso e começa a buscar soluções em um buscador na internet. Nesse momento aparecem diversas soluções para ele. Como a vitrine da loja que chamou sua atenção, ele passa a considerar acessar algum site que possa solucionar seu problema e entregar o que ele busca.

Como seu site está bem ranqueado no buscador e com um título chamativo, é nele que o lead clica. Ao perceber que existem diversos modelos de tênis para caminhar, seu lead procura pelos detalhes, cores, tamanhos para encontrar algum que o agrade.

Em nosso exemplo, é nesse momento que o vendedor aparece, mas como é um site, podemos colocar recursos para fisgar esse lead e ajudá-lo a decidir pela compra. Por fim, seu lead tem o problema solucionado e você, dono da loja, seu objetivo conquistado, que nesse caso é a venda do produto.

As etapas da jornada do cliente

Passamos por toda o conceito de jornada do cliente de maneira prática. Para aplicá-la em seu negócio é necessário entender, mais detalhadamente, cada etapa dessa jornada.

‍1) Consciência: seu lead toma consciência do problema que tem e passa a buscar soluções para ele. Seu negócio se mostra solucionador desse problema.

‍2) Consideração: a partir do momento que se dá conta que tem um problema e que existem soluções para resolver, o lead considera buscar ajuda. Com um bom ranqueamento, o lead busca em seu negócio a solução que deseja.

‍3) Decisão: é o ponto importante, pois é aqui que o lead decide realizar a compra do produto ou serviço. Na etapa anterior, seu negócio se mostra mais relevante que os outros na solução do problema deste lead que decide por escolher você.

Autoria do Artigo

CRP

Sobre a CRP Mango

A CRP Mango é uma agência digital especializada em e-commerce e projetos digitais, reconhecida por sua expertise em Shopify e soluções de marketing digital. Como Shopify Plus Partners, a CRP Mango tem ajudado empresas a expandir suas operações e melhorar a experiência do cliente por meio de plataformas robustas e personalizadas.

Além disso, a agência oferece um amplo portfólio de serviços, que inclui integração de sistemas (iPaaS) com Jitterbit, desenvolvimento de websites e estratégias de inbound marketing.

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